Jump to content

Calopsita machucada no peito


Jader
Ir para a solução Resolvido por Visitante,

Posts Recomendados

Ola pessoal, me ajudem em uma questão, quando eu estava amansando a minha calopsita ela caiu do meu dedo, ou melhor ela pulou e bateu o peito no chão, até então eu não tinha percebido que ele tinha machucado, sangrou e sarou, só que eu não vi........depois de um tempo eu percebi que tinha feito um machucadinho, só que esse machucadinho demora pra estancar, não sei se é pelo fato de fazer uma casquinha, igual quando nos machucamos ou ralamos, que quando a gente cutuca sangra, o que fazer? tem algo que eu posso posso fazer para sarar mais rápido ou para sair a casquinha??

Link para compartilhar
Share on other sites

Jader, ela bica o lugar??

A cicatrização está boa e ela só arranca a casquinha?

Esse tipo de machucado costuma sarar sozinho, se é uma lugar que ela meche muito o ideal é não passar nada para que não haja risco dela se intoxicar, mas de qualquer maneira, aqui eu uso muito merthiolate em casos de machucados. 

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Isabella Dejuli disse:

Jader, ela bica o lugar??

A cicatrização está boa e ela só arranca a casquinha?

Esse tipo de machucado costuma sarar sozinho, se é uma lugar que ela meche muito o ideal é não passar nada para que não haja risco dela se intoxicar, mas de qualquer maneira, aqui eu uso muito merthiolate em casos de machucados. 

então a cicatrização esta boa, faz uma semana so que eu estou deixando ele de "castigo", pois eles ficam solto, so que agora estou deixando ele preso por que ele é meio suicida, ai tenho medo dele pular e voltar a sangrar kkkkkkkkkkkkk

mas é difícil se eu pegar a femea e ficar só com ela ele faz escândalo kkkkkkkkkkkkk mas valeu  pela dica, qualquer coisa vou usar seu conselho..............nossa mais da um aperto no peito ver ele machucado:(

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Bom dia Pessoal, como falei anteriormente, minha calopsita machucou no peito ao pular do dedo, só que eu pensei que tinha sarado...para minha surpresa não, o machucadinho não está cicatrizando, eu estou passando mertiolate (veterinário indicou), daqueles que não arde, mas isso já faz uma semana, alguém sabe me informar quanto tempo demora para cicatrizar? não perguntei isso para o veterinário.  

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Olá @Jader,

Uma pergunta: Está cortado os dois lados das assas dele?. Ou apenas um lado?.

Olhe achei em um site da internet:

Obs: Não é para ser seguido exatamente porque isso se faz com um profissional ma dá uma noção ;)

MACHUCADOS NA REGIÃO DO PEITO

"Esse tipo de machucado no peito da ave invariavelmente é resultado de asas cujas penas foram aparadas de forma incorreta (todas as remiges, que são as penas longas e duras nas asas que servem para dar força no vôo e direção).  

Quando a ave se assusta, num instinto natural quer sair voando, mas só consegue saltar e o consequente tombo batendo o peito no chão é inevitável. 
 
O melhor é levar a ave a um veterinário o mais rápido possível.  Na impossibilidade, pode ser feita uma limpeza no local do ferimento com soro fisiológico, líquido de Dakin ou anti-séptico Johnson Johnson.  mas esse procedimento somente deve ser feito se a pessoa se sentir à vontade, para não estressar a ave.  
 
Em aves, sempre procuramos evitar ministrar pomadas nas regiões do corpo onde há penas, pois o uso contínuo destas, pode dificultar o desenvolvimento das novas penas (o maior problema normalmente é o entupimento dos folículos - orifícios na pele por onde aflorará o canutilho, ou seja, a nova peninha). 
 
Acomode a ave numa gaiola tipo argentina (gaiola tradicional para a criação de canários) com apenas um poleiro no meio e numa altura que evite a crista ficar raspando na grade do teto. De início a ave talvez fique um pouco agitada), mas com certeza irá se acalmar.  
 
Obrigatoriamente a ave terá que ficar nessa gaiola por pelo menos 5 a 7 dias "SEM SAIR", para a cicatrização completa (nas aves o processo de cicatrização é mais rápido). 
 
Na maioria das vezes é necessário usar o colar elizabethano, para evitar que a ave fique bicando a região, piorando ainda mais o ferimento, impedindo a cicatrização.  O uso do colar só deve ser adotado em casos de real necessidade, porque estressa a ave pela restrição de certos movimentos, como por exemplo, limpar as penas.
 
Após esse período, alguns cuidados terão que ser tomados para evitar que a ave se fira novamente !!! Por exemplo: quando estiver com sua calopsita, brinque mas não numa altura superior a um metro, mais ou menos do chão, pois no entusiasmo, fatalmente ela irá pular novamente.   Este cuidado vai levar uns dois ou três meses, até que as penas das asas cresçam um pouco e ela tenha condições de "pousar" e não a de "chegar" no chão.
 
 
 
:D
 
 
 
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi @Maria Emília ela tem a asas cortadas sim, eu comprei ela com uma das asas já cortadas, como ela é nova (6 meses) esta começando a nasceras penas agora, mas vou seguir esse exemplo de deixar ela sem sair da gaiola por uma semana mais ou menos e aguardar, se não sarar terei que levar no veterinário, pois ela fica cutucando o machucado, ou melhor arrancando as casquinha, evitando assim a cicatrização.

mas obrigado pela dica

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá @Jader

Olha se ela está mexendo faz um colar elizabetano ajuda muito!

Segue o link a ideia só que no vídeo está para gatos porém e a mesmo modo para aves só que em proporção Micro. Outra coisa cubra a parte que vai estar em contato com o pescoço com fita para não ter atrito e machucar o pescoçinho dela.

^_^

 

Link para compartilhar
Share on other sites

é uma boa ideia, mas acredito que não seja necessário pois minha ave já é assustada e estressada de natureza, se eu colar isso ai que ela vai endoidar, e para piorar eu só chego em casa a noite, não vou poder verificar se ela vai estar se alimentando ou fazendo outro tipo de coisa com esse colar, mas é uma ótima ideia, pena que não vou poder colocar em pratica :(

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 3 weeks later...
Em 20/08/2016 at 18:01, claudia araujo disse:

Boa noite, 

sua calopsita está melhor teve uma boa cicatrização no peito?

 

oi desculpa não responder, cicatrizou mas ele é arteiro e voltou a machucar de novo :|, agora tudo de novo,desde o começo, ele é terrível se me descuido ele sobe em alguma coisa e pula do nada, ele é meio doido rsrsrsrsr

Link para compartilhar
Share on other sites

20 horas atrás, Jader disse:

oi desculpa não responder, cicatrizou mas ele é arteiro e voltou a machucar de novo :|, agora tudo de novo,desde o começo, ele é terrível se me descuido ele sobe em alguma coisa e pula do nada, ele é meio doido rsrsrsrsr

sem problemas, a minha também está assim mês passado, pedir pro meu marido seguar ela limpei bem com soro e algodão, passei um pouco de merthiolate na outra semana já estava bom, não tinha mais nada, ela também é doida cai toda hora, se precisar leva no veterinário...

abraço fique com Deus, se precisar é só chamar...

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Em 08/09/2016 at 16:50, claudia araujo disse:

sem problemas, a minha também está assim mês passado, pedir pro meu marido seguar ela limpei bem com soro e algodão, passei um pouco de merthiolate na outra semana já estava bom, não tinha mais nada, ela também é doida cai toda hora, se precisar leva no veterinário...

abraço fique com Deus, se precisar é só chamar...

Valeu, eles se recuperam rápido, ainda bem né......agora vou ficar mais atento com eles.

obrigado 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 anos depois...
Em 12/09/2016 at 12:42, Jader disse:

Valeu, eles se recuperam rápido, ainda bem né......agora vou ficar mais atento com eles.

obrigado 

Boa noite a minha caiu machucou o peito também, sangrou  pouco mas parece q faz um buraco nessa região demorou muito pra cicatrizar? Pois a minha está fazendo tudo normal como se não tivesse machucada, procurei ajuda em minha cidade mas não tem veterinário específico para aves, apenas joguei rifocina 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 10 months later...
Em 04/03/2020 at 22:29, thaislima disse:

Boa noite a minha caiu machucou o peito também, sangrou  pouco mas parece q faz um buraco nessa região demorou muito pra cicatrizar? Pois a minha está fazendo tudo normal como se não tivesse machucada, procurei ajuda em minha cidade mas não tem veterinário específico para aves, apenas joguei rifocina 

minha se machucou de forma misteriosa e abriu um buraco... a comida sai por ai... achamos que furou o papo pois ela estava estressada e tinha arrancado um pouco das penas do peito ontem entao trouxe para casa e eu pedi para minha mae segurar ela enquanto cortava as asas.  apos cortar percebi um pouco de comida no peito dela na regiao onte ela tinha arrancado um pouco das plumas. quando nos olhamos era um buraco e la estava o painço que ela comeeee,  nos imediatamente ligamos para meu pai que cria silvestres, ele dise que iria fechar porem temos medo dela n conseguir comer e beber agua. hj ela estava piando como sempre sem sentir nada e saiu uma espuminha acinzentada do local! depois irei postar potos dela ontem e hj.... desculpe por ter te marcado thais, mas como a sua ficou?

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...