Suellen Campbell Postado 10 de Junho de 2016 Compartilhar Postado 10 de Junho de 2016 Gente não entendo nada de genetica mas vamos lá a minha dúvida. Como sabem. meu Yuki é um machinho medrosinho silvestre. Eu lembro que quando fui busca-lo no criador ele estava no viveiro com os pais e o irmão (também filhote com 1 mês mais ou menos e macho silvestre). Os pais pelo que me lembro eram Lutinos Alguém pode me explicar como funciona essa genética aí, para terem nascido dois machos silvestres?? Caso um dia eu resolva dar uma companheira pra ele os filhotes oriundos seriam apenas silvestres? Não me conformo de não entender isso Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
gilva Postado 10 de Junho de 2016 Compartilhar Postado 10 de Junho de 2016 Ei ...boa noite....eu ai da sou uma curjosinha sobre genetica deles...mas vou te dizer o q eu acho ta nom??!!!...Vai depender muito com quem ele ira formar casal e acasalar entende? Os pais dele nao eram lutinos ...um dos dois poderia ser! Para nascer ele (silvestre) foi preciso q a mutacao de um dos pais fosse recessiva para q a mutacao silvestre dominasse ...pq a mutacao silvestre é dominante...OU o casal fosse silvestre tb! Pra vc entender tem q dar uma lida na parte da genetica deles....aqui no forum tem varios topicos sobre o assunto ...da uma lida ..sao bem explicativos! Me concertem ai gente ...se eu falei alguma besteira...É errando q a gente aprende..rsrs...eu respondo mas sempre com um pe meio q atrás sabe?! Rs 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Solução Mersson Postado 10 de Junho de 2016 Solução Compartilhar Postado 10 de Junho de 2016 Se os pais ambos eram lutinos... Não sei porque saiu silvestre! Pelo pouco que sei era pra tirar lutinos machos e fêmeas... Vamos esperar os mais experientes! Diante disso ele porta lutino, ou seja, se conseguir uma fêmea lutino, terá 50% de chances de lutino e 50% de tirar silvestres tanto machos como fêmeas! Estou certo?! @Guilherme Carli @GabrielEger @gilva @Stephanie 2 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
gilva Postado 10 de Junho de 2016 Compartilhar Postado 10 de Junho de 2016 Tudo vai depender do que ele porta e da mutacao da femea q e do que ela portar ..muito vago responder sem saber nem quem é a femea...pq teriam varias opcoes sabe?! @Mersson Suellen...mas ja estou bastante feliz de sa er q vc ja ta se interessando por isso...significa q tem uma luzinha laaaa no fundo do tuneo indjcando q vc sera a prlxjma vovo do forum..kķkkkkkkk adoreiiiiii... #QueremosSuellenVovo KKkkKkkkkk Quem aprova isso ai? 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
gilva Postado 10 de Junho de 2016 Compartilhar Postado 10 de Junho de 2016 Suellen...mas ja estou bastante feliz de saber q vc ja ta se interessando por isso...significa q tem uma luzinha laaaa no fundo do tunel indicando q vc sera a proxima vovo do forum...kkkkkkkkk....adoreeeeei!!! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Suellen Campbell Postado 11 de Junho de 2016 Autor Compartilhar Postado 11 de Junho de 2016 Vamos lá então tentar entender a situação do meu bebe: @gilva@Merssonli cada um dos tópicos explicativos dessa seção. As vezes leio algumas postagens do pessoal perguntando sobre genética e tal e tento calcular e o resultado é um nó gigante na minha cabeça e no papel kkkkk Tem muita coisa ainda pra aprender, mas é errando mesmo que se aprende.né!? Como me arrependo de não ter tirado foto da família Mas no dia quando eu os vi senti aquele aperto no coração por estar separando o filhote que nem liguei pra foto. Não me arrependo de ter o Yuki de jeito nenhum ele é minha vida, mas queria ter trazido a família junto e ai meu jesus lá vai eu chorar Naquela época (1 ano atrás) eu não entendia nada de mutação só sabia que o Yuki era silvestre e ponto kkkkk O que quer dizer que posso ter me confundido nisso tudo né?! Vamos no inicio de novo: Eu ganhei o Yuki do meu namorado como um presente de Natal para o ano de 2014 sendo que fui busca-lo em 01/02/15 com aproximadamente 1 mês de vida. Tenho duas certezas a primeira é que o Yuki é silvestre kkkkk e o irmão machinho dele também é (um amigo do meu namorado o adotou dias depois) Não sei quem era macho ou femea lá, lembro que a primeira que vi no poleiro era uma calopsita Lutina que estava do lado do marido ou da esposa que parecia ser Lutina também, com qual mutação posso ter me confundido aí nesse caso? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
gilva Postado 11 de Junho de 2016 Compartilhar Postado 11 de Junho de 2016 Hummmmm....nao sei ...talves um reverso arlequim..!...mas tb nao sei se sairia filhotes silvestres...quando reversos entram na jogada ...dai nao sei mais de nada....rsrs @Guilherme Carli ...helllllp!!!rsrs 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Guilherme Carli Postado 11 de Junho de 2016 Compartilhar Postado 11 de Junho de 2016 Veio Silvestre porque o Cinza é dominante em qualquer cruzamento, sempre pode haver casos de vir Cinza nos cruzamentos, por exemplo o caso do seu machinho. Como se fosse em caso de aves de fundo branco, logo, o cinza também dominante, mas no caso é claro, viriam aves cara branca cinza. Caso não tenha visto as costas das aves, ai dificulta um pouco, pois como a Gilva mesmo falou acima, pode ter cido algum Reverso. Vou te mostrar um Exemplo meu Poderia dizer que é um casal de Lutinos? Poderia, porém não é! O macho atrás é um Reverso, porém na foto não saiu a marcação, pois a fêmea INO da frente tampou. Além do que Lutinos tem olhos vermelhos, ao contrário de Arlequins que possuem olhos escuros, Reverso é uma subclassificação da mutação Arlequim,onde enquadra a ave em sua marcação. Ai a marcação do Benito que não saiu na imagem acima. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Leandro França Postado 11 de Junho de 2016 Compartilhar Postado 11 de Junho de 2016 Oi... entao além disso tudo q o Guilherme e a Gilda falaram também Poderiam ser um cánela bem claro..., soh acho difícil ser dois lutinos... mas sendo um deles lutino seu macho porta mutação.... então ele poderá ter filhAs lutinos, e se a esposa dele for lutina ele poderá ter filhos e filhas lutinos... além de silvestres... e se ele portar mais alguma coisa poderá ter surpresas! 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Paulinho Cochito Postado 11 de Junho de 2016 Compartilhar Postado 11 de Junho de 2016 Dá uma olhada nos primeiros vídeos do bruno sotero, no youtube. E como ele eh bem repetitivo(chega a ser chato as vezes rs) acaba ficando ateh mais fácil de entender kkk 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Visitante Postado 11 de Junho de 2016 Compartilhar Postado 11 de Junho de 2016 Eu tb não entendo 100%, mas sei que o silvestre é dominante em qualquer situação. Tenho pra mim que os filhos deles não serão sempre silvestres dependo da mutação da fêmea, claro. Mas pode acontecer sim de toda ninhada ter 1 ou 2 silvestres Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Suellen Campbell Postado 11 de Junho de 2016 Autor Compartilhar Postado 11 de Junho de 2016 (editado) Vou colocar aqui o que eu entendi ou acho que entendi dos tópicos daqui dessa parte do fórum, as coisas que ficaram mais claras pra mim: Fenótipo - aparência genótipo - não conseguimos ver no físico, a característica está nos genes mutação recessiva - se os dois pais tiverem a mutação no gene, independente de estar no fenótipo ou genótipo, quando eles se juntam o filhote nasce com o fenótipo da mutação. Se apenas um dos pais tem, os filhotes nascem portadores da mutação. Porque não cruzar irmãos? Porque no código do dna pode/vai haver uma falha genética recessiva oriunda dos pais, avós, etc. Acontecendo no mesmo código/linha do dna da fêmea e do macho irmãos, e aí o defeito aparece no fenótipo (deformidades nos pés, bicos, unhas...). mutação dominante - é o gene Silvestre. Não se trata de uma mutação, pois não foge do habitual, silvestre seria o padrão. Então se juntar cara branca e arlequim puros, por exemplo, sem mutação recessiva, nasce silvestre porque é o padrão. Corrijam se eu estiver errada tá? mutação sexo-ligado - pérola, lutino e canela o pai transmite as características para o filhote fêmea. Então se só o pai tem a mutação só tem como nascer filhotes fêmeas com a mutação. Exemplo: se só o pai é Lutino ou portador, só tem como nascer fêmeas lutinos. para nascerem filhotes machos da mutação sexo-ligada ambos os pais tem que ter a mutação. (dai sairiam tanto fêmeas quanto machos, certo?) Só que as fêmeas não portam mutação sexo-ligada ela só aparece no fenótipo. Nos casos como Pérola os machos perdem o perolado porque as fêmeas precisam mostrar a mutação no fenótipo? Então por exemplo, se nem a mãe e nem o pai são lutinos e mesmo assim vierem lutinos é porque o pai porta lutino. E se só a mãe tiver a mutação não nasce filhotes com aquela mutação. É isso? Então seria assim: Pai / Mãe = Filhote tem a mutação / não tem = fêmeas porta a mutação / não tem = fêmeas não tem / tem = não tem filhotes com a mutação, vai ter machos portadores. tem / tem = machos/fêmeas com a mutação porta a mutação / tem = machos/fêmeas com a mutação nos dois últimos seria o caso de fazer a sexagem, correto? Então se fosse o caso do Yuki. A mãe seria Lutino e o macho Arlequim, pois dai sairia fêmeas e machos que portariam Lutinos por causa da mãe. (nascendo assim silvestres portadores de lutino) Seria isso? E se a mãe não for a Lutino, quais seriam as opções? Até porque não sei como eram os outros irmãos do Yuki, quando fui busca-lo só tinha ficado com os pais os dois silvestres. @Guilherme Carlinão vi as costas do segundo. O primeiro era todinho branco com a bochecha bem alaranjada e cabeça amarela. O segundo achei que fosse igual por causa da cabeça e da cauda que foram as únicas partes que deu pra ver. não vi mesmo o dorso da calopsita. Sem saber quais seriam as opções nesse caso dos pais? eita coisinha confusa Editado 11 de Junho de 2016 por Suellen Campbell 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Mersson Postado 11 de Junho de 2016 Compartilhar Postado 11 de Junho de 2016 @Suellen Campbell Isso mesmo! Então, Mãe - lutino Pai - arlequim Sem saber o que eles portam! Filhotes: machos silvestres/ino, arlequim Fêmeas - silvestres/arlequim Os filhotes fêmeas não portaria lutinos, porque é uma mutação sexo ligada, ou seja, ou ela carrega no fenótipo ou não carrega! @Guilherme Carli @GabrielEger O macho pode portar todas as mutações em seu genótipo, a fêmea pode portar em seu genótipo só mutações recessivas! 3 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Mersson Postado 11 de Junho de 2016 Compartilhar Postado 11 de Junho de 2016 Recessivas(arlequim, CB e Fulvo) 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Suellen Campbell Postado 11 de Junho de 2016 Autor Compartilhar Postado 11 de Junho de 2016 38 minutos atrás, Suellen Campbell disse: Então se fosse o caso do Yuki. A mãe seria Lutino e o macho Arlequim, pois dai sairia fêmeas e machos que portariam Lutinos por causa da mãe. (nascendo assim silvestres portadores de lutino) Seria isso? corrigi uma coisa e ainda tem erro kkkk pois dai sairia fêmeas e machos, sendo que estes portariam lutino por causa da mãe. (nascendo assim machos silvestres portadores de lutino) @Mersson aeee, to começando a entender. Assim eu fico feliz, é incômodo querer entender e o negócio não ir pra frente. Eu fico frustrada e não sossego. Obrigada mesmo pela ajuda! Alguém teria uma fulvo pra me mostrar? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.