Jump to content

Calopsita fêmea mini + ovos mini


Marllon

Posts Recomendados

Boa noite galera!

Então, eu tenho 6 calopsitas, sendo 2 casais e mais um casal (porém são irmãos e não deixo reproduzirem).

Pra resumir um pouco, na primeira ninhada de um dos casais, foram colocados 4 ovos, 2 nasceram e um só vingou, MACHO.

Na segunda ninhada, mais 4 ovos, nasceram os 4 mas só um vingou, FÊMEA. Dois morreram no dia seguinte ao choco, e um umas 3 semanas depois. 

Bom, o macho cresceu normalmente, hoje deve ter cerca de 8 meses. A fêmea da segunda ninhada, deve ter hoje cerca de 6 meses mas ela é MUITO PEQUENA. MUITO MESMO! Eu até estranhava, mas ela até hoje continua bem pequena. Ela é animada, come direito, tudo normal, só o tamanho que é estranho.

Eu viajei, e deixei elas sob cuidado dos meus pais, e quando voltei, descobri que os irmãos tinham tido relação. Com isso, a fêmea ~mini~ botou um ovo hoje, mas o ovo é muito pequeno! Eu o encontrei no fundo do viveiro em que ficam na parte da noite, quando fui fazer a limpeza. Ele é tão pequeno que é do tamanho de uma bala delikat bala-deliket.jpg

 

O que eu devo fazer? Eu to muito preocupado. Preocupado quanto ao tamanho dela, preocupado quanto à relação dos irmãos e quanto ao tamanho do ovo. 

Obrigado a quem puder me ajudar!

Link para compartilhar
Share on other sites

Ambos ainda são jovens para reproduzir. Só quando adultos, a partir de 1 ano. Talvez seja por isso um ovinho tão pequeno. Sem contar que a reprodução entre irmãos não é aconselhável, outro  motivo no meu ponto de vista, para o tamanho do ovo.

Ela é tão pequena assim? Tem foto dela?

 

Vamos aguardar a galera mais experiente no quesito reprodução. rs

Link para compartilhar
Share on other sites

Olha ...vou te falar o q penso ....vc esta em meio a 3 situacoes desfavoraveis para uma reproducao bem sucedida...

* a imaturidade sexual

* a consanguinidade

* tamanho do ovo na postura..

Logo a atitude mais acertada nesse caso é  descartar os ovos ...esperar a maturidade sexual..formar casal certo e preparar o casal para a reproducao....e so assim vc tera a grande possibilidade de ser feliz com a reproducao...!Tudo de bom ai pra vcs! Abraco!

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa noite Marllon,

eu concordo com o que o pessoal falou: a fêmea ainda é muito jovem... A reprodução não é aconselhada antes de 1 ano de idade. E, só pra confirmar: a diferença entre o macho e a fêmea são só 2 meses mesmo?

Sobre o tamanho da sua ave, pode ser um fator genético (ela simplesmente é menorzinha mesmo, ou vai demorar um pouco mais para crescer - assim como existem pessoas mais baixas ou que demoram mais para se desenvolver)... Outra possível explicação: os pais que geraram essas aves não tem consanguinidade? Pode ser, ao invés de uma "questão" genética, um "problema" genético...

 

Enfim, você pode esperar e fazer a ovoscopia mas, se possível, separe o casal de irmãos sim. A consanguinidade pode gerar problemas graves, que nem sempre são visíveis... Então, concordo com @gilva: espere a maturidade sexual dos animais e forme o casal certo (e saudável) para a reprodução!

Boa sorte!!

 

(se der poste sim foto da "mini-calopsita" (haha) e do ovo (coloque uma regua do lado do ovo, pra gente ter uma escala)

Link para compartilhar
Share on other sites

13 minutos atrás, cLoconte disse:

Boa noite Marllon,

eu concordo com o que o pessoal falou: a fêmea ainda é muito jovem... A reprodução não é aconselhada antes de 1 ano de idade. E, só pra confirmar: a diferença entre o macho e a fêmea são só 2 meses mesmo?

Sobre o tamanho da sua ave, pode ser um fator genético (ela simplesmente é menorzinha mesmo, ou vai demorar um pouco mais para crescer - assim como existem pessoas mais baixas ou que demoram mais para se desenvolver)... Outra possível explicação: os pais que geraram essas aves não tem consanguinidade? Pode ser, ao invés de uma "questão" genética, um "problema" genético...

 

Enfim, você pode esperar e fazer a ovoscopia mas, se possível, separe o casal de irmãos sim. A consanguinidade pode gerar problemas graves, que nem sempre são visíveis... Então, concordo com @gilva: espere a maturidade sexual dos animais e forme o casal certo (e saudável) para a reprodução!

Boa sorte!!

 

(se der poste sim foto da "mini-calopsita" (haha) e do ovo (coloque uma regua do lado do ovo, pra gente ter uma escala)

 

3 horas atrás, Barbara disse:

Ambos ainda são jovens para reproduzir. Só quando adultos, a partir de 1 ano. Talvez seja por isso um ovinho tão pequeno. Sem contar que a reprodução entre irmãos não é aconselhável, outro  motivo no meu ponto de vista, para o tamanho do ovo.

Ela é tão pequena assim? Tem foto dela?

 

Vamos aguardar a galera mais experiente no quesito reprodução. rs

 

2 horas atrás, gilva disse:

Olha ...vou te falar o q penso ....vc esta em meio a 3 situacoes desfavoraveis para uma reproducao bem sucedida...

* a imaturidade sexual

* a consanguinidade

* tamanho do ovo na postura..

Logo a atitude mais acertada nesse caso é  descartar os ovos ...esperar a maturidade sexual..formar casal certo e preparar o casal para a reproducao....e so assim vc tera a grande possibilidade de ser feliz com a reproducao...!Tudo de bom ai pra vcs! Abraco!

hahahah bom, eles tem coisa de 3/4 meses de diferença. Fazendo as contas, o macho acho que tem 8~9. 

Bom, eu tentei fazer a foto agora mas a fêmea ta dentro do ninho e ta puta que só hahahaha então amanhã cedo ela sai e eu tiro a foto do ovo e dela pra mostrar. 

Quanto ao tamanho dela, eu achei estranho desde o início, porque ela era bem preguiçosa, demorou mais a se desenvolver, tanto que o irmão dela que nasceu na mesma ninhada, rapido aprendeu a subir no poleiro, comer sozinho e coisa do tipo. Ela foi uma preocupação maior, ela era mais "desanimada", demorou a se alimentar sozinha, demorou muuuuuito pra subir no poleiro. E ela continua do mesmo tamanho de 2~3 meses atrás. O rabinho pequeno, a crista também. A única diferença é que hoje é totalmente independente e mais animada. 

Sou leigo no assunto mas consanguinidade é o caso dos dois, certo? Que tem relações sendo da mesma família? Se for isso, não há chances. O pai foi comprado em Espirito Santo e a mãe no Rio de Janeiro kkk é algo inviável. 

De qualquer forma, amanhã posto as fotos aqui pra ilustrar melhor!!! 

Link para compartilhar
Share on other sites

Se possível descarte o ovo e tire o ninho!

Deixar o ninho pode ser muito perigoso, sua fêmea pode ter o ovo preso, e perder um topetinho desses por causa de alguns meses não dá!

Eles ainda não estão prontos para ter filhotes.

Espere pelo menos completarem 1 ano aí sim coloque o ninho!

Sugiro também que arrume uma fêmea para seu macho e um macho para a sua fêmea, para não correr riscos com a consanguinidade!

Link para compartilhar
Share on other sites

Em 20/05/2016 at 08:36, Mersson disse:

Se possível descarte o ovo e tire o ninho!

Deixar o ninho pode ser muito perigoso, sua fêmea pode ter o ovo preso, e perder um topetinho desses por causa de alguns meses não dá!

Eles ainda não estão prontos para ter filhotes.

Espere pelo menos completarem 1 ano aí sim coloque o ninho!

Sugiro também que arrume uma fêmea para seu macho e um macho para a sua fêmea, para não correr riscos com a consanguinidade!

 

Em 20/05/2016 at 23:00, cLoconte disse:

Boa noite Marllon,

eu concordo com o que o pessoal falou: a fêmea ainda é muito jovem... A reprodução não é aconselhada antes de 1 ano de idade. E, só pra confirmar: a diferença entre o macho e a fêmea são só 2 meses mesmo?

Sobre o tamanho da sua ave, pode ser um fator genético (ela simplesmente é menorzinha mesmo, ou vai demorar um pouco mais para crescer - assim como existem pessoas mais baixas ou que demoram mais para se desenvolver)... Outra possível explicação: os pais que geraram essas aves não tem consanguinidade? Pode ser, ao invés de uma "questão" genética, um "problema" genético...

 

Enfim, você pode esperar e fazer a ovoscopia mas, se possível, separe o casal de irmãos sim. A consanguinidade pode gerar problemas graves, que nem sempre são visíveis... Então, concordo com @gilva: espere a maturidade sexual dos animais e forme o casal certo (e saudável) para a reprodução!

Boa sorte!!

 

(se der poste sim foto da "mini-calopsita" (haha) e do ovo (coloque uma regua do lado do ovo, pra gente ter uma escala)

 

Em 19/05/2016 at 20:37, gilva disse:

Olha ...vou te falar o q penso ....vc esta em meio a 3 situacoes desfavoraveis para uma reproducao bem sucedida...

* a imaturidade sexual

* a consanguinidade

* tamanho do ovo na postura..

Logo a atitude mais acertada nesse caso é  descartar os ovos ...esperar a maturidade sexual..formar casal certo e preparar o casal para a reproducao....e so assim vc tera a grande possibilidade de ser feliz com a reproducao...!Tudo de bom ai pra vcs! Abraco!

 

Em 19/05/2016 at 19:41, Barbara disse:

Ambos ainda são jovens para reproduzir. Só quando adultos, a partir de 1 ano. Talvez seja por isso um ovinho tão pequeno. Sem contar que a reprodução entre irmãos não é aconselhável, outro  motivo no meu ponto de vista, para o tamanho do ovo.

Ela é tão pequena assim? Tem foto dela?

 

Vamos aguardar a galera mais experiente no quesito reprodução. rs

Então gente, consegui fazer as fotos dela. Só não consegui tirar o ovo da casa pra fazer a foto com a régua, mas fiz essa. 

Acham que devo descartar os ovos? 

image1 (1).JPG

image2 (1).JPG

image3 (1).JPG

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 weeks later...
Em May 20, 2016 at 23:00, cLoconte disse:

Boa noite Marllon,

eu concordo com o que o pessoal falou: a fêmea ainda é muito jovem... A reprodução não é aconselhada antes de 1 ano de idade. E, só pra confirmar: a diferença entre o macho e a fêmea são só 2 meses mesmo?

Sobre o tamanho da sua ave, pode ser um fator genético (ela simplesmente é menorzinha mesmo, ou vai demorar um pouco mais para crescer - assim como existem pessoas mais baixas ou que demoram mais para se desenvolver)... Outra possível explicação: os pais que geraram essas aves não tem consanguinidade? Pode ser, ao invés de uma "questão" genética, um "problema" genético...

 

Enfim, você pode esperar e fazer a ovoscopia mas, se possível, separe o casal de irmãos sim. A consanguinidade pode gerar problemas graves, que nem sempre são visíveis... Então, concordo com @gilva: espere a maturidade sexual dos animais e forme o casal certo (e saudável) para a reprodução!

Boa sorte!!

 

(se der poste sim foto da "mini-calopsita" (haha) e do ovo (coloque uma regua do lado do ovo, pra gente ter uma escala)

 

image.jpeg

Link para compartilhar
Share on other sites

marllon eu tenho uma femea assim tbm bem pequena e bem menor que os irmãos, mais conversando com o veterinário ele disse que deve ser da genética dela ser menorzinha msm, portanto o peso dela é diferente tbm e td o resto,  primeiro achei que ela iria morrer pq os pais n alimentavam e deixavam ela de canto e ela teve problema das patas abertas tbm mais por sorte eu percebi a tempo e consegui salvar ela vou mandar  uma foto acho que ela é ate menor que a sua haha

Screenshot_2016-06-13-12-47-21[1].png

Screenshot_2016-06-13-12-49-36.png

Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutos atrás, Beckys disse:

marllon eu tenho uma femea assim tbm bem pequena e bem menor que os irmãos, mais conversando com o veterinário ele disse que deve ser da genética dela ser menorzinha msm, portanto o peso dela é diferente tbm e td o resto,  primeiro achei que ela iria morrer pq os pais n alimentavam e deixavam ela de canto e ela teve problema das patas abertas tbm mais por sorte eu percebi a tempo e consegui salvar ela vou mandar  uma foto acho que ela é ate menor que a sua haha

Screenshot_2016-06-13-12-47-21[1].png

Screenshot_2016-06-13-12-49-36.png

A minha é desse tamanho mais ou menos hahah eu achei que ela não ia sobreviver, ela demorou a comer sozinha, era tristinha, demorou a subir no poleiro sozinha e ser independente mas depois deu tudo certo haha

o ovinho que ela botou primeiro foi minúsculo, os outros dois achei enormes demais kkk

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutos atrás, Marllon disse:

A minha é desse tamanho mais ou menos hahah eu achei que ela não ia sobreviver, ela demorou a comer sozinha, era tristinha, demorou a subir no poleiro sozinha e ser independente mas depois deu tudo certo haha

o ovinho que ela botou primeiro foi minúsculo, os outros dois achei enormes demais kkk

Essa minha tem 8 meses tenho um filhote de 3 meses que é bem maior que ela kkkk

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...