Jump to content

Clamídia - Tratamento, Ajuda.


Henrique
Ir para a solução Resolvido por salete fortes,

Posts Recomendados

Olá, bom dia.

Há uns vinte dias atrás, percebi que uma das minha nove calopsitas estava perdendo as penas ao redor do olho e também com uma pequena "remelinha" crescendo no local e vermelhidão. A levei no veterinário, ao qual sempre cuidou das minhas aves, lá apenas observando o animalzinho ele já me disse ser clamídia e me receitou a doxiciclina - Doxy Suspensão apenas. Após quatorze dias de tratamento(árduo e sofrido pelo fato de ela ser arisca) ela apresentou uma enorme melhora, tanto visual quanto em suas atividades. Porém ela sempre conviveu com os demais, e três delas apresentavam "fezes levemente aguadas" fato o qual eu informei ao veterinário ele me indicou que eu a tratasse com sulfamicina contra uma possível coccidiose e caso não melhorassem era para eu também tratar com a doxiciclina, também. Optei por iniciar o tratamento com o Doxy na sexta e porém ontem percebi que uma delas vomitou após ingerir o medicamento e a outra ficou meio atordoada até o presente momento. Ao vasculhar aqui pelo fórum encontrei tópicos dizendo que a doxiciclina(principalmente o Doxy suspensão) é um medicamento muito forte, e que seu uso poderia causar graves consequências tais como problemas hepáticos e morte do animal caso ministrado em dose incorreta, o problema é que o veterinário não me receitou nenhum protetor para o fígado. A clamídia por ser uma doença altamente contagiosa acredito eu já ter se espalhado a todas as calopsitas, alguém sabe de algum outro medicamento ao qual eu possa fornecer a todos e também de algum protetor hepático? Ouvi falar do avitrin antibiótico, a base de Oxitetraciclina, posso fornecê-lo no lugar do Doxy?

 

Obrigado

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá,

O Doxy realmente é um dos mais usados no tratamento de clamídia. O Avitrin antibiótico, pelo que li na literatura, não me parece o mais indicado. É importante sim utilizar um protetor hepático. Converse com seu veterinário para que te indique um porque aqui no fórum não podemos ensinar medicamentos. Seria exercício ilegal da medicina veterinária. Vejo que algumas pessoas usam o Doxy diluído em água para amenizar o efeito nas aves. Converse sobre isso com o vet também. É um medicamento forte sim. A clamídia é uma doença altamente contagiosa e é aconselhável tratar todas as aves ao mesmo tempo. Quando acabar o tratamento, faça exames de saúde para ver se ficam negativos com relação à clamídia. Não se esqueça de desinfetar tudo das aves de 2 em 2 dias ou a critério médico. Use um bom desinfetante como o Herbal Vet ou Vancid 10, ok?;) Qualquer coisa que precisar, conte conosco. Boa sorte e espero ter ajudado.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Henrique  quando eu tratei a minha calopsita que  estava com pneumonia   eu usei doxy suspenção  ele é diluído em agua mineral indicado no vidro tem que sacudir bem na hora de  dar para a ave .   eu fazia assim comprei papinha filhote da alcon ,fazia bem rala com agua de coco  colocava em uma seringa  esses de farmácia com borrachinha . colocava o remédio em outra seringa as de 5ml   cuidado com a dosagem pois este remédio tem que dar com muito cuidado uma gota a mais pode ser fatal.  ele é mais fácil de dar com seringa  pois vc pode controlar as gotas que ela  toma

Fazia assim dava um pouco da papinha  ai dava o remédio em seguida dava mais um pouco da papinha  .

Foi o jeito que encontrei para que ele não sentisse o efeito do remédio pois ele é muito e os efeitos colaterais  são bem desagradável

 Converse com  seu veterinário  para ele passar um protetor hepático   espero ter te ajudado 

Melhoras para eles 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Muito obrigado Salete e Eliana!

Mais uma dúvida. Qual seria a melhor forma de ministrar o medicamento? São oito calopsitas(excluindo-se a que já foi tratada) sendo que em média são EDITADO de Doxy para cada, gostaria de evitar o sofrimento e o stress delas já que a maioria é arisca.

 

Obrigado novamente.

Link para compartilhar
Share on other sites

Boa noite!. Sou contra a suspensão de medicamentos sem a autorização do veterinário. Clamídia é temida por todos os criadores.

Consulte seu veterinário antes de suspender. Explique o que está acontecendo. Infelizmente Henrique, somente o veterinário vai poder indicar a melhor forma de ministrar os medicamentos. A Eliana tem razão, aqui não se pode citar modos de tratamento com medicamentos e nem prescrevê-los. Aqui também tive que tratar uma por uma... mas a doença era fígado e 3 x ao dia. Temos que ter paciência e dedicação, não podemos deixar de tratar e valerá o esforço, você vai ver.

Editado por Meyre Kajita
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Henrique, a dosagem que foi indicada para a suas calopsitas está muito alta, há um cálculo que os veterinários fazem para saber a dosagem correta para cada passaro, e o que posso dizer, nem a minha calopsita mais gorda que tenho com 115 grs nunca recebeu uma dosagem tão alta, que sempre foi prescrita por um veterinário especializado em passaros que costumo ir. Quando preciso tratar de meus passaros também que são muitos, costumo medicar na papinha, pois é mais rápido, menos estressante e tenho a certeza que engoliram o remédio. Costumo colocar 1 a 2 ml de papinha bem grossa na seringa e na sequência puxo o remédio, quando colocar a canula no papo do passaro a papinha empurra o remédio para ele. É normal no tratamento com doxy os passaros vomitarem, mas nunca deve interromper o tratamento, somente quando der via falsa se for frequentemente é que deverá interromper, mas normalmente via falsa é quando quem está dando o remédio aplica no passaro de forma errada. O tratamento tem que ser no mínimo 45 dias, menos que isso pode não fazer efeito o tratamento. Existe um remédio no mercado que ajuda a impedir os vomitos, pergunta para ele também. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Henrique você levou todas ao veterinário ?

Pelo o que eu entendi vc levou uma de suas calopsitas  e ele indicou  tratamento com Doxy . E as outras vc também  percebeu que não estavam bem  e ele mandou tratar também com Doxy , sem fazer exames e pesar  é meio perigoso tratar tudo com a mesma dosagem de remédio .  Porque cada ave tem um peso se for muito pequena e magra ela não suporta doses alta de remédio

Eu não sei se seu veterinário é especialista  , o meu é e ele só prescreve a dose de remédio depois de pesar a ave  melhor vc conversar com ele sobre oque esta ocorrendo

Na época que eu tratei a minha calopsita ele pesava 97grs e ele tomava  ( editado)  mas ele estava com pneumonia  então não sei como é com clamídia .

 Quanto eles ser ariscas é bem difícil  a minha também era arisca eu peguei no pett.     Em um dia e no outro eu levei ao veterinária porque achei ele muito quieto e com coriza  descobri que estava  com pneumonia bem avançada   fiquei com dó  de trocar por outra e resolvi tratar sei que se tivesse devolvido  ao pett ele  teria  morrer.

Hoje ele  tem mais de dois anos comigo  nunca mais ficou doente esta lindo e saudável :D

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá, Quanto a dosagem, quando a levei para a consulta, ele a pesou e deu exatamente 102g, e de acordo com a bula o prescrito é de "EDITADO", ou seja, EDITADO Doxy duas vezes ao dia durante 14 dias. Esta é a que já foi medicada e passa bem. Estranhei o fato de ele não sugerir medicar os demais, já que estamos falando de clamídia e ela é altamente contagiosa. Tenho calopsitas desde 2008, quando achei uma aqui no quintal de casa, e logo após adquirir uma "companheira" para ele tive um acidente, e foi este veterinário que a socorreu, o bichinho quase morreu. De lá para cá, algumas delas já adoeceram e sempre foi o mesmo veterinário que cuidou delas, não digo que ele seja um especialista, mas acredito que entenda bastante, minha tia sempre leva as dela para se consultar com ele. Imagino que o gosto do remédio deva ser horrível, a primeira a ser medicada ficava roçando o bico no puleiro durante um bom tempo após as doses. Vou conversar com ele novamente.

Obrigado.

Link para compartilhar
Share on other sites

 Costumo colocar 1 a 2 ml de papinha bem grossa na seringa e na sequência puxo o remédio, quando colocar a canula no papo do passaro a papinha empurra o remédio para ele. 

​Você diz que nem quando tratamos de filhotes? Pegar geralmente um -escalpe-, cortar a parte que nos interessa e enfiar goela abaixo até atingir o papo? Um amigo me disse para fazer isso, e inclusive já fiz este procedimento quando uma das minhas teve uma coccidiose brava e não se alimentava... Agora que estou com mais calopsitas fico com medo...

Link para compartilhar
Share on other sites

Henrique, não sei se pode falar isso aqui no fórum, mais o tratamento com EDITADO. E desta solução vc usa por dia eDITADO. Não sou veterinário, se informe melhor pra vê se está correto.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...