Jump to content

Ração


Danny

Posts Recomendados

Olá Pessoal!!! faz uns 3 meses q comecei a dar a ração da marca megazoo mix. O zeus se adptou bem, as vezes dou talo de couve, cenoura crua, maça sem semente e casca e as vezes um pedacinho de torrada ou casquinha de pão. Gostaria de saber se tem algum suplemento que eu posa agregar a ração dele, ele come bem, mtooo bem, pois acgo que preciso de algum complemento.

Link para compartilhar
Share on other sites

Você pode oferecer rações extrusada, e farinhadas próprias para calopsitas, existem várias marcas no mercado, inclusive da megazoo, dá uma procurada nessas lojas de pet online que vão ter bastante.

Pode oferecer outros alimentos como canjiquinha de milho fervida, couve, brocolis, rúcula, pimenta dedo de moça, beterraba, milho, ovo cozido

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Danny

Dica de ouro que eu aprendi com o veterinário responsavel pelas minhas aves: menos é mais. 

Quando comecei a criar aves, há mais de 7 anos, eu achava um máximo dar todo suplemento e vitamina que eu achava. 

A alimentação da sua ave esta ótima, não tem necessidade de agregar muito. Um bom mix de sementes, uma boa ração extrusada, se quiser, farinhada pode ser oferecida mas com moderação e os alimentos frescos. a vontade. Se quiser usar um grit mineral, mas também com moderação. 

Eu estou numa fase meio natureba com eles, compro um mix bem equilibrado e não muito calorico e controlo até o uso de extrusada, tinha uma ave nefropata e a extrusada atacava o rim, ou seja, já tem uma quantia de proteina grande, então dou uma segurada também, mas pra aves saudaveis pode ser oferecida em livre demanda. 

  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

@Isabella Dejuli, sobre o organew, o que você me diz? Eu aproveito o tópico da amiga para perguntar, rs. Eu ofereço alimentação bem variada, faço o  próprio mix e adiciono farinhada às sementes pois as minhas não comem pura e também comem pouca extrusada. Não aproveita muita coisa. Eu li bons comentários sobre o organew e li hoje aqui no fórum um artigo sobre probióticos e prebióticos. As minhas calôs são sempre mais magrinhas que o peso considerado ideal. Hebe com 75 gramas e Hellaria 85, apesar de saudáveis.

Eu comprei o organew mas também gosto dessa onda natural e estou na dúvida se ponho nas sementes.

Editado por KamilaF
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu tbm prefiro nao fornecer suplementos sem necessidade. 

Aqui em casa dou o mix da megazoo misturado com a extrusada tbm da megazzo.Todos os dias dou uma verdura diferente, milho verde, 1 vez por semana ovo cozido com canjiquinha. As vezes dou farinhada tbm. 

Editado por Kamille Graciene
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@KamilaF Eu já usei o organew pra aves doentes, não acho aconselhável para aves saudáveis. Tudo isso é metabolizado no fígado e tudo junto gera um excesso de proteína que prejudica os rins. Então, eu opto por não usar nada. 

Farinhada eu uso raramente, muito raro mesmo e geralmente misturado com algum legumes, justamente pelo excesso de proteína. 

O que eu acho bacana e já usei muito, é só o probiótico, eu uso um chamado bio bird C, hoje não uso mais porque como eu disse, eu cismei e to numa onda naturalista com eles kkkk tenho gostado muito dos resultados, tanto na saúde, nas penas, nas fezes, em tudo. Então eu vou mudando a alimentação deles conforme eu 'cismo' mesmo e quando o veterinário deles aprova né  kkk 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Pois é. O que me deixa cismada é a falta de apetite. Uso a Alcon Eco Club, todos os dias uma verdura diferente, mix eu preparo tentando deixar o mais saudável possível. E eu acho que elas comem tão pouquinho! A única coisa que elas comem bem é ovo cozido.

Eu digo que elas comem pouco pq eu já tive outra calopsita e ela era mais pesada, robusta, as calopsitas dos meus colegas também são. A Hebe tem um histórico de rejeição pelos pais, chegou pra mim muito maltratada, não foi bem nutrida na fase de filhote, então eu entendo que ela ser menor do que as outras aves não é tão estranho. Mas a Ellaria não. Chegou pra mim bem mais robusta e a genética dela é excelente. Em comparação aos periquitos australianos que eu tenho, elas comem pouco. Bem pouco. Será que é pq são fêmeas? 

Ain, fico preocupada. :(

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, KamilaF disse:

Pois é. O que me deixa cismada é a falta de apetite. Uso a Alcon Eco Club, todos os dias uma verdura diferente, mix eu preparo tentando deixar o mais saudável possível. E eu acho que elas comem tão pouquinho! A única coisa que elas comem bem é ovo cozido.

Eu digo que elas comem pouco pq eu já tive outra calopsita e ela era mais pesada, robusta, as calopsitas dos meus colegas também são. A Hebe tem um histórico de rejeição pelos pais, chegou pra mim muito maltratada, não foi bem nutrida na fase de filhote, então eu entendo que ela ser menor do que as outras aves não é tão estranho. Mas a Ellaria não. Chegou pra mim bem mais robusta e a genética dela é excelente. Em comparação aos periquitos australianos que eu tenho, elas comem pouco. Bem pouco. Será que é pq são fêmeas? 

Ain, fico preocupada. :(

Isso tem a ver com o porte da ave, algumas tem um porte bem menor que outras, seja por uma genética ruim, cruzamentos consanguíneos, etc. E a alimentação não vai mudar o porte, pode fazer ganhar peso apenas.

Uma ave saudável deve ter ao osso do peito aparente mas não proeminente e também não pode 'nao ter', assim ela estará no peso ideal para o porte dela. Não ha mais pesos corretos, hj com o tanto de reprodução que temos as aves estão sem padrao.

De 3 fêmeas, uma fica entre 100/105g, a outra entre 85 e 89 e a outra não passa de 76g, todas elas no peso ideal para o porte. 

As vezes vc tem a impressão que comem pouco por conta do tamanho, mas comem o suficiente ou vc veria a aparecencia desnutrida. É tem aves que comem mais que outras, percebo isso aqui tb. 

E acho que periquitos tem uma fome anormal mesmo, oa meus estão até de dieta por ordem do veterinário ... Só por deus. 

  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Os meus periquitos comem muito! kkkkkkkkk Fico abismada.

Então, a quilha das minhas está sempre do normal para magro, não chega a magro, mas ficam mais magrinhas que o normal. A Ellaria tem excelente genética. Eu brinco com meu colega de quem a adquiri que as aves dele parecem pombos, de tão grandes rsrs mas ela ficou mais miudinha depois que veio pra mim. A Hebe é justificável, minha petinininha.

Bom, acho que uma boa porção dessa minha preocupação é só neura mesmo.

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, KamilaF disse:

Os meus periquitos comem muito! kkkkkkkkk Fico abismada.

Então, a quilha das minhas está sempre do normal para magro, não chega a magro, mas ficam mais magrinhas que o normal. A Ellaria tem excelente genética. Eu brinco com meu colega de quem a adquiri que as aves dele parecem pombos, de tão grandes rsrs mas ela ficou mais miudinha depois que veio pra mim. A Hebe é justificável, minha petinininha.

Bom, acho que uma boa porção dessa minha preocupação é só neura mesmo.

Vai observando, se você acha que estão magrinhos, é melhor aumentar a ingestão calórica e não suplementos. Aumente as sementes calóricas, use mais farinhada, amendoim, semente de abóbora, mas tudo com controle ou você vai ter problemas com o fígado delas. 

Mas eu posso garantir que boa parte é paranóia nossa mesmo kkkk

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...