Jump to content

Crescimento das asas e aparo


Horizonger

Posts Recomendados

11 minutos atrás, Horizonger disse:

Queria saber se é normal uma asa crescer antes da outra e se devo aparar pra crescerem juntas ou algo do tipo, queria saber se esse canhão exposto é normal ou se devo fazer algo a respeito.

 

IMG_20160719_092831039.jpg

IMG_20160719_092954632.jpg

Vc que sabe, nyny e kyra está com a assa igual mas eu não cortei ainda não, ele não está voando auto ainda.. Mas é bom pergunta pra quem sabe 

Link para compartilhar
Share on other sites

Desculpa a sinceridade mas o corte das asas esta bizarro. Muito profundo e sem linha de corte, os canhões estão expostos porque foram cortados errado.

O ideal seria esperar as penas crescerem e então fazer o corte correto das penas de voo. 

Mas as penas não crescem de maneira uniforme nem com corte certo, uma cresce primeiro que a outra, mais que a outra, é necessário ir aparando ou deixar crescer e fazer um corte só. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Para impedir que o pássaro voe, é preciso cortar algumas penas de vôo. Essa medida permite
que você lhe dê mais liberdade fora da gaiola, sem se preocupar o tempo todo com uma possível
fuga. Outra vantagem é impedir que se choque contra uma parede ou janela, ou provoque algum
acidente (como cair na água ou no fogo). O corte das penas não causa dor, embora não gostem
muito. Fica muito mais fácil cortar as asas se você tiver a ajuda de outra pessoa.
Pegue a calopsita pelas costas, segurando firmemente, mas com cuidado, de modo que os pés
fiquem para fora. Se ela tentar bicar, coloque o polegar em um lado e o dedo indicador do outro
lado da cabeça, ou utilize uma luva de raspa de couro. Com cuidado, estenda uma asa e com
uma tesoura corte as penas primárias de vôo, começando pela ponta da asa.
Corte aproximadamente a metade da pena, 7 ou 8 penas, de apenas uma das asas.
Ao podar as asas, preste atenção nas novas penas que estão vindo: elas ainda tem uma
cobertura primária (camada de queratina) e por isso são diferentes. Tome cuidado para não cortá-las,
pois elas irão sangrar.

fonte:   'MANUAL PARA CRIAÇÃO DE CALOPSITAS MANSAS - Características, comportamento, cuidados e doenças.' pdf.

578e40939ad28_Semttulo.png.5af7c15ad55370a9eeb4cafa476c78c0.png

578e409730a1c_Semttulo2.png.316699e567a88403a6279f1339df7698.png

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

É que agr to com receio de cortar pq da ultima vez não sangrou nem nada mas no dia seguinte veio a sangrar por ele se debater na grade da gaiola e acho que foi justamente pelos canhoes expostos e por isso essa pena nascendo do lado esquerdo esta me dando nervoso

Acho que fiz o corte errado pq me falaram que é pra se guiar pelas asas primárias e cortar tipo bem na direção dela msm e n dei esse espaço entre primária e secundária, e por ele ser manso ele veio com cortes até em penas de voo secundárias

 

Link para compartilhar
Share on other sites

@Guilherme Eloi quando copiar os textos da internet é necessário citar a fonte, para não termos problemas com plágio. 

 

@Horizonger, quando o corte é feito de forma errada, com muita profundidade, acaba deixando os canhões expostos mesmo e mesmo que não sangre na hora, qualquer batida machuca. Quando cortamos somente as penas de voo, eles nem aparecem. O ideal, para ajustar as duas asas dela, seria deixar crescer todas as penas de voo, sem pressa, mas aí teria que ter atenção redobrada para ela não fugir. Precisa ficar uniforme as penas, para você conseguir cortar as penas de voo sem chegar nas penas da camada secundária. Outra coisa é usar uma boa tesoura, porque se não for boa mastiga os canhões e eles também ficam aparantes e mais zuados ainda. 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Não consigo editar meu post, a fonte é o manual em pdf 'MANUAL PARA CRIAÇÃO DE CALOPSITAS MANSAS - Características, comportamento, cuidados e doenças.' Não citam nome do autor nela

Editado por Guilherme Eloi
Link para compartilhar
Share on other sites

@Horizonger como os outros colegas ja te falaram o corte está errado. Eu tenho uma fêmea adulta q está comigo a 4 meses e veio pra mim com as asinhas assim. Estou tendo problemas por isso até hj. Esses canhões q ficam expostos machucam com muita facilidade. Ontem mesmo ela quebrou um canhão e sangrou bastante. Não vejo a hora dela entrar na muda de penas pra crescer logo e fazer o corte certo.

Toma muito cuidado com ela, principalmente por causa de pânico noturno até essas penas crescerem. Boa sorte!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...