Jump to content

Macho brigão


bielsimao

Posts Recomendados

Boa noite amigos! Como alguns sabem tenho 4 calopsitas juntas em um viveiro, 2 machos  2 fêmeas... Gostaria de ajuda com 1 suposto casal, Chico e Leia...

Eles já estavam de namoro, como já mostrei em alguns vídeos, mas até então eles mantinham seus comportamentos normais (Chico muito manso e Leia mais ou menos)...

De mais ou menos 1 semana pra cá ele simplesmente se revoltou com as outras 2 calopsitas do viveiro, não deixa eles se aproximarem, só fica do lado da Léia e não permite que cheguem perto (nem eu nem as calopsitas)...

Será que ele tá com esse comportamento de dominância pq tá querendo acasalar, ou já estão acasalando e eu não sei? Devo colocar um ninho pra eles descarregarem as energias de vez? Separar os casais (o que seria uma pena pois acabei de comprar um viveiro gigante)?

Notei também umas manchinhas laranjas na cabeça dele, não me lembro delas estarem lá, pode ser fase de reprodução dele?

Aceito todo tipo de dicas e sugestões :D 

Link para compartilhar
Share on other sites

26 minutos atrás, bielsimao disse:

Boa noite amigos! Como alguns sabem tenho 4 calopsitas juntas em um viveiro, 2 machos  2 fêmeas... Gostaria de ajuda com 1 suposto casal, Chico e Leia...

Eles já estavam de namoro, como já mostrei em alguns vídeos, mas até então eles mantinham seus comportamentos normais (Chico muito manso e Leia mais ou menos)...

De mais ou menos 1 semana pra cá ele simplesmente se revoltou com as outras 2 calopsitas do viveiro, não deixa eles se aproximarem, só fica do lado da Léia e não permite que cheguem perto (nem eu nem as calopsitas)...

Será que ele tá com esse comportamento de dominância pq tá querendo acasalar, ou já estão acasalando e eu não sei? Devo colocar um ninho pra eles descarregarem as energias de vez? Separar os casais (o que seria uma pena pois acabei de comprar um viveiro gigante)?

Notei também umas manchinhas laranjas na cabeça dele, não me lembro delas estarem lá, pode ser fase de reprodução dele?

Aceito todo tipo de dicas e sugestões :D 

Bom o certo é separar o casal deles e colocar um ninho e ver oque eles fazem pois se ele ficar muito agressivo pode acabar matando o casal ou machucando.. ele provavelmente quer fazer ninho observe se eles estão acasalando.Enquanto a mancha eu não ouvi nada parecido deve ser dele mesmo e é bom também saber se o casal tem mais de um ano para procriarem especialmente a fêmea.Espero ter te ajudado :)

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 minutos atrás, Tymer disse:

Bom o certo é separar o casal deles e colocar um ninho e ver oque eles fazem pois se ele ficar muito agressivo pode acabar matando o casa ou machucando.. ele provavelmente quer fazer ninho observe se eles estão acasalando.Enquanto a mancha eu não ouvi nada parecido deve ser dele mesmo e é bom também saber se o casal tem mais de um ano para procriarem especialmente a fêmea.Espero ter te ajudado :)

Ele não chega a atacar, mas não permite aproximação... Se chegar perto ele dá umas bicadas furiosas e os outros se afastam... Cálculo que se ela já não tiver 1 ano está bem próximo disso... Não consigo observar se eles acasalam pq trabalho e estudo, brinco com eles um pouco pela manhã e um pouco a noite. Vejo eles se acariciando muito, toda hora um do lado do outro se enroscando e fazendo carinho...

Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutos atrás, bielsimao disse:

Ele não chega a atacar, mas não permite aproximação... Se chegar perto ele dá umas bicadas furiosas e os outros se afastam... Cálculo que se ela já não tiver 1 ano está bem próximo disso... Não consigo observar se eles acasalam pq trabalho e estudo, brinco com eles um pouco pela manhã e um pouco a noite. Vejo eles se acariciando muito, toda hora um do lado do outro se enroscando e fazendo carinho...

Bom então fica seu critério separa-los ou não já que ele não corre atrás e nem morde para valer mas se fosse meu caso eu tentaria porque ele deve estar em época de reprodução coloque o ninho rápidamente se for realmente um casal devem já estar acasalando mas como ia dizendo mesmo que ele não machuque muito ainda corre risco pois com ninho,choca e filhotes ficam muito mais territoriais então e sempre bom observar o comportamento deles e se você quiser que ele continue manso é sempre bom ficar com ele nos tempos disponiveis mesmo que seja 5 minutos.Abraço boa sorte mantenha em contato com agente.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

14 minutos atrás, Tymer disse:

Boentão fica seu critério separa-los ou não já que ele não corre atrás e nem morde para valer mas se fosse meu caso eu tentaria porque ele deve estar em época de reprodução coloque o ninho rápidamente se for realmente um casal devem já estar acasalando mas como ia dizendo mesmo que ele não machuque muito ainda corre risco pois com ninho,choca e filhotes ficam muito mais territoriais então e sempre bom observar o comportamento deles e se você quiser que ele continue manso é sempre bom ficar com ele nos tempos disponiveis mesmo que seja 5 minutos.Abraço boa sorte mantenha em contato com agente.

Eu estava imaginando que seria isso mesmo, vou tentar colocar um ninho e ver o que acontece... Eu sempre pego ele, mesmo sem ele estar muito afim kkk

Obrigado pela ajuda, vou mantendo contato!

Link para compartilhar
Share on other sites

É normal esse comportamento, pois ele está defendendo a sua fêmea. O indicado, como foi dito, é que separe os casais. Principalmente se vc for colocar o ninho. Mas se ele não bate, nem machuca os outros, está tranquilo. Coloque mais poleiros no viveiro e observe. Se vc ver que a convivência entre eles não está boa no mesmo ambiente, aí terá que separá-los.

Link para compartilhar
Share on other sites

10 horas atrás, bielsimao disse:

Eu estava imaginando que seria isso mesmo, vou tentar colocar um ninho e ver o que acontece... Eu sempre pego ele, mesmo sem ele estar muito afim kkk

Obrigado pela ajuda, vou mantendo contato!

Tomara que cheguem netinhos logo logo..deve ser pura alegria! Abraço conta para gente como foi a reação deles com o ninho KKkk. Abraço boa sorte!

Link para compartilhar
Share on other sites

Passei pelo mesmo aki em casa!! no caso meu macho que é um canela ficou agressivo com o irmão dele um silvestre depois que coloquei uma fêmea pra ele parar de tentar subir no irmão, aí rapidamente ele se entendeu com a fêmea!! então tive que separar pois só foi ficando cada vez mais agressivo!! quando separei num demorou muito eles estavam querendo montar um ninho no pote de água! então eu fabriquei um ninho para eles!! e estou esperando eles conseguirem tirar a primeira ninhada! da 1° vez eles colocaram oito ovos mais só dois estavam galados! percebi que a fêmea esnobou os primeiros ovos e fui ver e não estavam galados! já os outros dois racharam pois os pais ainda não sabiam chocar!! eram muito inexperientes

 

Editado por Proteus
corrigir erro de digitação
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

É mais ou menos isso que tá acontecendo, vou colocar o ninho pra ver o que acontece, eles só ficam um do lado do outro e não aceitam os outros 2 no mesmo poleiro... A fêmea fica igual uma dama enquanto o macho fica enxotado eles kkkk Quando ao horário de acasalamento, existe alguma parte do dia em específico ou pode acontecer a qualquer hora??

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Stephanie disse:

Eu acho cedo para ninho @bielsimao. Eles têm que idade? Caso queira colocar, terá que separar os casais.

Eu iria separar, colocar os dois na gaiola que eu usava antes do viveiro com o ninho. Quanto a idade eu não tenho certeza, se eles ainda não completaram 1 ano estão bem próximos de completar...

Vou aguardar mais um pouco e ver como se desdobra a situação... Vc acha que devo separar mesmo sem por o ninho? Sabendo que eles não se machucam, o macho apenas não deixa ninguém chegar perto...

Link para compartilhar
Share on other sites

Muito cedo mesmo! Eu te aconselho a esperar a maturidade. 1 ano e 6 meses. Qdo muito novos a postura tende a ser um fiasco. Na primeira já é complicado, ainda mais sendo tão novos. Se eles não se machucam, coloque mais alguns poleiros e veja como vai ser. Mas qdo for colocar para acasalar, terá que separar.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...