Jump to content

Calopsita filhote dúvidas


vanessa bertazzo

Posts Recomendados

Olá, sou novata aqui ! Estou com um bebezinho comigo há 13 dias. O moço que me vendeu não soube precisar a idade dele. Pelas fotos que andei vendo pela net, acredito que ele esteja com mais ou menos 25 dias, pois ainda não está totalmente empenado. Há dois dias comecei a coloca-lo na gaiola por algum tempo. Ele é super ativo e está batendo muito as asas. Hoje ele deu uma pequeno vôo. Estou alimentando na papinha somente, mas há dois dias ele anda sem muito apetite pela manhã. Dou 4 vezes por dia a papinha. E agora ele se coça e alisa as penas e as vezes espirra. Eis minhas dúvidas:

1 - Já posso deixa-lo o tempo todo na gaiola ? morro de medo de ele passar frio ..

2- Quando devo começar a oferecer outros alimentos ?

3- Quando devo aparar as asas ?

4- É normal esse coça coça ? Tenho medo dele arrancar as penas, pois li sobre isso ...

Vou colocar algumas fotos dele para vocês terem uma noção.

Agradeço muito a ajuda ! Já amo esse franguinho !!!!

WIN_20160525_10_02_18_Pro.jpg

WIN_20160525_10_09_44_Pro.jpg

WIN_20160525_10_02_26_Pro.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

@vanessa bertazzoque coisa mais linda e gostosa! Ta dando pra ver que as penas das asas já estão grandes, seria bom você corta-las, como já esta dando pequenos voos é perigoso ele acabar fugindo. por enquanto mantenha a papinha pois é muito novinho ainda. O coça coça é normal sim, os canhões de penas estão em crescimento isso incomoda um pouco.

Mostrar os alimentos pra ele ir conhecendo e se acostumando com a aparência você pode. Mas não deixe de dar a papinha. se está com medo de deixa-lo na gaiola, forre uma caixa de papelão e o coloque lá, ou coloque uma bolsa de agua quente ou uma lâmpada incandescente de 40 ou 60W perto da gaiola.

Linda sua calopsita. parabéns!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Linda

44 minutos atrás, Suellen Campbell disse:

@vanessa bertazzoque coisa mais linda e gostosa! Ta dando pra ver que as penas das asas já estão grandes, seria bom você corta-las, como já esta dando pequenos voos é perigoso ele acabar fugindo. por enquanto mantenha a papinha pois é muito novinho ainda. O coça coça é normal sim, os canhões de penas estão em crescimento isso incomoda um pouco.

Mostrar os alimentos pra ele ir conhecendo e se acostumando com a aparência você pode. Mas não deixe de dar a papinha. se está com medo de deixa-lo na gaiola, forre uma caixa de papelão e o coloque lá, ou coloque uma bolsa de agua quente ou uma lâmpada incandescente de 40 ou 60W perto da gaiola.

Linda sua calopsita. parabéns!

Linda

Link para compartilhar
Share on other sites

boa tarde @vanessa bertazzo .

1 hora atrás, vanessa bertazzo disse:

1 - Já posso deixa-lo o tempo todo na gaiola ? morro de medo de ele passar frio ..

2- Quando devo começar a oferecer outros alimentos ?

3- Quando devo aparar as asas ?

4- É normal esse coça coça ? Tenho medo dele arrancar as penas, pois li sobre isso ...

1- sim voce pode coloca-lo tanto na gaiola como em um ninho com a lampada , e cobrir a noite com pano, porem ele é pequeno de mais para ficar forçando as patinhas coloque pano no fundo da gaiola ou se preferir "ninho"(pode ser caixa) ,use bastante maravalha , eles nessa idade não tem tanta força nas patas , especialmente quando vão dormir , quando dormem no ninho literamente se jogam entre a maravalha como se tive-se caido de peito

 

2- você pode oferecer a qualquer momento , em pouca quantidade , milho , ovo cozido , farinhada , sementes partidas , tem filhotes que ate preferem

 

3- ja pode parar essa bateção de asa é pq ele ja quer começar a voar , mas mesmo assim tome cuidado pq ele vai diminuir mas nao vai parar de querer voar sempre que solto fique de olho pois pode cair de peito e machucar

 

4- eles são assim mesmo estão sempre se limpando por isso não é necessario o banho são bichinhos bem limpinhos

 papinha pode seguir mais ou menos por isso , mas cada um tem sua propria quantidade , so não exagere pois pode estourar o papo e caso perceba que ainda tenha papa no papo não de pois aquela que ainda esta dentro vai mofar , e sempre de morninha em torno dos 32º celsius

3º e 4º dia: 0,5 até 1,5 ml a cada 2 horas
5º até 7º dia: 1,5 a 3 ml a cada 2 horas
8º até 15º dia: 3 a 5 ml a cada 3 horas
16º até 20º dia: 5 a 7 ml a cada 3 horas
21º até 28º dia: 7 a 9 ml a cada 4 horas
29º até 35º dia: 9 a 13 ml a cada 4 horas
36º até 42º dia: 9 a 13 ml 3 vezes ao dia
43º até 49º dia: 8 a 10 ml 1 vez de manhã e 1 vez a noite
50º até 70º dia: 5 a 8 ml 1 vez a noite

3 semanas - 07:00 / 11:00 15:00 / 19:00 23:00

4 semanas - 07:00 / 12:30 17:30 / 21:00 22:30

5 semanas - 07:00 / 15:00 22:00

6 a 7 semanas - 07:00 / 22:00

8 semanas - 22:00

lembrando que eles são muitos manhosos se com 8 semanas você estiver dando 3 vezes ao dia 3 vezes ele pode comer vai ser psicologicamente bebezão , após as 8 semanas começa o desmame , dia sim dia não dar papinha , isso se ele já não estiver sozinho deixando de comer papinha e so sementes e etc..

3 sem

4 sem

5 sem

6 a 7 sem

8 sem

07:00 / 11:00 15:00 / 19:00 23:00

07:00 / 12:30 17:30 / 21:00 22:30

07:00 / 15:00 22:00

07:00 / 22:00

22:00

- See more at: http://www.avedomestica.com.br/cocad/index.php?option=com_content&id=2055:calopsita-tabela-de-horrio-para-alimentao-de-filhotes&Itemid=98#sthash.gpBFyxks.dpuf

 

 

@vanessa bertazzo . só uma pergunta ele te deu a calopsita com 12 dias de idade ?

Editado por sonic
Link para compartilhar
Share on other sites

@vanessa bertazzo pelas fotos sua calopsita não tem só 1 mês e poucos dias (25 quando comprou e + 13 com vc) as penas estão muito grandes, até conseguiu dar um voo como vc mencionou 

veja neste link o crescimento de um bb calopsita

http://www.calopsitar.com.br/2010/09/evolucao-de-crescimento-de-uma.html

Sugiro a vc que leve a um veterinário ou que peça kits e faça exames nele, diante de tantas penas arrancadas e da coceira que vc mencionou.

Link para compartilhar
Share on other sites

Em ‎25‎/‎05‎/‎2016 at 10:59, Suellen Campbell disse:

@vanessa bertazzoque coisa mais linda e gostosa! Ta dando pra ver que as penas das asas já estão grandes, seria bom você corta-las, como já esta dando pequenos voos é perigoso ele acabar fugindo. por enquanto mantenha a papinha pois é muito novinho ainda. O coça coça é normal sim, os canhões de penas estão em crescimento isso incomoda um pouco.

Mostrar os alimentos pra ele ir conhecendo e se acostumando com a aparência você pode. Mas não deixe de dar a papinha. se está com medo de deixa-lo na gaiola, forre uma caixa de papelão e o coloque lá, ou coloque uma bolsa de agua quente ou uma lâmpada incandescente de 40 ou 60W perto da gaiola.

Linda sua calopsita. parabéns!

Obrigada  pelas dicas pessoal ! A gente fica um pouco insegura né ... eles são tão pequenos e frágeis ... Então, não sei quantos dias eles tinha quando eu o comprei, o rapaz que vendeu não soube precisar, o fato é que já está há vários dias comigo e ainda não está totalmente empenado .. Já o passei para a gaiola grande, forrei o fundo como falaram. Comecei a oferecer a ração, não sei se ele come, mas ele anda comendo menos papinha ... continuo oferecendo nos mesmos horários, 4x ao dia, mas ele está comendo menos .... ele é uma figura, escuta minha voz e fica piando até eu tirar ele da gaiola, vem na mão direitinho e escala até o ombro. Ele adora ficar empoleirado no meu ombro .. Preciso aparar as asinhas, pois ele está voando .... Obrigada !!!.

Link para compartilhar
Share on other sites

Bom,na minha opinião me parece que já tem uns 40 dias ou mais por estar com as penas muito grandes alguns pais devido ao estresse na reprodução podem arrancar as penas dos filhotes que acho bem provavel ser seu caso. Enquanto por na gaiola só se estiver quente por ai porque esses dias andam gelados compre uma lampada caso for por mas aconselho comprar uma caixa organizadora e por ele com a serragem de hamister e ir acostumando ele no dedo quando estiver firme no seu dedo pode por na gaiola os alimentos pode oferecer como as sementes,farinhada ,ovo cozido folhas verdes escuras e etc.. é sempre bom você procurar na internet os alimentos saudáveis e os que são tóxicos para eles.Durante a manhã coloque papelão ou um pano forrando a gaiola e leve-o para tomar sol por uns 15 minutos no máximo 30 a já ia me esquecendo a coçeira é super normal ainda mais que deve estar nascendo novas então eles se limpam o tempo todo.Espero ter ajudado belo filhote gorduchinho :x

Editado por Tymer
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...