Jump to content

Atenção! desodorante tóxico para calôs


KamilaF

Posts Recomendados

Olá pessoal. Venho compartilhar uma situação que aconteceu comigo e teve um final feliz, mas que poderia ter sido muito triste.

Há muitos dias atrás, a Hebe passou muito mal. Ela ficou encorujada do nada, ficou com a cabeça toda molhada de uma substância estranha, sem comer, sem brincar. Aparentemente muito doente. DO NADA. Coisa de minutos ela estava normal e ficou assim.

Nesse dia eu estava viajando e ela ficou sozinha com meu namorado. A princípio, achamos que poderia ser alguma coisa que ela encontrou no chão, pois ela fica solta na casa, anda atrás de todos. Ela quase morreu. Meu namorado lavou a substancia da cabeça dela e de pouco a pouco ela foi voltando a piar fraquinho, começou beliscar a comida. Ficou uns tres dias debilitada, se recuperando. Nunca soubemos o que aconteceu.

Essa semana, meu namorado usou o DESODORANTE AEROSOL REXONA no seu quarto e a Hebe havia seguido ele. Ela imediatamente começou a apresentar os mesmos sintomas. Rapidamente, nós socorremos ela, lavamos sua cabecinha, pois começou a sair um a secreção dos seus olhinhos, era isso que fez as penas colarem na outra vez que ela passou mal! E ela nem estava muito próxima do desodorante. O fato de estar no mesmo cômodo ja foi o suficiente para iniciar uma intoxicação. Como socorremos ela rápido, ela se recuperou rápido. Mas deixo aqui o alerta: Desodorante aerosol é MUITO TÓXICO PARA CALOPSITAS! Peço que vocês tenham muita atenção pois a Hebe não morreu por pouco, muito pouco.

Jogamos todos os desodorantes fora! Aqui em casa não entra mais desodorante aerosol.

Segue fotos do dia que ela teve intoxicação grave. E essas fotos foram da recuperação pq ela ficou muito mal. Nem pensamos em tirar foto, na ansiedade de socorrer.

Graças a Deus, ela está super bem e nós descobrimos a tempo que veneno era esse que estava fazendo tão mal para nosso bebê!

IMG-20160516-WA0001.jpg

IMG-20160516-WA0002.jpg

  • Gostei 4
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Que bom que ela já está melhor! Kamila obrigado por compartilhar conosco esse acontecimento eu mesma uso desodorante Aerosol e não sabia a gravidade que ele pode causar pro nossos pequenos ! Bjsss na Hebe

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Graças a Deus, gente, Hebezinha segue firme e fofa :D

Mas foi um susto muito grande e eu não pude deixar de compartilhar com vocês essa experiência horrível que tivemos, pra que as aves de vocês nunca corram esse risco

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Que bom que ela consegui se recuperar desse terrível acidente , aqui em casa não deixo ninguém usar esses aerosol  , nem perfume forte nem produtos de limpeza  com cheiro forte tipo tira limo  água sanitária var sol e outros com cheiro forte  tomem cuidado com tefal de panelas é um veneno para nossos bichinhos 

Melhoras  para Hebezinha:x  tadinha passou por um susto.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

  • 2 semanas atrás...

É isso mesmo, não só o desodorante pode fazer mal, mas perfumes, cheiro de fumaça, cigarro, água sanitária etc. Cuidado ao deixar sua pequena no chão, já vi inúmeros acidentes. Seria legal vc criar um espaço para ela, colocar um viveiro, um play etc, ela vai amar, além de ser mais seguro. Veja algumas ideias abaixo:

 

4e9d41f5f5350d6d38f65233d9c2344c.jpg

Bird-room-Credit-Lise-Durocher-small-e1429120465752.jpg

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Elas tem a gaiola cheia de brinquedinhos e o play ao lado, mas ficam geralmente no meu quarto. Elas saem de manhã para o banho de sol e voltam. Durante o dia ficam bem livres. Onde eu ou meu namorado estivermos, elas estarão. Todos já andamos olhando para baixo.

Se formos passar muito tempo em algum cômodo específico, tipo sala ou varanda, levamos elas e a gaiola junto, ou deixamo-nas em outra varanda (fechada) com a gaiola e o play.

Quando não estamos em casa, quando recebemos alguém que não esteja acostumado a elas pelo chão, elas ficam soltas na varanda que é fechada, com o play e a gaiola. 

Há o risco de acidente, sim, mas mínimo, e não gostaria de limitar o espaço delas por causa disso pois tomamos todas as precauções possíveis para evitar acidentes quando elas estão soltas pela casa.

Por enquanto, nada aconteceu. Espero que continue assim. Detestaria ter que limitar o espaço delas. 

O único acidente foi esse episódio com o desodorante. Nunca mais quero repetir nada parecido, nem quero que nenhuma ave passe. Por isso dividi com os amigos o ocorrido. Espero ajudar ;)

Esses cantinhos são lindos! Provavelmente farei algo assim na casa da roça, para onde vamos aos finais de semana, onde não se permite a costumeira liberdade.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Falando sobre intoxicações, o teflon utilizado em panela antiaderente também é tóxico. Vi 2 casos no instagram de 2 papagaios que morreram por estarem no mesmo cômodo. Aí fui dar uma olhada e vi que isso tem fundamento. Esse foi um trecho que li "...além disso, em temperaturas acima de 280ºC o PTFE sofre pirólise (é quando algo sofre degradação por ação de altas temperaturas) e libera, com essa degradação térmica, mais de 15 gases tóxicos, que ocasionam a morte de Calopsitas. Uma observação feita com um dono de 5 Calopsitas aonde as 5 faleceram após o dono ter utilizado sua panela de teflon pela primeira vez por mais que 2 horas para realização de uma fritura com temperatura elevada. 

O próprio dono das calopsita passou mal após a primeira hora tendo se recuperado apenas 24 horas depois.

Outro relato de um de nossos clientes, foi da ave ter vindo a óbito poucos minutos depois da utilização de uma panela de teflon, usada na frituras de alimentos.O ácido Perfluorooctanico (PFOA) que também é liberado pelo teflon, é um produto considerado pela “US Environmental Protection Agency” como um possível carcinogênico e capaz de causar malformações congênitas em animais.". Li também que esse gás causa um dano grande aos pulmões. No caso do papagaio, a autópsia constatou inflamação e água nos pulmões. Achei que seria legal postar isso aqui.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Muito bom mesmo compartilhar essa informação. Eu já sabia, mas com certeza muitos membros não sabem da toxidade desse material teflon. Inclusive, eu penso que poderia até abrir um tópico falando disso pq chama mais a atenção do pessoal. Isso é seríssimo.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.