Jump to content

Duvida diversas mutações na mesma ave


Posts Recomendados

Tenho uma duvida sobre a dominância, codominância e recessividade de algumas mutações, como exemplo vou citar um casal de fenótipo silvestre que resultou em filhotes silvestres, lutinos, perolas e arlequim:

analisando sua genética através da prole posso afirmar que seria esta: macho XPXL RARN, fêmea XSY RARN,

nesse caso substituiria o RN por DS (dominante silvestre) ficando assim: XPXL RADS, fêmea XSY RADS, para facilitar onde tenho duvidas, pois no macho perola (XP) lutino (XL) arlequim (RA) poderia aparecer sinais destas mutações, porem seu fenótipo era silvestre bem escuro e sem nenhuma mancha que o ligasse a arlequim, se tratando da fêmea seria mais fácil compreender essa característica pois apareceria o que porta, nesse caso silvestre, porem também portava arlequim pois nasceram crias dessa característica, sendo então o arlequim dominado pela característica silvestre.

Minha duvida consiste tambem em um casal que quero formar, macho perola lutino arlequim que ja possuo XLXP RARA, lutino arlequim herdado da mãe XLY RARA e perola arlequim herdado do pai XPXL RARA esse ultimo com fenótipo arlequim, cruzando com uma fêmea Canela Cara Branca XCY CBCB, esse cruzamento resultaria em muitas mutações presentes ao mesmo tempo na mesma ave, gostaria de saber se seria de alguma forma prejudicial a sude da mesma, e se as características se converteriam para o padrão silvestre por não ter dominância de nenhuma mutação, os filhotes ficariam com a seguinte genética

Machos: XCXL RACB (canela, lutino, arlequim e cara branca) E XPXL RACB (perola, lutino. arlequim cara branca)

fêmeas: XLY RACB (lutinas, arlequim, cara branca) e XPY RACB (perola, arlequim, cara branca)

espero que consegui ser entendido e se alguém puder me ajudar em dizer se é aconselhável cruzar calopsitas com muitas mutações ou não, desde ja obrigado.

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

21 minutos atrás, Guilherme Carli disse:

Oi então Marcos, eu fiquei confuso, porque eu não sigo essas Siglas, você poderia simplificar sua dúvida sendo algo direto sem impor essas siglas? 

Grato.

Gabriel...tenta le ignorando as siglas ...eu li...mas nao entendi o q ele quer saber e nem soube responder a oergunta q ele faz no final

Na verdade o q ta nas siglas ele decifrou em palavras...dai confundiu tudo ...rsrs...mas le ignorando as siglas q vc consegue....é  muita informacao pra minha cabeca ainda...kkkk

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

minha duvida principal é se posso fazer um cruzamento de aves que portem diversas mutações diferentes, se isso não vem a acarretar mal desenvolvimento. Mas acho que algumas coisas a gente só descobre na pratica mesmo, obrigado a todos que tentaram me ajudar. Abraço amigos.

Link para compartilhar
Share on other sites

Desculpe Marcos ...eu nao poder te ajudar...estou ainda  no.processo de aprendizagem ..estou ainda no B com A  BA rsrs...mas espero um dia saber responder perguntas mais dificeis ...como a sua por exemplo...Mas acredite...me esforcei...peguei lapis e papel...mas deu um no na minha cabeca e comecou a sair um monte de fumaca...kkkkkk dai desisti...achei demais pra mim...ok?!Desculpa ae! Abraco!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá @Marcos 646, a mistura de mutações não trás maléficio algum as calopsitas...nao conheço casos de crusamentos q sejam prejudiciais às calopsitas...

Quanto ao casal q vc disse 

Macho Arlequim portador de Lutino Pérola 

Fêmea Canela cara branca

O q pode acontecer é o q eles chamam de recombinação do cromossomo sexual...quando isso acontece, dá origem as mutações sexo ligadas combinadas...como pérola canela,lutino pérola ou lutino canela...Fora isso, é como o cruzamento de qualquer outro casal...os filhotes serão saudáveis...

E sobre seu casal arlequim, não sei dizer pq não possuem marcas q prove q sao portadores da mutação... Geralmente aparecem manchas no pescoço ou nuca da ave...pode ser o caso do seu casal ser arlequim,em vez de portar....Em alguns casos é tão imperceptível a mutação q só visível quando a ave levanta vôo, como esse da foto abaixo

1e0dd1cf.jpg

Fora isso, não sei explicar o porquê de não existir sinais já q ambos portam arlequim...

Espero ter ajudado na sua dúvida

Editado por GabrielEger
  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, GabrielEger disse:

Olá @Marcos 646, a mistura de mutações não trás maléficio algum as calopsitas...nao conheço casos de crusamentos q sejam prejudiciais às calopsitas...

Quanto ao casal q vc disse 

Macho Arlequim portador de Lutino Pérola 

Fêmea Canela cara branca

O q pode acontecer é o q eles chamam de recombinação do cromossomo sexual...quando isso acontece, dá origem as mutações sexo ligadas combinadas...como pérola canela,lutino pérola ou lutino canela...Fora isso, é como o cruzamento de qualquer outro casal...os filhotes serão saudáveis...

E sobre seu casal arlequim, não sei dizer pq não possuem marcas q prove q sao portadores da mutação... Geralmente aparecem manchas no pescoço ou nuca da ave...pode ser o caso do seu casal ser arlequim,em vez de portar....Em alguns casos é tão imperceptível a mutação q só visível quando a ave levanta vôo, como esse da foto abaixo

1e0dd1cf.jpg

Fora isso, não sei explicar o porquê de não existir sinais já q ambos portam arlequim...

Espero ter ajudado na sua dúvida

Muito obrigado, solucionou as minhas duvidas, o principal é mesmo ter pássaros saudáveis pois acho todas as calopsitas muito bonitas e um excelente animal de estimação, carinhoso e companheiros. obrigado amigo.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...