Jump to content

Mutação dos pais (yuki)


Suellen Campbell
Ir para a solução Resolvido por Mersson,

Posts Recomendados

IMG_20160610_192516931[1].jpg

Gente não entendo nada de genetica mas vamos lá a minha dúvida.

Como sabem. meu Yuki é um machinho medrosinho silvestre.

Eu lembro que quando fui busca-lo no criador ele estava no viveiro com os pais e o irmão (também filhote com 1 mês mais ou menos e macho silvestre). Os pais pelo que me lembro eram Lutinos:S

Alguém pode me explicar como funciona essa genética aí, para terem nascido dois machos silvestres??:/:S

Caso um dia eu resolva dar uma companheira pra ele os filhotes oriundos seriam apenas silvestres?

Não me conformo de não entender isso9_9:$

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Ei ...boa noite....eu ai da sou uma curjosinha sobre genetica deles...mas vou te dizer o q eu acho ta nom??!!!...Vai depender muito com quem ele ira formar casal e  acasalar entende?

Os pais dele nao eram lutinos ...um dos dois poderia ser!

Para nascer ele (silvestre) foi preciso q a mutacao de um dos pais fosse recessiva para q a mutacao silvestre dominasse ...pq a mutacao silvestre é  dominante...OU o casal fosse silvestre tb!

Pra vc  entender tem q dar uma lida na  parte da  genetica deles....aqui no forum tem varios topicos sobre o assunto ...da uma lida ..sao bem explicativos!

Me concertem ai gente ...se eu falei alguma besteira...É  errando  q a gente aprende..rsrs...eu respondo mas sempre com um pe meio q atrás sabe?! Rs

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Se os pais ambos eram lutinos...

Não sei porque saiu silvestre!

Pelo pouco que sei era pra tirar lutinos machos e fêmeas...

Vamos esperar os mais experientes!

Diante disso ele porta lutino, ou seja, se conseguir uma fêmea lutino, terá 50% de chances de lutino e 50% de tirar silvestres tanto machos como fêmeas!

Estou certo?!

@Guilherme Carli @GabrielEger @gilva

@Stephanie

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Tudo vai depender do que ele porta e da mutacao da femea q e do que ela portar ..muito vago responder sem saber nem quem é  a femea...pq teriam varias opcoes sabe?!

@Mersson

Suellen...mas ja estou bastante feliz de sa er q vc ja ta se interessando por isso...significa q tem uma luzinha laaaa no fundo do tuneo indjcando q vc sera a prlxjma vovo do forum..kķkkkkkkk adoreiiiiii...

#QueremosSuellenVovo

KKkkKkkkkk

Quem aprova isso ai?

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Vamos lá então tentar entender a situação do meu bebe:

@gilva@Merssonli cada um dos tópicos explicativos dessa seção. As vezes leio algumas postagens do pessoal perguntando sobre genética e tal e tento calcular e o resultado é um nó gigante na minha cabeça e no papel kkkkk

Tem muita coisa ainda pra aprender, mas é errando mesmo que se aprende.né!?

Como me arrependo de não ter tirado foto da família:( Mas no dia quando eu os vi senti aquele aperto no coração por estar separando o filhote que nem liguei pra foto. Não me arrependo de ter o Yuki de jeito nenhum ele é minha vida, mas queria ter  trazido a família junto e ai meu jesus lá vai eu chorar

Naquela época (1 ano atrás) eu não entendia nada de mutação só sabia que o Yuki era silvestre e ponto kkkkk O que quer dizer que posso ter me confundido nisso tudo né?!

Vamos no inicio de novo:

Eu ganhei o Yuki do meu namorado como um presente de Natal para o ano de 2014 sendo que fui busca-lo em 01/02/15 com aproximadamente 1 mês de vida. Tenho duas certezas a primeira é que o Yuki é silvestre kkkkk:P e o irmão machinho dele também é (um amigo do meu namorado o adotou dias depois)

Não sei quem era macho ou femea lá, lembro que a primeira que vi no poleiro era uma calopsita Lutina que estava do lado do marido ou da esposa:x que parecia ser Lutina também, com qual mutação posso ter me confundido aí nesse caso?

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Veio Silvestre porque o Cinza é dominante em qualquer cruzamento, sempre pode haver casos de vir Cinza nos cruzamentos, por exemplo o caso do seu machinho.

Como se fosse em caso de aves de fundo branco, logo, o cinza também dominante, mas no caso é claro, viriam aves cara branca cinza. 

Caso não tenha visto as costas das aves, ai dificulta um pouco, pois como a Gilva mesmo falou acima, pode ter cido algum Reverso.

Vou te mostrar um Exemplo meu 

Poderia dizer que é um casal de Lutinos? Poderia, porém não é! O macho atrás é um Reverso, porém na foto não saiu a marcação, pois a fêmea INO da frente tampou. 

Além do que Lutinos tem olhos vermelhos, ao contrário de Arlequins que possuem olhos escuros, Reverso é uma subclassificação da mutação Arlequim,onde enquadra a ave em sua marcação. 

matrizes ino e rev..jpg 

Ai a marcação do Benito que não saiu na imagem acima.

Benito.jpg

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi... entao além disso tudo q o Guilherme e a Gilda falaram também Poderiam ser um cánela bem claro..., soh acho difícil ser dois lutinos... mas sendo um deles lutino seu macho porta  mutação.... então ele poderá ter filhAs lutinos, e se a esposa dele for lutina ele poderá ter filhos e filhas lutinos... além de silvestres... e se ele portar mais alguma coisa poderá ter surpresas!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu tb não entendo 100%, mas sei que o silvestre é dominante em qualquer situação. Tenho pra mim que os filhos deles não serão sempre silvestres dependo da mutação da fêmea, claro. Mas pode acontecer sim de toda ninhada ter 1 ou 2 silvestres :) 

Link para compartilhar
Share on other sites

Vou colocar aqui o que eu entendi ou acho que entendi dos tópicos daqui dessa parte do fórum, as coisas que ficaram mais claras pra mim:

Fenótipo -  aparência
genótipo - não conseguimos ver no físico, a característica está nos genes

mutação recessiva - se os dois pais tiverem a mutação no gene, independente de estar no fenótipo ou genótipo, quando eles se juntam o filhote nasce com o fenótipo da mutação. Se apenas um dos pais tem, os filhotes nascem portadores da mutação.

Porque não cruzar irmãos?
Porque no código do dna pode/vai haver uma falha genética recessiva oriunda dos pais, avós, etc. Acontecendo no mesmo código/linha do dna da fêmea e do macho irmãos, e aí o defeito aparece no fenótipo (deformidades nos pés, bicos, unhas...).

mutação dominante - é o gene Silvestre. Não se trata de uma mutação, pois não foge do habitual, silvestre seria o padrão.
Então se juntar cara branca e arlequim puros, por exemplo, sem mutação recessiva, nasce silvestre porque é o padrão. Corrijam se eu estiver errada tá?

mutação sexo-ligado -  pérola, lutino e canela
o pai transmite as características para o filhote fêmea. Então se só o pai tem a mutação só tem como nascer filhotes fêmeas com a mutação. Exemplo: se só o pai é Lutino ou portador, só tem como nascer fêmeas lutinos.
para nascerem filhotes machos da mutação sexo-ligada ambos os pais tem que ter a mutação. (dai sairiam tanto fêmeas quanto machos, certo?)
Só que as fêmeas não portam mutação sexo-ligada ela só aparece no fenótipo.

Nos casos como Pérola os machos perdem o perolado porque as fêmeas precisam mostrar a mutação no fenótipo?
Então por exemplo, se nem a mãe e nem o pai são lutinos e mesmo assim vierem lutinos é porque o pai porta lutino. E se só a mãe tiver a mutação não nasce filhotes com aquela mutação. É isso?


Então seria assim:
Pai                           /  Mãe         = Filhote
tem a mutação       / não tem     =  fêmeas
porta a mutação    /  não tem     = fêmeas
não tem                  /  tem            = não tem filhotes com a mutação, vai ter machos portadores.
tem                         /  tem            = machos/fêmeas com a mutação
porta a mutação     /  tem            = machos/fêmeas com a mutação

nos dois últimos seria o caso de fazer a sexagem, correto?

Então se fosse o caso do Yuki.
A mãe seria Lutino e o macho Arlequim, pois dai sairia fêmeas e machos que portariam Lutinos por causa da mãe. (nascendo assim silvestres portadores de lutino) Seria isso?

E se a mãe não for a Lutino, quais seriam as opções? Até porque não sei como eram os outros irmãos do Yuki, quando fui busca-lo só tinha ficado com os pais os dois silvestres.

@Guilherme Carlinão vi as costas do segundo. O primeiro era todinho branco com a bochecha bem alaranjada e cabeça amarela. O segundo achei que fosse igual por causa da cabeça e da cauda que foram as únicas partes que deu pra ver. não vi mesmo o dorso da calopsita.

Sem saber quais seriam as opções nesse caso dos pais?

 

eita coisinha confusa:/

 

 

 

Editado por Suellen Campbell
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Suellen Campbell

Isso mesmo!

Então, 

Mãe - lutino

Pai - arlequim

Sem saber o que eles portam!

Filhotes: machos silvestres/ino, arlequim

Fêmeas - silvestres/arlequim

Os filhotes fêmeas não portaria lutinos, porque é uma mutação sexo ligada, ou seja, ou ela carrega no fenótipo ou não carrega!

@Guilherme Carli @GabrielEger

O macho pode portar todas as mutações em seu genótipo, a fêmea pode portar em seu genótipo só mutações recessivas!

  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

38 minutos atrás, Suellen Campbell disse:

Então se fosse o caso do Yuki.
A mãe seria Lutino e o macho Arlequim, pois dai sairia fêmeas e machos que portariam Lutinos por causa da mãe. (nascendo assim silvestres portadores de lutino) Seria isso?

corrigi uma coisa e ainda tem erro kkkk

pois dai sairia fêmeas e machos, sendo que estes portariam lutino por causa da mãe. (nascendo assim machos silvestres portadores de lutino)

 

@Mersson aeee, to começando a entender. Assim eu fico feliz, é incômodo querer entender e o negócio não ir pra frente. Eu fico frustrada e não sossego. Obrigada mesmo pela ajuda!

Alguém teria uma fulvo pra me mostrar?

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...