Jump to content

Casal não reproduz.


Jean Carlos Fontana
Ir para a solução Resolvido por fernanda,

Posts Recomendados

Olá pessoal,

Vim relatar um problema que estou tendo com relação a reprodução do meu casal...Tenho um casal (já sexado), ambos com quase 4 anos. Eles se entendem bem, entram no ninho juntos, se revezam no choco, porém nunca vi os dois acasalarem. A fêmea coloca em média 5 ovos e nenhum deles galado. Sempre tenho que descartar. Percebi que quando ela pede gala, ele tenta subir de uma maneira agressiva e acaba assustando. Daí ela sai correndo dele e nada acontece. No começo da relação deles, rs, ele era bem agressivo com ela mas agora já não é mais. Estou desanimado com isso... Será que tem algo errado? Alguém tendo esse problema tbm?

Link para compartilhar
Share on other sites

Olha Jean, isso não é normal, eles realmente formaram um casal ? Isto é, você vê eles trocando carinho ? O macho canta pra fêmea ? Ou eles só vivem na mesma gaiola ?

 

Me parece que esse macho não aceitou a fêmea, nesse caso, como você já vem tentando a três anos sem sucesso reproduzir os 2, o melhor seria arrumar outro macho e formar um novo casal.

 

Pergunta, como são os seus poleiros ?

 

Muitas vezes poleiros lisos demais podem atrapalhar na cópula.

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá pessoal,

Vim relatar um problema que estou tendo com relação a reprodução do meu casal...Tenho um casal (já sexado), ambos com quase 4 anos. Eles se entendem bem, entram no ninho juntos, se revezam no choco, porém nunca vi os dois acasalarem. A fêmea coloca em média 5 ovos e nenhum deles galado. Sempre tenho que descartar. Percebi que quando ela pede gala, ele tenta subir de uma maneira agressiva e acaba assustando. Daí ela sai correndo dele e nada acontece. No começo da relação deles, rs, ele era bem agressivo com ela mas agora já não é mais. Estou desanimado com isso... Será que tem algo errado? Alguém tendo esse problema tbm?

​Também gostaria de uma explicação clara sobre isso. Com um dos meus casais acontece a mesma coisa. Só que a fêmea bota com 7 dias de acasalamento, queria saber se é por isso que os ovos não galam. E eles namoram poucas vezes nesses 7 dias. Por favor que venha um anjo de Deus me dar uma luz. Obrigada.

Link para compartilhar
Share on other sites

Então Ricardo, até que eles trocam umas carícias sim.  Um coça a cabeça do outro. Ela pede gala ou ele canta pra ela, mas na hora do vamos ver, nada acontece. Ele se aproxima dela com o bico meio aberto e ela sai correndo dele. Tem vezes que ele vai correndo atrás dela e ela sai desesperada. Parecem que vão brigar. Acho que ele não está sabendo conduzir a situação. No começo achei que era pelo fato dele ser novo, mas agora depois de tanto tempo, tenho minhas dúvidas...rs. Acho que vou ter que apresentar outro macho pra ela.

Link para compartilhar
Share on other sites

Complicado Jean, problemas como esse aí são mais comuns em casais imaturos mesmo, mas como já fazem 3 anos e ainda estão nessa, provavelmente já se tornou um vício de comportamento, então o melhor nesse caso é procurar fazer mudanças e observar o que funciona, no muito você vai ter que substituir um dos parceiros, se possível por uma outra ave que já seja sexualmente madura e que já tenha reproduzido com sucesso.

 

@fernanda, no seu caso, as aves chegam a copular ?

 

Podem estar acontecendo muitas coisas como: O casal não choca corretamente, a alimentação pode estar carente de algumas vitaminas, ou até mesmo um dos dois ser infértil. 

Editado por Ricardo Ronsini
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Entendi, nesse caso o que você pode fazer é fornecer vitamina E, como o Avitrin E, que é um estimulante reprodutivo pros pássaros, eleva a libido e a fecundidade dos ovos.

 

Faça o seguinte, ministre a vitamina durante um mês antes de colocar o ninho novamente e veja se funciona.

 

Você sabe a idade do casal ?

 

Como eu disse, também existe a possibilidade de um dos dois ser estéril.

Link para compartilhar
Share on other sites

Calopsitas no geral são monogâmicas e uma vez que já formaram casal dificilmente aceitaram outro com os dois estando vivo, sendo que existem algumas raras excessões em que formam um trio. Se já estão com três anos juntos e acasalam normalmente, provavelmente pode ser que um dos dois seja infértil. A natureza é sábia e na minha opinião não devemos interferir somente para satisfazer nossas vontades de ver filhotes nascendo seja para qual for a intenção. Eu não separaria eles somente para tentar formar um casal, se for de sua vontade tente formar outros casais quem sabe venha a dar certo. As araras azuis e outros bichos de nossa fauna não estariam em extinção se o ser humano pudesse interferir em sua procriação.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...