Jump to content

Espirros e comportamento calopsita


Biarmc

Posts Recomendados

Boa noite, pessoal. Sou novata na criação de calopsita, comprei uma faz 1 semana e estou com algumas dúvidas. Vou contar mais ou menos o que se passou nessa primeira semana, nos 2 primeiros dias ela mal comeu, só ficou na gaiola, era arisca e não vinha no dedo nem nada. Pelo fato de comer mal, ela perdeu algumas gramas mas depois do 3º dia já passou a comer bem melhor e engordou 4g já (tenho balança). Do 3º dia em diante ela também ficou bem mansinha, porém ela ainda é muito quietinha, agora que está começando a dar uns piados mas as vezes só, também não sai da gaiola sozinha e quando está na gaiola não é muito ativa, só vai do poleiro de comer para o de dormir e vice versa, ela é mais ativa quando tiro ela da gaiola e deixo alguns brinquedos e principalmente quando estou no computador fica tentando tirar as teclas. Ela aparenta estar saudável, as fezes estão normais, come bem, dorme em um pé só e viradinha para trás. Porém minhas dúvidas são: 

1: O comportamento dela está normal pelo fato dela estar somente 1 semana comigo e ela tende a ficar mais ativa? Eu deixo ela solta o dia todo e só volto ela pra gaiola pra comer e pra dormir ( já q ela não entra e nem sai sozinha) ressaltando  que ela tem entre 3 e 4 meses.

2: faz uns 3 dias que noto que ela espirra bastante (não chega a 10 espirros por dia). Eu cubro bem a gaiola dela e não deixo ela no vento de jeito nenhum, não apresenta coriza, nem nariz vermelho e nem secreção nos olhos. Li muito sobre pneumonia e estou com receio, lembrando que ela aparenta ser saudável, porém quieta.

Se puderem me ajudar, agradeço desde já!!

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá, seja bem-vinda. Esses comportamentos são normais. Para a primeira pergunta, a tendência é que fique mais ativa com o decorrer do tempo. Ela está em adaptação e isso é super comum. Mas se já está ativa com poucos dias, é um ótimo sinal. Só não aconselho deixá-lá solta se não estiver em casa. Então, procure colocá-lá na gaiola umas 3z por dia por 15 minutos. Para que ela entenda que em alguns momentos terá que ficar na gaiola. Principalmente se vc sair de casa. Elas são muito danadinhas e ficarem soltas sem supervisão,  podem sofrer acidentes. Já vimos vários casos aqui. 

Qto aos espirros, elas costumam espirrR depois de limpar as penas ou espreguiçando. Passe a colocar uma luminária de tomada próximo a gaiola para que ela ilumine o ambiente e ele não tenha pânicos noturnos. Pode deixar o fundo da gaiola descoberto para que circule um ar. E se vc manter uma alimentação balanceada (mix de sementes, ração extrusada, farinhada, osso de siba, frutas, verduras e ovo cozido) para a sua ave, ela não correrá riscos de pegar doença alguma, pois estará saudável. Mas eu entendo esses medos, são super normais. Mantenha a limpeza da gaiola diariamente e a troca de água tb (sempre filtrada). :) 

Link para compartilhar
Share on other sites

11 minutos atrás, Stephanie disse:

Olá, seja bem-vinda. Esses comportamentos são normais. Para a primeira pergunta, a tendência é que fique mais ativa com o decorrer do tempo. Ela está em adaptação e isso é super comum. Mas se já está ativa com poucos dias, é um ótimo sinal. Só não aconselho deixá-lá solta se não estiver em casa. Então, procure colocá-lá na gaiola umas 3z por dia por 15 minutos. Para que ela entenda que em alguns momentos terá que ficar na gaiola. Principalmente se vc sair de casa. Elas são muito danadinhas e ficarem soltas sem supervisão,  podem sofrer acidentes. Já vimos vários casos aqui. 

Qto aos espirros, elas costumam espirrR depois de limpar as penas ou espreguiçando. Passe a colocar uma luminária de tomada próximo a gaiola para que ela ilumine o ambiente e ele não tenha pânicos noturnos. Pode deixar o fundo da gaiola descoberto para que circule um ar. E se vc manter uma alimentação balanceada (mix de sementes, ração extrusada, farinhada, osso de siba, frutas, verduras e ovo cozido) para a sua ave, ela não correrá riscos de pegar doença alguma, pois estará saudável. Mas eu entendo esses medos, são super normais. Mantenha a limpeza da gaiola diariamente e a troca de água tb (sempre filtrada). :) 

Olá, muito obrigada. Eu achei que o tempo de adaptação fosse menor, ai ja estava preocupada com ela ainda se quietinha. Eu já não deixo mesmo ela sozinha e solta pois morro de medo de algo acontecer kk e também já coloco ela em alguns períodos na gaiola para comer e principalmente pra ver se ela sai sozinha, mas ai ela come e não sai de la e fica olhando com cara de coitadinha ai vou lá e pego ela kk. Sobre cobrir a gaiola, eu sempre deixo um lado sem o pano, mas as parte q tem pano é bem reforçada e limpo também todo dia. A maioria dos espirros ocorre quando ela coça o nariz, mas alguns ocorre mesmo sem ela estar fazendo nada.. ai já fico de cabelo em pé kk Mas muito obrigada pela ajuda :D

Link para compartilhar
Share on other sites

ElAs são manhosas mesmo rss prepare-se para se apaixonar a cada dia. E um aviso: são altamente viciantes :x

A é....esqueci do coçar as narinas, elas espirram mesmo, normal! :D 

Não esqueça da luminária, ela é importante! E tome cuidado qdo ela estiver no chão. Elas costumam nos seguir. 

 Imagina! Não precisa agradecer! Qualquer dúvida, estamos aqui!

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...