Jump to content

Guia: Como amansar calopsita arisca


DCM Balthazar

Posts Recomendados

Artigo enviado por Karoline Oliveira, que gentilmente nos enviou seu relato de como conseguiu amansar sua calopsita.

Primeiramente irei me apresentar;
Meu nome é Karoline, sou a KakyOliveira do fórum, resolvi fazer esse post por ter notado que uma das maiores duvidas, dos novos e até antigos criadores de calopsitas é como amansar uma calopsita arisca.
Quando Obtive minha primeira calopsita, meio no impulso e na ansiedade de pegar logo o bichinho, acabei comprando um macho arisco, de aproximadamente 1 ano e meio.
Senti muita dificuldade devido a complicação de encontrar dicas úteis, tendo que pesquisar muito, e em alguns casos encontrei dicas que não fizeram bem pro animal.
Documentei grande parte do processo de amansamento da minha calopsita, de nome piupiu, e irei dividi-las com vocês.
O método que eu usei e que eu vi resultar mais rápido foi o “vencendo pelo cansaço”
Mas antes de ensinar passo a passo o que se deve fazer vou dar algumas dicas importantes sobre o processo de amansamento.

Antes do contato direto

•Ele é agressivo porque tem medo de você, ele não confia no que ele não conhece, então o processo de amansamento é estressante pra você (pela reação, muitas vezes violenta, com bicadas e gritos) e pra sua calopsita por estar em uma situação que pra ele representa “vencer o medo” ao se aproximar de você, não se esqueça de ser paciente e em hipótese alguma pegue sua calo a força, não use toalhas pra pega-lo, ameniza as bicadas, mas se ele se debater o atrito com o tecido machuca ele, machuca MESMO! Então se for indispensável pega-lo (como pra cortar as asas ou algo do tipo), agüente as bicadas e pegue com a mão.
• É bom você pegar uma fruta ou uma verdura e com a mão fora da gaiola colocar entre as brechas.. sem entrar na gaiola..
•Outra dica útil, amarrar fitas na gaiola, quando bate um ventinho as fitas balançam, isso ajuda a fazer com que eles não se assustem com facilidade quando estiverem conosco, e os nossos movimentos repentinos.
• conversar com o pássaro ajuda sim! Vá próximo a gaiola e converse com ele o máximo de tempo que você tiver disponível pra isso.

Partindo pro contato direto

•O primeiro passo é conseguir tirar ele da gaiola sem trauma, vai ai algumas dicas que podem funcionar:
- Espelhos, calopsitas ADORAM espelhos, deixem a portinha aberta e coloquem um espelho um pouco distante, não demora muito ele vai correndo pra cantar o espelho.

2lxauxf.jpg


- Se os espelhos não derem certo, tirem a comida da gaiola cerca de 2h antes de tentar interagir com sua calo, e quando abrir a gaiola.. coloque a comida próxima da gaiola e a deixem aberta até ele sentir vontade e sair pra comer.
• Depois que ela sair da gaiola vem a aproximação, pra que ele não fuja da sua mão comece tentando “comprar” ele com comida, coloque comida na sua mão, esconda o potinho de comida dele.. e vá assistir novela, porque até ele entender que sua mão não é uma ameaça e querer ir comer nela pode demorar um pouco, então seja paciente e arrume distrações. (pode ser que ajude tirar os potinhos de comida antes).

108ipat.jpg


• Quando você notar que ele não está mais com receio de ir comer na sua mão, você pode partir pra tentativa de fazer carinho. Eu comecei fazendo carinho dentro da gaiola, precisa ser BEM paciente, e se mover bem devagar, pra que ele não se debata e se machuque, sim ele vai gritar, vai ficar com medo, vai fugir, vai tentar te bicar, mas chega uma hora que ele desiste. Ai vem o porque do titulo “vencer pelo cansaço”.
•Quando ele começar a aceitar o carinho você pode começar a tentar fazer ele subir na sua mão e é ai que vem a parte dolorosa, a que não da pra escapar das bicadas (no carinho você pode tirar o dedo quando ele for tentar bicar) mas aqui você tem que deixar o dedo pra mostrar a ele que bicar não vai adiantar, até chegar uma hora que ele vai fazer o que você quer.
No vídeo a seguir mostra eu fazendo carinho nele, e ele gritando obviamente, com medo/receio da minha mão, e logo em seguida vem a tentativa de fazer ele subir na minha mão, deixar a mão espalmada da menos apoio pra ele na hora de bicar, então a chance de doer MUITO é pequena, mas não nula, as vezes ele acerta em cheio!
 




Lembrando que, eu só consegui fazer com que ele subisse na minha mão depois de uma semana de tentativa, e meses de adaptação, conversa, e carinho na cabeça. Mas mesmo assim ele ainda tem receio com minha mão como mostra no vídeo.


•Quando você conseguir deixar ele nesse estagio, de subir na sua mão, comece a passar mais tempo com ele, quando for assistir seu filminho, sua novela, ou quando for pro vicio do computador, pegue ele e coloque no seu ombro ou no seu colo, na barriga também se vc estivar deitado, isso ajuda ele a se acostumar mais com você.
•Fazer parte do bando também é importante, e ajuda até na hora de ensinar a cantar, imite sua calopsita! Quando ela estiver com vc e bocejar, boceje junto, quando ela espreguiçar, espreguice junto, bateu as asas? Mexa os braços num movimento parecido...
 




Brena com Pituco do canal /brenabraz
 




A hora depois do banho também é boa de ficar com ele.. na hora de secar vá pra um lugar com ele na mão que tenha um pouco de sol, ficar embaixo de uma janela de vidro (fechada obviamente, é bom), deixe ele limpar as peninhas enquanto se seca em cima de você, ele fica tranqüilo e distraído te dando um pouco mais de confiança, nessa hora você pode tentar fazer carinho enquanto fica conversando com ele.
Aos poucos ele vai se habituando com você e ganhando confiança.

A partir daqui, só o tempo e muita paciência.

Boa sorte com seu bichinho! E se descobrir algo novo que te ajudou a se relacionar com ele, não deixe de nos falar!

  • Gostei 12
Link para compartilhar
Share on other sites

  • DCM Balthazar removeu o fixo deste tópico
Visitante
Este tópico está fechado para novas respostas.
×
×
  • Criar Novo...