Jump to content

Guia: Reprodução


DCM Balthazar

Posts Recomendados

Gentilmente enviado pela nossa usuária Chris:

 

 

SOBRE REPRODUÇAO DAS CALOPSITAS



As calopsitas se reproduzem em média a partir de 1 ano, podendo ser 10 meses (não recomendado). Se o Casal estiver saudável e na idade reprodutiva, após formarem casal e colocado o ninho, deverão levar de 7 a 15 dias para começar a botar os ovos. Colocam de 4 a 7 ovos em média, dia sim, dia não (dias alternados). O ideal é reproduzir os casais separadamente, não em viveiros comunitários. Na fase reprodutiva, mesmo calopsitas mansas se tornam mais agressivas. Os machos param de cantar, pois na natureza o canto atrai predadores. No período reprodutivo deixe seu casal na gaiola, evite manter solto, pois isso tira a atenção deles para os ovos. Se suas calopsitas fora da fase reprodutiva (ainda filhotes) cruzam, isso é normal – eles ainda não fazem bebês, por isso não coloque ninho antes da idade certa.

O pai e a mãe chocam os ovos se revezando no ninho e às vezes até juntos. Quem verifica se o ninho está adequado é o macho. Forre o ninho com maravalha ou floco higiênico, para evitar quebrar os ovos e evitar que os filhotes nascidos fiquem com problemas articulares por não poderem se apoiar bem.
O nascimento acontece de 17 a 22 dias para cada ovo. Se não nascerem nesse prazo, aguarde mais 5 dias para cada ovo, antes de descartar. 

Deixe sempre uma banheira com água limpa e fresca no fundo da gaiola. A fêmea precisa da água e da umidade para botar seus ovos e amaciar a casca para os filhotes nascerem.

Os filhotes nascem em dias alternados ou seguidos, depende da experiência do casal em chocar. O pai e a mãe alimentam os filhotes. Nessa fase é muito importante ter muita comida disponível, pois os pais ficam nervosos se não se sentem seguros de que haverá alimento bastante para seus filhotes. Ofereça sementes, milho verde na espiga, couve, cenoura ralada, farinhada de ovo ou ovo cozido. Alimentos não industrializados devem ser retirados no mesmo dia. 

Os filhotes abrem os olhos por volta de 10 dias de vida. Podem ser pretos ou vermelhos, de acordo com a mutação (cor) do filhote. Nesses 10 primeiros dias evite mexer no ninho. Após isso, com cuidado para os pais não fugirem, pode olhar os filhotes, pegar com cuidado, trocar a maravalha quando necessário. No início os pais ficam nervosos, mas quando percebem que você sempre traz de volta os filhotes em segurança, acabam acostumando com a ajuda. Para amansar os filhotes sem precisar dar papinha (que é contra-indicado, pois diminui a imunidade dos filhotes – e só deve ser usada em filhotes abandonados ou doentes) – é só ir, a partir de 15 dias, pegando os filhotes (2 de cada vez), com muito cuidado, colocar eles um potinho forrado com pano macio ou papel higiênico – leve ele para perto de você por alguns minutos. Faça um carinho suave. Fale com a voz bem calma, não faça movimentos bruscos. Comece com 10 minutos. Eles ainda não podem ficar longe dos pais por muito tempo. Aos poucos aumente o tempo com eles, e quando forem emplumando, faça carinho no topete, nas costas. Por volta de 30 dias, comece a colocar ele no seu dedo (encaixe os pezinhos dele nos seus dedos, de frente para você, em um lugar macio, onde, se ele cair, caia em cima de um sofá ou cama). Assim estará amansando sem precisar tirar dos pais para alimentar. Ele estará se acostumando ao movimento da casa, aos novos sons, aos seus gestos e voz. Com o tempo perderá o medo. Nunca fique mais que 30 minutos, para os pais não ficarem nervosos.

As calopsitas se reproduzem na época das chuvas, e costumam ter 2 ninhadas ao ano. Em cativeiro podem ter mais, porém isso não é bom. Se você quiser uma segunda ninhada, aguarde um pouco, pois assim que os filhotes estiverem emplumando os pais começam a cruzar de novo. Nessa hora coloque os filhotes num pote de plástico baixinho, forrado com maravalha ou papel absorvente (higiênico ou de fritura), no fundo da gaiola. Os pais vão continuar alimentando eles e cuidarão da próxima ninhada. Enquanto isso os bebês devem aprendem a comer, para isso coloque potes rasos com comida e água no fundo da gaiola, que o pai ensinará eles a comerem. Assim que estiverem comendo sozinhos, separe eles dos pais em outra gaiola.

SE NÃO QUISER UMA SEGUNDA NINHADA: com 21 dias TIRE O NINHO e coloque os filhotes no pote raso no fundo da gaiola, e siga o mesmo procedimento descrito acima. Os pais vão acabar de cuidar deles e devem parar a reprodução.

Oba.: Use essa tabela em todas as ninhadas. Você verá que vai traçar um perfil do seu casal, e se acostumar aos padrões deles. Essas anotações têm me ajudado a melhorar a qualidade da reprodução das minhas calopsitas. BOA SORTE PARA TODOS (Ana Christina Macedo Flores)


kuas4.jpg

  • Gostei 11
  • Obrigado 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Visitante
Este tópico está fechado para novas respostas.
×
×
  • Criar Novo...