Jump to content

Nariz com coriza e vermelho


Rogerio Castelo
Go to solution Solved by Suellen Campbell,

Recommended Posts

Rogerio Castelo

Amigos, minha femea teve filhotes há 4 meses, atualmente ela está com coriza, as sementes grudam no bico e hoje as suas narinas estão bem vermelhas, não apenas avermelhadas, mas realmente vermelhas e escuras, até aparentando inchadas. Não poderei levá-la ao veterinário hoje e com o feriadão, ele só estará disponível na segunda. 

O que ela pode ter e como posso amenizar essa situação enquanto não a levo para o veterinário?

Link to comment
Share on other sites

Problemas respiratórios. Provavelmente a imunidade dela baixou e causou uma pneumonia ou algo do tipo. Ela precisa de um veterinário e talvez esse tempo todo sem ir à um pode custar a vida dela. Doenças respiratórias evoluem rápido demais em aves, se for isso mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Rogerio Castelo

Olá Stephanie, já estou ciente do terrorismo aqui do grupo sobre correr pro veterinário. Mas como fui claro, não posso ir hoje. E aceito conselhos ÚTEIS sobre o que posso fazer. Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia para vc tb! O único conselho que podemos dar com relação a procedimentos com sua ave (no seu caso) é que a leve a um veterinário. Se vc quer um medicamento, somente ele pode dar. Agora se vc acha que os membros do fórum são terroristas, pq entrou nele? Ngm aqui é veterinário para diagnosticar o que sua ave tem. E para amenizar a situação dela somente com medicamento, se realmente for alguma doença respiratória. Mas para ter ctza somente um especialista. Fique em paz e preencha seu coração de Deus. Vc está precisando! Não falei nada demais e muito menos o acusei ou o culpei por qualquer coisa, para que me agredisse gratuitamente assim. 

Link to comment
Share on other sites

  • Solution

@Rogerio Casteloai que dó da sua calopsita, melhoras pra ela. Faça o seguinte até conseguir socorro pra ela, mantenha ela aquecida, longe de correntes de ar. Observe se ela não pia, se fica no fundo da gaiola ou empoleirada mas com as penas eriçadas (isso é sinal de que ela está tentando se manter aquecida), como ela está perdendo calor pro ambiente você deve aquece-la. você pode aquece-la com uma bolsa térmica próximo a gaiola do lado de fora ou com lâmpadas incandescentes de 40 ou 60W. (afaste o calor da agua e comida).

Use também uma pitada de açúcar na agua dela isso a manterá com energia o suficiente para esperar por ajuda.

Fique atento a alimentação, se ela não comer, você terá que fornecer o nutriente que ela precisa dando papinha.

Boa sorte!

 
Link to comment
Share on other sites

Rogerio Castelo

Obrigado Suellen, vou sair mais cedo do trabalho e correr pro lado dela. Está super ativa e cheia de vida, mas com os detalhes que lhe falei. Ficarei atento ate por ir no veterinário. Você acha que devo açucar mesmo com o polivitamínico na agua? Muito obrigado.

14 minutos atrás, Stephanie disse:

Bom dia para vc tb! O único conselho que podemos dar com relação a procedimentos com sua ave (no seu caso) é que a leve a um veterinário. Se vc quer um medicamento, somente ele pode dar. Agora se vc acha que os membros do fórum são terroristas, pq entrou nele? Ngm aqui é veterinário para diagnosticar o que sua ave tem. E para amenizar a situação dela somente com medicamento, se realmente for alguma doença respiratória. Mas para ter ctza somente um especialista. Fique em paz e preencha seu coração de Deus. Vc está precisando! Não falei nada demais e muito menos o acusei ou o culpei por qualquer coisa, para que me agredisse gratuitamente assim. 

Stephanie, pedi por experiencia e aconselhamento. não por pseudo opinião embasada e julgamentos. Mais amor na sua vida e menos tempo livre para aparecer em todo tópico falando que as calopsitas irão morrer, como vc sempre faz, essa atitude toxica não agrega. Abraços.

Edited by Rogerio Castelo
ortografia.
Link to comment
Share on other sites

@Rogerio Castelo o que você costuma oferecer para ela comer? Sementes, extrusada, farinhada? Você dá o polivitamínico por conta própria ou com indicação? Estou perguntando isso porque se ela tem uma alimentação variada com os três que citei e come alguma verdura, legume ou fruta não precisa oferecer polivitamínicos, ela pode acabar tendo hipervitaminose. As calopsitas costumam mascarar quando sentem algo de errado por proteção, instinto natural, ave debilitada é alvo fácil para predadores. finja estar concentrado em outra coisa quando estiver com ela pra ver se ela mostra algum sinal de doença.

O açúcar é pra dar energia caso ela esteja debilitada. Você disse que ela está com energia mas é quando você esta por perto interagindo com ela ou ela se comporta do mesmo jeito quando você está concentrado em outras coisas?

Poste uma foto dela se puder, talvez a gente consiga ver algum detalhe que passou despercebido.

espero que não seja nada demais e que ela fique bem logo.

Link to comment
Share on other sites

Rogerio Castelo

Eu sigo a tabela de orientações da avitrin.

Dou verduras verdes como couve e cheiro verde, diversos vegetais, sementes e pedras de calcio estão sempre a disposição.

Estou dando vitaminas por uma semana pois o veterinário havia me indicado após os filhotes. Ela é ativa o dia todo, quando estou presente, fica apenas mais exibida e feliz. Mas está ha alguns dias com coriza, noto pois as sementes pregam no nariz. A fase de muda também começou. Infelizmente o veterinario nao está disponivel a tarde e eu não posso levá-la agora de manhã.

Fotos de hoje. 

As narinas não estão mais vermelhas. Mas não quero deixar ser recorrente, tratarei assim que possível.

1.jpg

2.jpg

3.jpg

Link to comment
Share on other sites

@Rogerio Castelo que linda! Você disse que ela está na muda, esse é um período de maior sensibilidade para elas. Você deve reforçar a dieta dela e aumentar o fornecimento de proteína para que o bico ou as penas se renovem mais rapidamente. Ofereça farinhada  de ovo industrializada ou o ovo cozido. Verduras verdes escuras são bem vindas nesse período também.

Ela está num período em que é bom fazer exame de rotina. Seria bom fazer um exame parasitológico de fezes.

Como o veterinário não está disponível hoje, fique de olhos atentos nela pois caso seja necessário (espero que não), você faz aquilo que falei.

Link to comment
Share on other sites

Rogerio Castelo

Pois é, já está tudo preparado pra muda, eu me organizo bem antes e leio muito sobre calopsitas, mas sempre há novidades pra aprender e é sempre bom sair perguntando, colhendo experiencias. Infelizmente os dois veterinários daqui só estarão disponíveis apenas na sexta. Ela tomou vermifugo antes de ter os filhotes, mas agora que eu dei eles para amigos que estavam esperando, ainda não a levei no veterinário. Eu ainda não aprendi como dar o ovo cozido feito em casa, tenho que quebrar ele todo? Dou com a gema tambem?

Link to comment
Share on other sites

Desculpe a intromissao no assunto....mas nao poderia deixar de falar aqui...que todos aqui temos regras a ser cumpridas ...e realmente quanto a doencas o conselho mais acertado q podemos dar é  direcionar para um veterinario especiaizado em aves...pq como somos leigos....na intencao de ajudar poderemos prejudicar a ave que precisa de uma avaliacao especializada!...

A @Stephanie.. é um membro que  muito colabora aqui no forum...muitas aves ja forum socorridas com seus conselhos..uma pessoa que esta sempre atenta e disposta a ajudar quem esta passando por dificuldade com suas aves...!

Quanto a sua ave meu conselho tb é ...LEVA-LA ATE UM VETERINARIO..!

Que Deus O abencoe! 

 

  • Gostei 4
Link to comment
Share on other sites

Rogerio Castelo
3 minutos atrás, gilva disse:

Desculpe a intromissao no assunto....mas nao poderia deixar de falar aqui...que todos aqui temos regras a ser cumpridas ...e realmente quanto a doencas o conselho mais acertado q podemos dar é  direcionar para um veterinario especiaizado em aves...pq como somos leigos....na intencao de ajudar poderemos prejudicar a ave que precisa de uma avaliacao especializada!...

A @Stephanie.. é um membro que  muito colabora aqui no forum...muitas aves ja forum socorridas com seus conselhos..uma pessoa que esta sempre atenta e disposta a ajudar quem esta passando por dificuldade com suas aves...!

Quanto a sua ave meu conselho tb é ...LEVA-LA ATE UM VETERINARIO..!

Que Deus O abencoe! 

 

Olá amiga, não discordo de vc. A levarei ao veterinário com prazer e assim que possível, enquanto isso, irei ignorar aconselhamentos de medo e panico, já ha muito disso no mundo e inclusive, nesse forum. Abraços.

Edited by Rogerio Castelo
correção.
Link to comment
Share on other sites

As minhas aves nunca tiveram problemas respiratórios. Veja se não tem um agente externo provocando essa coriza, essa alergia. A Hebe uma vez sofreu muito por causa de um desodorante aerosol.

Em relação ao conselho da @Stephanie, não posso deixar de opinar. Ela já me ajudou em muitos tópicos, sobre muitas dúvidas. Obrigada, inclusive, @Stephanie. Por favor continue nos auxiliando como pode.

Eu gostaria de deixar registrado aqui que esse fórum tem o intuito de ajudar aos membros e tem várias regras que temos que seguir. Eu acho prudente para a manutenção do fórum que a boa educação, o bom senso, a paciência e principalmente o respeito, sejam sempre mantidos. Se você pede orientação, aceite o que as pessoas te indicam sem ofendê-las por isso, sem ser rude, pelo menos. Muito desnecessário criticar a participação dos membros nos tópicos dos fóruns. Todas as opiniões são no sentido de ajudar. Um simples "Abraços" no final da resposta não ameniza as palavras duras que ela trás. Todas as opiniões são pensando na melhor maneira de ajudar na solução do seu problema e deixar sua ave bem, todos estão aqui de boa vontade. 

Se nós tivermos a sensação de que cada resposta que nós dermos virá seguida de um corte,  a motivação para continuarmos colaborando certamente acabará. E então o fórum perderá toda a razão de existir.

 

  • Gostei 4
Link to comment
Share on other sites

  • Marco Aurélio locked this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

We use cookies to improve your browsing experience on the portal. By using Clube das Calopsitas, you agree to the cookie monitoring policy. For more information on how this is done, visit Cookies Policy.