Jump to content

Dúvida - ave com penas sujas


xL34ndro
Ir para a solução Resolvido por Bruna-,

Posts Recomendados

Bom dia, pessoal

Tenho uma dúvida. Comprei um filhote tem uma semana. E o criador do qual comprei, estava tratando na papinha e não era muito cuidadoso com a parte estética da ave, e como tinham vários filhotes, as vezes caía papa nas penas um dos outros e ela não limpava, ou seja, as penas ficar "encardidas". E pelo fato do filhote ser um albino, essas manchas aparecem mais.

A minha dúvida é o seguinte, há algum jeito de limpar as penas? Ou na muda todas essas penas caem e nascem novas?

Outra coisa é sobre a cauda. As penas estão sujas e bem feias..essas penas na muda também são trocadas?

Abaixo uma foto para terem ideia de como ele(a) está:

 

 

13619819_10208203784705516_6204450255322244468_n.jpg

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Vc pode pegar um paninho bem fininho e passar uma aguinha pra tentar tirar.. quando o meu era filhote eu tbm tive essa dificuldade, mas acabou que com o tempo ele mesmo foi limpando as peninhas. Ele gosta de tomar banho? Vc pode tentar colocar uma banheirinha. 9_9
Lindo filhote! Eu não sei se estou errada, mas já li que não é muito bom colocar albinos e lutinos no Sol por conta da falta de proteção que o olho deles tem.. me corrijam se eu estiver errada ^_^

Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia!

A minha canela cara branca foi a mesma coisa, quando a peguei ela estava com a ponta do rabo meio encardida e algumas manchas de papinha como a sua. Mas eu só precisei colocar uma banheira e logo quando ela se acostumou com o ambiente, foi começar a banhar-se e no primeiro banho dela, ela mesma retirou uns 90% da sujeira... restando apenas nas pontas das asas, que semanas depois retirei usando o borrifador de água enquanto ela limpava as penas.

Mas se a sua não tiver o costume de se banhar e correr do borrifador, você pode esperar a época da muda, que troca as penas inclusive as do rabo também

:D

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, BrunaJR disse:

Vc pode pegar um paninho bem fininho e passar uma aguinha pra tentar tirar.. quando o meu era filhote eu tbm tive essa dificuldade, mas acabou que com o tempo ele mesmo foi limpando as peninhas. Ele gosta de tomar banho? Vc pode tentar colocar uma banheirinha. 9_9
Lindo filhote! Eu não sei se estou errada, mas já li que não é muito bom colocar albinos e lutinos no Sol por conta da falta de proteção que o olho deles tem.. me corrijam se eu estiver errada ^_^

Então Bruna, eu até tentei fazer isso, com a água bem morninha, mas acho que encardiu mesmo..e saiu praticamente nada...

Quanto ao sol, até onde eu sei, eles podem tomar banho de sol normalmente, porém com um tempo de exposição menor e naquele período até as 10hrs da manhã e depois das 16 horas. 

 

E quanto a banheira, ainda eu não testei colocar na gaiola..aqui não está mais tanto frio quando uns dias atrás, mas também não está calor..tenho medo de que ela se molhe e fique com frio, até mesmo por esse motivo de ter um período curto de sol...

1 hora atrás, Leo Ribeiro disse:

Bom dia!

A minha canela cara branca foi a mesma coisa, quando a peguei ela estava com a ponta do rabo meio encardida e algumas manchas de papinha como a sua. Mas eu só precisei colocar uma banheira e logo quando ela se acostumou com o ambiente, foi começar a banhar-se e no primeiro banho dela, ela mesma retirou uns 90% da sujeira... restando apenas nas pontas das asas, que semanas depois retirei usando o borrifador de água enquanto ela limpava as penas.

Mas se a sua não tiver o costume de se banhar e correr do borrifador, você pode esperar a época da muda, que troca as penas inclusive as do rabo também

:D

Então Léo, to torcendo mesmo pra que na muda de penas ela troque todas essas penas, dá uma dó ver ele (a) "feinha" assim hehehe. Mas sei que quando chegar ao "normal", os albinos é umas das mutações mais lindas que tem :D

Link para compartilhar
Share on other sites

Cara, geralmente com calopsitas mais "sujas" por conta da criação, eu faço um banho diário com algum ectoparasiticida para limpar as más influencias, deixo no sol por um tempo e logo quando estiver perto da muda, dê uma pequena dosagem de suplemento especifico para a ocasião, geralmente com 9 meses a primeira muda.

 

Abraços.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...