Jump to content

Mãe arrancando penas do filhote..sos


Posts Recomendados

Boa tarde gente

Estou com 3 filhotes e agora a tarde como sempre faço vejo se os pais estão alimentando os filhotes,foi aí que vi a mãe arrancando as penas que estão nascendo do filhote mais velho que tem 18 dias de vida.O pior é machucou de sair sangue e até no pescoço.O que fiz foi colocar ele na ante sala pra separar dos outros mas mesmo assim ela continua arrancando as penas dos filhotes.Ela também faz isso com o macho as vezes quando ele pede carinho. Por fim separei o filhote,limpei com soro fisiológico os machucados e coloquei ele em outro ninho que não sei ainda onde por.Sei que vou ter que alimentar ele e vou pesquisar no forum como e quando fazer isso.Mas se puderem me ajudar ...To preocupada se ela fará isso com os outros que ainda não tem muitas penas.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Dona disse:

Boa tarde gente

Estou com 3 filhotes e agora a tarde como sempre faço vejo se os pais estão alimentando os filhotes,foi aí que vi a mãe arrancando as penas que estão nascendo do filhote mais velho que tem 18 dias de vida.O pior é machucou de sair sangue e até no pescoço.O que fiz foi colocar ele na ante sala pra separar dos outros mas mesmo assim ela continua arrancando as penas dos filhotes.Ela também faz isso com o macho as vezes quando ele pede carinho. Por fim separei o filhote,limpei com soro fisiológico os machucados e coloquei ele em outro ninho que não sei ainda onde por.Sei que vou ter que alimentar ele e vou pesquisar no forum como e quando fazer isso.Mas se puderem me ajudar ...To preocupada se ela fará isso com os outros que ainda não tem muitas penas.

 

provavelmente deve fazer com os outros, melhor vc cuidar dos filhotinhos sozinha, pra isso vc deve ter uma incubadora pra manter eles quentinhos. Pode ser q ela mate os outros sem vc ver. Cuida deles, deixa essa covardia nao. Soh não sei como cuida de filhotinho, nunca cuidei, o pessoal daqui deve te dar umas dicas! Espero q todos os filhotes fiquem bem.

Link para compartilhar
Share on other sites

Se ela ja esta arrancando as penas do filhote na minha opniao chegou a hr de separ eles dos pais 

Mas o ideal e que todos os filhotes ja esteja com mais ou menos uns 15 dias vc deve alimentalos papinha p filhotes uma sonda propria ou seringa de alimentacao 

O maior problema e q estamos no inverno intao caso resolva esfriar vc deve bolar algo para manter o filhotes aquecido se for poucos filhotes use o proprio ninho com uma divisoria e uma lampada aquelas pequena de decoracao na ant sala e uma divisoria separando a lampada dos filhotes 

 Espero ter dado um pouco de nocao 

Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada a todos que responderam

Fiquei lendo outros tópicos sobre o problema e resolvi,tirar o ninho e colocar os filhotes numa tigela no chão da gaiola com o pai.A mãe arrancou a pena de outro filhote então resolvi separar ela do macho.O macho está alimentando sozinho os filhotes sem agredir nenhum deles.Mas o casal mesmo estando em gaiolas bem próximas,estão agoniados por ficarem separados.Anoiteceu e espero que todos durmam inclusive eu.Amanhã darei noticias e mando foto.

Link para compartilhar
Share on other sites

29 minutos atrás, Dona disse:

Obrigada a todos que responderam

Fiquei lendo outros tópicos sobre o problema e resolvi,tirar o ninho e colocar os filhotes numa tigela no chão da gaiola com o pai.A mãe arrancou a pena de outro filhote então resolvi separar ela do macho.O macho está alimentando sozinho os filhotes sem agredir nenhum deles.Mas o casal mesmo estando em gaiolas bem próximas,estão agoniados por ficarem separados.Anoiteceu e espero que todos durmam inclusive eu.Amanhã darei noticias e mando foto.

ok, mande foto sim, pra mim ver essas fofuras! Espero que dê tudo certo!

Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia fórum

Bom o pai está alimentando os filhotes mas não consegue mais deixar eles com papo todo cheio.A mãe continua agressiva e por isso tirei o ninho mudei todos de gaiola e coloquei os filhotes numa gaiolinha para hamster dentro da gaiola que dorme o pai.Como de dia eles ficam soltos, o que to fazendo é quando vejo que estão ficando com o papo mais vazio coloco o pai para alimentar.Minha dúvida é se posso dar a papinha para complementar ? Li no tópico das Calopsitas criadas a mão que só se deve dar papinha com papo totalmente vazio.Será que conseguirão se desenvolver bem assim.O pai fica muito cansado e atrapalhado sozinho.

Tem a foto é de hoje o mais velho tá com 19 dias, o do meio 16 e a lutina 15 dias.

topetinhos2.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

SIM  vc pode ajudar o pai a alimentar os filhotes 

logo pela manha antes dos pai alimenta-los vc enta com a papinha e durante o dia dixa com o pai  assim ele se alimenta de manha o no final da noite vc entra com a papinha novamente 

Editado por Uriel
Link para compartilhar
Share on other sites

Aconselho deixar o pai com os filhotes todo o tempo. Se tiver que separar alguém, separe a fêmea. Provavelmente ela está com esse comportamento para expulsar os filhotes do ninho e iniciar nova postura. Deixe a gaiola como sempre foi, retirando  apenas o ninho. Coloque os filhotes numa caixinha aberta e com maravalha no fundo da gaiola e observe o comportamento da fêmea. Provavelmente o pai alimentará. Se a fêmea não arrancar as penas dos filhotes mais, deixe ela na gaiola. Talvez até volte a alimentar. Se ela continuar agressiva, separe ele em outra gaiola. Se o pai está tratando, NÃO SEPARE O FILHOTE DO PAI, é muito importante a alimentação dos filhotes pelos pais. Retirar os filhotes para tratar exclusivamente na papa APENAS se nenhum dos pais estiver tratando.

Você pode ajudar a complementar a alimentação se o pai não estiver conseguindo alimentar sozinho.

A ideia da gaiola do ramster foi boa, mas o pai tem que ter acesso aos filhotes o tempo todo. Ele alimenta os filhotes o dia inteiro, então precisa ter acesso livre a eles. Por isso a caixinha pode funcionar melhor. Incentive os pais a ficarem na gaiola mais tempo. Na reprodução, a dedicação deve ser exclusiva aos filhotes.

Deixe os pais com acesso aos filhotes no fundo da gaiola e observe se é necessário retirar a fêmea  e/ou ajudar o pai na alimentação. 

Nos mantenha informados e boa sorte! Lindos bebês :x

Link para compartilhar
Share on other sites

Boa tarde a todos

Obrigada de novo a todos.É sempre muito bom saber as experiência de vocês por que pra quem tem calopsita a pouco tempo como eu são muitas dúvidas e as vezes precisamos agir rapidamente porém nem sempre sabemos se a atitude está correta.

Bom, ontem vendo que o pai não estava conseguindo encher o papo dos filhotes e já estava aflito por ver a mãe fora da gaiola e tendo que encher o próprio papo várias vezes,resolvi tentar dar a papinha.Mas foi muito difícil,eles recusavam.Tentei com vários tipos de seringa mas eles não queriam abrir o bico.Como já estavam ficando famintos resolvi devolver ao pai,enquanto isso a mãe estava desesperada para entrar na gaiola com eles.Então com um poleiro na minha mão resolvi deixar ela se aproximar dos filhotes.Ela tentou 4 vezes arrancar as penas então eu intervinha afastando ela dos filhotes com o poleiro,mas na quinta vez que se aproximou ela começou a alimentar os filhotes.Então agora deixo ela ajudar alimentar mas sempre supervisionando e a afastando por que ela ainda tenta arrancar as penas dos filhotes.A gaiola de hamster tem uma portinha,então quando acabam de alimentar deixo a portinha fechada.

Mas ainda tenho uma dúvida: ontem eles alimentaram pela última vez as 20:00 h e percebo que a cada 3 horas os filhotes já estão com papo vazio, então quando foi por voltar de 23 horas eu abri a portinha para que os pais alimentassem mas estavam todos dormindo.Fiquei preocupada e quando deu meia noite fui lá a abri de novo e nada dos filhotes reclamarem de fome.Fui dormir e as 3 da manhã apenas vi se estavam chamando os pais para alimentá-los mas nada.É normal os filhotes ficarem a madrugada toda só dormindo ? Outra dúvida é se os pais não ficam mais no ninho  quando os filhotes já tem por volta de 20 dias ?

Bom,eu quase não dormi e quando deu 5 e pouca da manhã acendi as luzes e todos acordaram e os pais foram alimentar os filhotes,mas sempre com minha supervisão por que as bicadas da mãe continuam.

O que vocês acham, devo continuar nessa rotina? Será que a fêmea não irá parar com isso? Quando os filhotes já poderão se alimentar sozinhos e quando separar definitivamente dos pais?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...