Jump to content

Dúvida sobre ovo.


Rogerio Castelo
Ir para a solução Resolvido por Célia Maia,

Posts Recomendados

Olá amigos, estou com um filhote de 2 meses, minha fêmea começou novamente a botar ovos e eu apenas guardei no ninho, o qual retirei de perto dela. Mesmo assim ela já botou 4 ovos e o escandalo é tão grande procurando onde pôr que eu acabei devolvendo o ninho para ela.

A pergunta é: esses ovos que ficaram uns 5-6 dias no ninho sem eles chocando, podem vingar? Quanto tempo um ovo pode ficar sem choco antes que não dê mais certo?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Não há possibilidade, pois os ovos necessitam serem chocados para se desenvolverem, depois de tanto tempo não é mais possível. Se a sua intenção não é ter mais filhotes, sugiro que retire o ninho, pois o mesmo somente irá estimular mais ainda ela, mas o fato de retirar não impedirá que ela pare de por, pois ela tem um ciclo que enquanto não acabar ela não irá parar de botar. Normalmente as fêmeas colocam de 4 a 5 ovos, depois disso dão uma sossegada até começar novamente o novo ciclo. Eu costumo deixar as minhas colocarem e depois quando não percebem tiro o ovo e jogo fora, elas gritam um pouquinho, mas quando percebem que não tem mais nada se acalmam.

Link para compartilhar
Share on other sites

Fala Rogerio, seguinte, a literatura cita que os ovos fecundados que não iniciaram a incubação têm possibilidade de permanecerem viáveis por cerca de 10 dias em temperatura ambiente, alguns citam até + ! 

 

Então há possibilidades dos ovos fecundados gerarem filhotes sim !

 

Fator que também influencia, como você armazenou os ovos ? 

 

O ideal é que durante esse tempo de espera os ovos sejam virados no mínimo 2 X ao dia, ou sejam armazenados com a ponta fina para baixo, tal qual os de galinha na cartela, isso evita que a gema cole na casca.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

certo, eu deixei no ninho, o qual coloquei em outro lugar. 

Será que devo esperar uns 5 dias e fazer a ovoscopia? Eles só se aquietaram quando eu trouxe o ninho de volta. Tava um escandalo por aqui, toda vez que ela botava em cima do pote de comida eu colocava o ovo no ninho que estava guardado..

Link para compartilhar
Share on other sites

Entendi, eu faria isso, é provável que se foram fecundados venham a gerar filhotes, 5 ou 6 dias não estragariam os ovos, o único problema foi que você não virou esses ovos durante esse período, mas com sorte ainda consegue tirar uns filhotes.

Editado por Ricardo Ronsini
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu deixaria ela chocar se ela tá tão nervosa assim, de repente mesmo que não tenha filhote esse instinto maternal melhora um pouco, apesar que também já ouvi isso de gente que guarda os ovos e devolve a fêmea quando ela coloca o último pra chocar todos juntos... De repente até nasce :D

Link para compartilhar
Share on other sites

Concordo plenamente com o Amigo @Ricardo Ronsini, os ovos podem ficar sem choco por 10 dias ou mais , e ainda assim estarem bons , tinha um tópico no fórum antigo que falava dessa experiência de trocar ovos verdadeiros pelos de plástico para fazer com que os filhotes nascessem todos juntos, e a experiência foi um sucesso. Isso fez com que a mortalidade de filhotes diminuisse bastante pois a disputa por alimentos fica mais justa, se bem que eu acho que cansa demais os pais .... mas a resposta á sua pergunta é: SIM, esses ovos ainda podem nascer filhotes caso estejam galados é claro. Boa sorte.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Concordo plenamente com o Amigo @Ricardo Ronsini, os ovos podem ficar sem choco por 10 dias ou mais , e ainda assim estarem bons , tinha um tópico no fórum antigo que falava dessa experiência de trocar ovos verdadeiros pelos de plástico para fazer com que os filhotes nascessem todos juntos, e a experiência foi um sucesso. Isso fez com que a mortalidade de filhotes diminuisse bastante pois a disputa por alimentos fica mais justa, se bem que eu acho que cansa demais os pais .... mas a resposta á sua pergunta é: SIM, esses ovos ainda podem nascer filhotes caso estejam galados é claro. Boa sorte.

​Verdade Sueli, inclusive essa é uma técnica muito difundida entre os criadores de canário belga, que evita a mortalidade dos filhotes mais tardios.

Link para compartilhar
Share on other sites

pois é gente, eu havia lido sobre essa técnica, mas de uma forma ou de outra, eles dois estão bem calmos cuidando dos ovos, vez ou outra o pai sai pra fazer carinho ou brigar um pouquinho com o filhote, que já aprendeu fiu fiu e me adora, acabou não sentindo falta dos pais porque é uma peste e passa o dia procurando o que fazer. Vamos esperar uns 20 dias e ver se nasce algum dos novos 4, ainda acho que está parar por um quinto.....

Link para compartilhar
Share on other sites

Eles fizeram um escândalo no que vc retirou o ninho com os ovos porque na cabeça deles algum predador pegou os ovos. Daí, ficaram a gritar com a intenção de achar os ovinhos. Tenha cuidado porque é recomendável que tenham no máximo 3 ninhadas ao ano e de preferência que não sejam seguidas. O melhor a fazer é retirar o ninho quando o filhote mais novo completa uns 20 dias. Daí, não ficam estimulados a iniciar nova postura. O ninho é retirado e os criadores colocam uma vasilha rasa com maravalha no fundo da gaiola onde possa caber a mãe e os filhotes. Pode ser uma vasilha tipo esses pratinhos de planta. No que acabar essa ninhada, dê um descanso ao casal e uma alimentação bem reforçada e balanceada. Espero ter ajudado e boa sorte!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Na verdade eu retirei o ninho sem eles verem, estavam passeando no banheiro, só que ficaram ansiosos por uns 3-5 dias seguidos e ela continuou pondo.

Sobre a bacia, eu não tinha pensado e nem lido isso, irei fazer sim, obrigado!!

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...