Jump to content

Gente preciso de ajuda


Rosane Oliveira

Posts Recomendados

Boa Noite Galera!

Meu nome é Rosane.

Tenho duas calopsitas,a q eu acho q é fêmia de uns tempos pra cá tem feito duas coisas q estão me preocupando.

Primeiro: ela está arrancando as próprias penas,sai sangue e ela fica fazendo barulhos tipo q ta brigando ou reclamando com ela mesma ,não faço ideia do q fazer.

Segundo: ela está ficando bastante tempo no ninho (ela deve ter mais ou menos um ano ) não sei se é pelo frio q minha cidade está fazendo e quando ela fica fora  (e eu já reparei q é mais a noite) ela fica em uma posição tipo abaixadinha com o rabinho empinado pra cima e fica fazendo uns barulhinhos como se tivesse tagarelando baixinho ,resmungando sei lá mas faz uns barulhinhos .

 

Alguém sabe me informar o que pode está acontecendo com minha BÊBÊ .

Grata desde já pela atenção.

Link para compartilhar
Share on other sites

Ei ...boa noite!

Pra colocar o ninho vc precisa ter certeza q vc tem um casal ok?

Suas calopsitas sao sexadas?

O ninho fica direto na gaiola?

Essa posicao  q ela fica e tb esses  piadinhos...É  ela pedindo gala...ou seja... esta querendo acasalar!

baseado no q vc disse ...eu acredito q ela esteja  passando por um stresse por nao esta conseguindo acasalar  ....por isso o motivo da mutilacao ...isso é  o q penso q esteja acontecendo entende?

Se ela nao colocou ovos ainda...vc retira o ninho...faz a sexagem das suas duas calopsitas pra.ter cerfeza se realmente é  um casal...faz exames nelas pra se cerfificar q esta tudo ok com a saude delas....reforce a alimentacao...e so depois de uns dois meses vc recoloca o ninho...ok?

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa noite.

Td bem??

Bomm o primeiro caso e preocupante, arrancar penas assim euuu não sei mas pode ser algum sintoma de doença. Espere os mais experientes vir opinar e dar uma posicao melhor!!!

No segundo,ela ta sozinha ou tem algum companheiro?? Pq devido ao ninho localizado perto dela, ela ta pedindo gala( para acasalar e procriar) !!

Espero ter ajudado fica com Deus.

Obs: se ela estiver com algummm companheiro, e aconselhável deixar para procriar após 1.5 meses da fêmea, e macho 1 ano... se for o caso de vc querer  levar adiante, reforce bem a alimentação das suas aves e assim que vc for tendo alguma dúvida vai postando que o pessoal vai te ajudando

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Entendi ,não fiz a sexagem até hoje mas vou providenciar .

O ninho fica sim na gaiola o tempo todo vc me aconselha retirar ?

Eu tenho um outro q achamos q é macho mas ele é mais novinho .

Quando meu filho  comprou eles o senhor do criadouro  garantiu q é um casal mas pra ter certeza só exame mesmo.

o que vc pode me indicar devo deixa los juntos mesmo ? e a questão do ninho ? e essa mutilação o q tenho q fazer pra ela parar vc sabe , fico tão triste quando vejo ela com sanguinho nas penas .

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Ja tem qua to tempo q eles estao juntos??? Ja tem algum ovinho no ninho? Se nnao tiver ...vc pode tirar o ninho sim...muda a gaiola de lugar...troca de lugar os poleiros...e coloca  brinquedinhos na gaiola pra eles se entreterem!

 

Ela precisa esquecer do ninho...tentar fazer ela esquecer do ninho...por isso vc faz essas mudancas!

Aqui no forum tem muitas ideias legais de brinquedos faceis e baratos.....da uma olhada no forum de titulo "Eu que fiz"...la vc vai encontrar varias opcoes

Mas se mesmo depois de tudo isso feito ...ela nao mudar o comporramento em relacao a mutilacao....dai vc teria q leva-la para uma avaliacao de um vet especializado em a es ta?

Especializado em aves ta?*

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Vc já viu se ela não tem piolho? Procure dar uma olhada entre as penas.. eles são bem visíveis..
O fato dela estar arrancando as penas pode ser por também estresse (assim como a Gilva disse)
Se for piolho ou alguma outra coisa que não seja relacionada com o estresse, aconselho levá-la a um veterinário para ele indicar uma medicação para matar esses bichinhos chatos..
Boa sorte com a sua neném..

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Pelo que você disse a ave está se mutilando, logo aconselho a leva-la no vet para que ele possa te passar o tratamento, pois existe.

Coloque brinquedos novos pra tentar distrair a ave.

Em relação dela se abaixar, é porque está pedindo gala como disseram acima.

A reprodução é a partir dos 12 meses, embora outros acham melhor um pouco depois.

Abraço! Boa sorte. 

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá...concordo com a @gilva. Tenho convicção de que essa auto mutilação se deve ao fato dela não conseguir acasalar e fazer uma postura. Deixar o ninho disponível o tempo todo incentiva muito a postura e o fato dela não conseguir eleva o stress dela o que a faz se auto mutilar. Retire o ninho, mude os comedouro e bebedouro de lugar, compre alguns brinquedos novos. Tudo isso ajuda que ela esqueça a postura e sai do cotidiano. Espere um pouco mais para colocar o ninho...ele precisa amadurecer sexualmente ainda. Espere o macho (se for mesmo) atingir 1 ano e 6 meses, pq vc ainda corre o risco deles acasalarem e os filhotes ficarem sob a responsabilidade apenas dela. E isso pode piorar ainda mais o estado dela. Espere um pouco mais :) Enquanto isso reforce a alimentação deles. Forneça muita verdura e legumes (frutas tb), osso de siba para reposição de Cálcio, ração extrusada, mix de sementes e farinhada. Minha dica: couve, ovo cozido e amassado e milho cozido, eles amam! 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...