Jump to content

Asa cortada mas ainda voando bastante...


sagaopc
Ir para a solução Resolvido por KamilaF,

Posts Recomendados

O dennis tá com a asa cortada como o recomendado aqui, deixando as duas grandes da ponta, mas mesmo assim ele consegue voar por um tempo (e assustar a todo mundo quando vai lá pra fora). A sorte é que eu moro numa vila, e ele não consegue ficar tanto tempo no ar e nem ganhar altura suficiente. É normal isso? porque é um desespero, tenho que sair correndo (ele fogiu porque se assustou quando subiu no pé da minha mãe e ela sacudiu por não ter visto!) e realmente não posso fazer essas coisas, pois pode ser prejudicial a minha saude (estou gordo e sedentário)

Alguma dica?

Link para compartilhar
Share on other sites

Meu Yoshi fugiu assim, com as duas penas da ponta sem aparar. Passou por cima do telhado, fios do poste de luz... Enfim, se foi. EU não recomendo esse tipo de corte por esse motivo. Posso até estar errada em aparar todas, mas até agora vem dando certo, elas conseguem pousar no chão sem se machucar.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@sagaopc Concordo com a @V. Ferreira, o meu eu cortava assim também até o dia que um deles saiu voando baixinha começou pegar altura passou por cima de casa e voou até a rua! minha sorte que tinha um vizinho que também cuida de pássaros viu aonde ele foi e pegou pra mim, aqui no fórum tem varias controversas sobre o assunto, mais o meu eu corto as 8 penas primarias pra não correr mais o risco, e eles são muito amados! 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Entao...eu ja tive duas experiencias de com uma psita e um agapornis com esse tipo de corte....e nao recomendo ....a psita se foi e nunca mais tive noticias...ja o agapprnis depois de 5 horas de procura consegui reencontra-lo em meio as arvores do bairro!..vou postar aqui o corte q passei a fazer depois dessa triste experiencia ...e gracas a Deus nunca mais ninguem fugiu (ja vai para 4 anos que corto assim)..acho mega segura pois  a ave quando acontece de se assustar consegue se defender sem se machucar..

 Observe bem q vc tem um limite a ser seguido na hora do corte ...é abaixo da camada menor de penas da asa ...dai vc se baseia por ela....se nao ...vc corre o risco dee ferir a ave ...entendeu?? Abraco

Screenshot_2016-02-21-20-57-36-1.png

Essas 10 peninhas q cortamos sao chamadas de penas primarias...ou penas de voo...

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Achei que isso só tinha acontecido comigo :( eu corto as penas exatamente como a foto acima, corto 8 ou 9, depende da ave. Tenho um periquito que cresceu 1 pena em cada ponta das asas e ele voa que é uma beleza. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Minha fêmea estava na mesma situação, só com as duas da ponta e mesmo assim voava.
Dai eu peguei essas duas e cortei na metade, agora ela só plana.
Deve ser pq ela é bem leve, o macho tem o mesmo corte mas não voa e ele é bem mais pesado.

Link para compartilhar
Share on other sites

As minhas aparo deixando as últimas... Fica tão bonito!

Porém meu macho um dia fugiu, graças a Deus consegui encontrar no vizinho outro lado da rua!

Pensei que era por estarem começando a crescer... Mas com esse tópico passo a suspeitar do modo de aparar.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Pois é...quando deixamos as duas pontas das asas de voo sem cortar...essas 4 asas adquirem forcas impulsionada pela forca da ave e bate asas mesmo e se vao...e nos ficamos so olhando elas irem embora ...sem nada poder fazer...foi o q aconteceu comigo...portanto sei q tem varias donos q nao cortam assim...mas a minha triste experiencia doeu demais..por isso cortas as penas deixando as duas da ponta...EUUUU nunca mais!...

Quanto a estetica EU  gosto muito tb...nao fica pena grande sobrando ...olhem ai..!

IMG-20160510-WA0030.jpg

OPSSS.....Quando deixamos as duas penas da ponta*

Opsss...essas 4 penas*...kkkk(pressa)

Link para compartilhar
Share on other sites

Pense... Quando voou eu estava lavando as louças e estava chovendo...

Saí feito um louco, subi no telhado, e corri em cima... Não me perguntem como não cai!

E pra minha tristeza não o encontrei!

Na minha rua fui em todos os vizinhos e nada. Já tinha desistido, aí minha esposa falou para irmos nos vizinhos dos fundos...

Aí lá vai eu correndo já todo molhado da chuva! E graças a Deus na primeira casa que bati a mulher tinha acabado de chegar! Talvez se ela tivesse visto antes não teria devolvido, eu disse "talvez"... Pois ainda existem pessoas honestas!

E tive um final feliz!

Link para compartilhar
Share on other sites

Se vc cortar 10 penas primarias ao meio...a ave voara com mais facilidade ainda doque deixando as duas da ponta...e pra deixar apenas uma da ponta ...eu nao ariscaria em deixar..entao prefiro fazer o corte que me da seguranca deles nao voarem..e esse corte é  o da foto ai de cima!..mas isso vai de cada dono viu?!

@sagaopc

Detalhe...se vc for cortar ao meio as penas primarias...considere q o inicio das penas primarias seja onde a camada menor da pena que vem de cima  termina...a partir dali...vc marca o meio...! Muito cuidado ...se vc nao tem experiencia no corte..leve para alguem q realmente sabe ...pq se vc nao sabe ...pode acontecer de vc sangrar sua ave e causar sofrimento a ela.ok?

Link para compartilhar
Share on other sites

Gente, eu deixo apenas uma pena na ponta de cada asa. Duas, elas já voam alto. Temos que prestar atenção também pq o que estava acontecendo comigo: Eu cortava as nove penas, não cortava rente à fileira de cima. Tinha medo de ser curto demais e machucar. Esse pouquinho que eu deixava a mais fazia muita diferença no impulso que elas dão.

Todos estão com esse corte e ninguém consegue mais que uma planada, quando voam pra cima não conseguem chegar à altura do meu peito (e eu tenho grandes 1m58cm :(). E eu acho esse corte deixando a pena da ponta lindo.

A Hebe perdeu uma pena da ponta que eu tinha deixado, quebrou então eu cortei (tudo acontece com a coitada da Hebe!), e ela já cai com mais força quando quer descer de qualquer coisa, não consegue nem planar. Eu fico com dó e medo dela se machucar quando pula. Sou adepta do corte de nove penas.

Link para compartilhar
Share on other sites

Mesmo cortando as asas eu não confio.

Sou medrosa, não deixo em local aberto de jeito nenhum, ainda mais agora morando em AP.

Tenho 10, qdo um se assusta, todos voam, então soltos, só dentro de casa e com tela na janela. 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

@Gilva tomo o maior cuidado do mundo, não deixo em espaço aberto. O Aegon estava com duas penas e, como eu falei, eu cortei pouco as oito penas que ficaram.

Para aves que ficam em espaço mais aberto, não sei. Pode ser que esse não seja o corte ideal.

A minha casa ainda não permite, mas me sonho é ter uma com as asas sem cortar, pra elas voarem e eu chamar elas voltarem. Será que terei coragem?

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...