Jump to content

Guia: Como arrancar uma pena quebrada


DCM Balthazar

Posts Recomendados

Oi galera; resolvi postar aqui, espero que, qualquer problema o(s) moderador(es) possam mover esse tópico para a sessão de artigos. Mas minha mãe e eu vimos que muitas pessoas não sabem como arrancar uma pena quebrada, e muita gente aqui anda perguntando como... Às vezes demora-se para responder as perguntas.

Da primeira vez que uma psita nossa quebrou as penas, também entrei em pânico... Saí correndo até um veterinário às 8 da manhã, sozinha, de táxi, com o Shade na mão... Só depois aprendemos que é bem fácil.

Resolvi fazer uma espécie de tutorial, com algumas fotos e desenhos para ajudar. Espero que seja útil.

1) Pena quebrada

Geralmente acontece por causa de pânico noturno; pode ser um pesadelo que a ave tem, ou uma que esbarrou na outra no poleiro dentro da gaiola, um vento, um inseto, qualquer coisa. Outras vezes o passarinho pode estar treinando vôo, fazendo exercício, bate a asa e quebra a pena.

Na maioria das vezes são as penas da asa; penas do peito, cabeça e costas são flexíveis e normalmente não quebram. Pode acontecer com a pena do rabo, mas nesse caso só na raiz da pena.

Aparência:

Pena de sangue:

Blood-feather-normal.thumb.jpg.1e5683866
Créditos da imagem: NCS-EUA (National Cockatiel Society)

Essa é a diferença entre uma pena normal e uma pena de sangue.

O canhão de sangue é na verdade a base da pena nova. Depois de pronta, ela só fica com a pontinha da raiz com sangue. Ela nasce como uma agulhinha na pele e vai crescendo, a ponta abre e surgem as pluminhas, depois o canudo de sangue seca e vai descascando até que a pena esteja completa. As penas "secas" que caem quando as calopsitas entram na muda, são penas que perdem o sangue da ponta e desprendem da pele para deixar novas nascerem. Todas as penas nascem com canhões de sangue, mas só as da asa e do rabo ficam com o sangue na raiz depois de crescerem.

Pena quebrada:

Às vezes você vai achar gotas de sangue no chão da gaiola, às vezes, uma pena quebrada. Examine bem a pena para ter certeza de que ela está inteira. Senão, vai ter que olhar as asas de todas as suas calopsitas/passaros para achar de quem era a pena. Quando a pena quebra e cai, normalmente há bastante manchas de sangue na asa.

DSCN0854.jpg
DSCN0855crop.jpg

"Kit" Pena Quebrada:

DSCN0849.jpg

O que você vai precisar para arrancar uma pena:

1) Um alicate de bico fino, bem limpo ou até esterilizado. Lavo o meu com água e sabão, depois passo água oxigenada, álcool e enxaguo.

2) Algodão ou cotonetes e soro fisiológico

Caso você precise limpar a asa para enxergar melhor a pena quebrada, limpe o local com um algodão ou um cotonete umedecidos com soro fisiológico.

3) Pó hemostático

Desses que se compra em farmácia, é pó de pedra hume e serve para parar sangramentos pequenos.

Muita atenção com esse: é muito bom em caso de pena quebrada, mas nunca use em feridas grandes ou em patas, pernas e pés, porque pode causar problemas. Use somente para penas quebradas.

Como usar: Caso o lugar onde a pena está tenha muito sangue, coloque umas pitadas de pó e aperte bem de levinho, pode esfregar um pouco para que enter embaixo das penas. Caso contrário, pode ser difícil encontrar a pena quebrada no meio do sangue.

Espere alguns segundos e limpe o lugar com um algocão úmido com soro fisiológico para procurar a pena quebrada.

Use o pó hemostático também depois de arrancar a pena. Mesmo quando se arranca o canhão inteirinho, há um pouco de sangue onde a raiz da pena estava."


Como arrancar:

1) Encontre a pena quebrada

DSCN0855.jpg

Primeiro procure quem está com a asa machucada, se você tiver mais de uma calopsita. Segure-a firme mas sem apertar e abra a asa dela gentilmente, na direção normal de abertura dela. Nunca abra a asa da sua calopsita puxando ela para trás; sempre abra a asa de lado, paralelo ao corpo dela.

Depois de achar a asa quebrada:

Você vai precicar de um ajudante nessa tarefa; não adianta fazer sozinho, simplesmente porque não há como segurar a calopsita e arrancar a pena.

Peça para seu ajudante segurar o pássaro de frente para você, com a barriga virada na sua direção e a cabeça para cima. A pessoa deve abrir a asa com sangue, onde estará a pena quebrada. Tenha certeza de que a pessoa está segurando o passarinho e a asa formes, sem forçar nada, senão eles podem se mexer enquanto você arranca e pode machuca-la mais ainda.

Puxe as peninhas menores para os lados para encontrar a pena quebrada. ela vai estar com uma marca vermelho vivo no canhão, às vezes com arranhões pequenos.

2) Segure firme com o alicate

Segure a pena com o alicate, posicionando o bico do alicate acima da fratura do canhão. Nunca coloque o alicate embaixo do lugar com sangue, ou você pode quebrar a pena mais ainda e provocar um sangramento ainda pior.

Essa foto é de algumas penas que caíram da asa do Nenê na noite de natal. Elas caíram inteiras, algumas outras quebraram e tivemos que arrancar. Estas três penas eram paralelas, todas da mesma asa e do mesmo lugar. Sempre guardei algumas penas das mudas dos nossos passarinhos; usei estas para mostrar como segurar a pena:

DSCN0852.jpg
DSCN0857.jpg

3) Arranque a pena 

DSCN0853.jpg

Deve-se puxar a pena na direção do crecsimento dela, como no desenho acima. Nunca puxe a pena para cima ou para os lados; sempre puxe para baixo. Segure firme com o alicate no canhão da pena e puxe de uma vez, bem rápido. Que nem puxar cera de depiação, hehe.

Se você puxar devagar o canhão pode romper, e se puxar na direção errada, só vai machucar a pele da asa.

Depois de arrancar, coloque algumas pitadinhas de hemostático no lugar em que a pena estava, e esfregue de leve para que o pó entre embaixo das penas. Assim o lugar da raiz do canhão não irá sangrar.

Devolva sua calopsita na gaiola e aguarde alguns minutos, para ter certeza que ela está bem. Ele/Ela vai estar bem irritado, por causa do stress de arrancar as penas. Depois provavelmente vai se coçar um pouco e ajeitar as penas, e depois vai continuar o que estava fazendo.

Bem acho que é isso, se esqueci de algo ou errei alguma coisa por favor me digam que arrumarei! Qualquer dúvida é só perguntar  espero ter ajudado.

 

Texto original da @Eollica, que gentilmente escreveu o guia e fez os desenhos.

  • Gostei 14
  • Obrigado 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Visitante
Este tópico está fechado para novas respostas.
×
×
  • Criar Novo...