Jump to content

Caruncho nas sementes


Silviajapa

Posts Recomendados

Ola pessoal! 

Gosto muito dos videos do Bruno Sotero no YouTube e fiz uma mistura de sementes q ele passou no canal. Comprei as sementes no site terra dos passaros e fiz. Achei ótimo pq Rende bastante. 

Dou essa mistura há um mes e só hoje vi 4 carunchos! Joguei tudo fora! 

A pergunta é: pode acontecer dos menus bebês pegarem alguma doença, fazer mal para o organismo deles? 

Agora só sementes em pacotes fechados :)

Valeu gente

Link para compartilhar
Share on other sites

Caruncho = Sementes velhas.

Faz mal já que sementes velhas pode acarretar fungos que podem passar pras aves, se tornando Candidíase.

Procure comprar sementes em pacotes fechados. No site já há algumas misturas prontas, eu recomendo pois compro lá uma mistura chamada Calopsita Super Cria, pras aves em fase de reprodução. 

Esperto ter ajudado, abraço.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu também faço a mistura dele. Será que o caruncho não apareceu onde tu armazena a mistura? Aqui em casa eu sempre guardo em um pote bem lacrado.

Se não me engano o funcho ou a erva doce que estão presentes na mistura dele são exatamente pra não ocorrer a presença do caruncho.

Editado por Pavu
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Sementes com caruncho faz muito mal sim pois  trazem muitas doenças para suas calos  , eu  tenho muito medo de compara sementes a granel por essas motivos só uso sementes compradas a vaco de preferencia de boa procedência  uso o mix de sementes megazoo  não é cara e  é muito segura  nunca tive problemas .

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

As sementes mal estocadas e compradas a granel oferecem muitos riscos às nossas calôs. Como foi dito acima, presença de caruncho mostra que a semente é velha e pode apresentar fungos. Além disso as sementes a granel podem estar infectadas com urina de rato. Portanto dois cuidados devem ser tomados: 1- Observar a qualidade das sementes no ato da compra observando a data de validade.

2- NUNCA comprar sementes a granel.

Aqui em casa uso e recomendo a marca Reino das Aves. Mas não utilizo a de calopsitas, pois minhas aves não curtem beterrada, cenoura e maçã que vem na mistura, então optei pela Reino das Aves Periquitos, que inclusive vem com extrusadas bem pequenas. Eles amam e nunca tive qualquer problema com a marca.

reinoperiquitos.png

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

@Guilherme Carli @Pavu @salete fortes @Eliezer Jr Obrigada pelas respostas!!

Eu comprei as sementes em pacotes fechados pelo site Terra dos Passaros, não era a granel pq sempre ouvi o quanto eram prejudiciais. Ontem comprei sementes da Megazoo, achei mais confiavel comprar de marcas conhecidas....

Eu armazenava em pote bem lacrado tb, mas os carunchos estavam lá....deu dó jogar tudo aquilo de sementes, mas preferi jogar do que pagar pra ver o que poderia acontecer com meus bebês.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

@BrunaJR Coloquei Bruna, mas fui jogar os sacos com as sementes restantes e já descobri de onde veio todos aqueles carunchos....

O pacote com as sementes de cartamos estava cheia de pó e infestada de carunchos e larvas! Na foto não dá pra ver muito bem. Os pacotes com as sementes que sobraram da mistura eu deixava na caixa da própria loja no quarto que as calôs dormem aqui em casa....acho que não tive sorte com essa loja, todos falam muito bem dela...

P_20160606_185506_HDR.jpg

P_20160606_185602_HDR.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Puxa, vc deveria ter entrado em contato com eles.. Isso é um absurdo.. :|
Eu compro de lá a super cria, que já vem com o funcho, então como ela já é armazenada com o funcho deve evitar que as sementes envelheçam e eu nunca tive problemas

Link para compartilhar
Share on other sites

@Silviajapanossa as vezes damos azar mesmo. Mas que bom que percebeu a tempo. Não se assuste assim, eu mesma tive problemas uma vez com a marca Reino das Aves que foi citada pelo @Eliezer Jr.

Entre em contato com o site, explique pra eles o que aconteceu. Eu uso a mistura super cria de lá e não tive problemas. Já usei three birds, reino das aves durante um bom tempo, mas minha calopsita enjoa. Então tenho que variar as vezes.

Mas não significa que por ter acontecido uma vez vá acontecer de novo ou que eu vá repudiar a marca, do mesmo jeito que tive problemas com uma ração extrusada que muitos daqui usam sem problemas. E é a marca da farinhada que ofereço e meu filhote lambe o bico e não tive problemas com ela.

Eu vi os vídeos do Bruno Sotero, só uma coisinha, nem todas as sementes as calopsitas comem com vontade, acho super válido você experimentar oferecer todas elas ate pra que conhecam e nao estranhem se preferir dar uma mistura pronta.

Eu quando quero fazer algo assim, procuro misturas já prontas mas com algumas sementes diferentes das que vem na mistura que forneço de costume. 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Pois é @Suellen Campbell, acho que foi pura falta de sorte mesmo. Enviei agorinha um email pra eles avisando do ocorrido, não foi uma reclamação nem nada, foi só pra avisar mesmo, vai que foi um lote com outros casos não é? Eles tem uma ótima reputação, muitos aqui usam as misturas deles e são muito bem recomendados. Semente é algo muito frágil que pode sofrer dependendo da umidade, armazenamento ou qualquer fator mínimo....

Bom saber que vc varia o que oferece, vou variar tb assim que perceber q elas estão enjoando.

 

Obrigada pessoal!!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Aconteceu o mesmo problema comigo com sementes compradas a granel, tive que jogar um  pacote grande fora. A infestação foi tão feia que passou para os alimentos da dispensa. Agora me ensinaram a colocar em uma garrafa Pet e deixar bem lacrada num local longe de umidade para que não volte a acontecer. Tambem só compro em pequenas quantidades o mix de sememtes para que não fiquem envelhecidas.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...