Jump to content

Morte de calopsita


sidarta
Ir para a solução Resolvido por Suellen Campbell,

Posts Recomendados

Boa noite a todos. Minha Calopsita veio a falecer nessa madrugada, ouvi um barulho na gaiola o que as vezes acontecia delas caírem ou descer pra comer e piar pra eu coloca-las no poleiro novamente. Mas hoje quando ouvi o barulho no momento em que fui até a gaiola a primeira já veio de encontro a minha mão subindo e saindo da gaiola e notei que a outra estava deitada de peito pro chão da gaiola. Peguei ele e o coloquei pra fora e constatei que ele parecia ter dificuldade em respirar e se reerguer. A impressão que dava é que havia quebrado o pescoço. Já que fazia força pra levantar e não conseguia.. ficava com o rabo levantado e peito e cabeça no chão. Foi questão de minutos ele respirava forte e de repente sua respiração foi diminuindo até que deu o último suspiro e faleceu. Me senti impotente. Foi tudo muito rápido e ele não apresentava comportamento estranho mas ao entrar aqui me deparei com um tópico sobre as fezes e o meu fazia fezes amarelada e bem clarinha quase em um tom próximo ao branco, e parecia uma massinha. Ele comia o tempo todo e bebia água. Comprei ele tem poucos meses e as fezes dele sempre foram assim. Nunca mudou.. acredito ter comprado uma ave doente. A princípio questionei o vendedor, o qual o mesmo me perguntou se a ave estava comendo e bebendo água, falei que sim e ele disse que então estava tudo certo. O outro tem as fezes normal, urina também. Canta o tempo todo.. Se alguém puder me esclarecer essa situação, ainda não está claro. Está sendo difícil, meus animais sempre foram tudo pra mim. Ps: Perdoe algum erro, não sei ao certo se é assim que faz a postagem. É minha primeira vez aqui. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada e muito obrigada mesmo! O tópico que eu mencionei no meu texto é exatamente esse e foi através dele que cheguei a essa conclusão. Uma pena que o acesso a esses veterinários ainda sejam tão limitados, ao menos aqui na minha cidade ou o mais próximo dela não conheço profissional que atenda calopsitas. 

Link para compartilhar
Share on other sites

De qual cidade você é? Os moderadores do fórum podem te ajudar com veterinários através do banco de dados do fórum.

Sinto muito pelo que aconteceu com sua calopsita. As doenças evoluem rápido sem tratamento. Ela deu os sinais pra você, mas por uma infelicidade não percebeu.

Como é a alimentação que você costuma oferecer?

Link para compartilhar
Share on other sites

Em Wednesday, August 10, 2016 at 21:43, Suellen Campbell disse:

De qual cidade você é? Os moderadores do fórum podem te ajudar com veterinários através do banco de dados do fórum.

Sinto muito pelo que aconteceu com sua calopsita. As doenças evoluem rápido sem tratamento. Ela deu os sinais pra você, mas por uma infelicidade não percebeu.

Como é a alimentação que você costuma oferecer?

São Lourenço-MG. 

Obrigada, tem razão.

Eu dou uma ração que eles vendem por kg e compro uma outra que contém só girassol, aí deixo um potinho com essa ração e outro com o girassol e mais a vasilha com água. Ofereço casca de banana e maçã sem semente. São as frutas que ele mais gosta. Tem alguma outra sugestão? 

Link para compartilhar
Share on other sites

 

Seja bem-vinda ao fórum, @sidarta

Vamos lá.

1- não é recomendado dar qualquer coisa a granel, pois é um gigante foco de doenças. Compre sempre pacotes fechados. Pode ser um pouquinho mais caro, mas compensa porque raramente será transmitida uma doença pelas sementes.

2- pare de dar girassol para suas colopsitas. Girassol é muito gorduroso e pode fazer muito mal. Aqui no fórum acho que ninguém dá com frequência. Eu dou aqui em casa, mas como um agrado de vez enquando. Umas 3 sementes...

3- recomendo também comprar ração extrusada e fornecer junto com as sementes. Farinhada para pássaros também.

4- pode continuar a dar frutas. Ofereça também ovo cozido, milho cozido, couve, cenoura...

Espero ter ajudado.

Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada @Rogério M.. Bom acabei de comprar a ração extrusada e comprei um saquinho fechado de ração(sementes), nela também contém uma quantidade razoável de girassol mas os tirei antes de colocar no potinho pra ele. Acrescentei junto a sementes a ração extrusada. Obs: Coloquei uma tampinha de garrafa pet (quantidade) já que ele nunca comeu dessa, pra poder ir se acostumando. E obrigada por me informar do girassol, já tive uma maritaca a qual eu também não dava por esse motivo mas não sabia que pra calopsita também não é recomendado. Ovo cozido não corre o risco de contaminação? Ofereci pra ele uma vez batata doce cozida(ele adora) e no dia seguinte ele amanheceu vomitando. Tenho receio em dar essas coisas. A ração junto das sementes já não é o suficiente? 

Link para compartilhar
Share on other sites

É bom oferecer coisas naturais, alimentação balanceada e próxima da que elas encontrariam livres na natureza.

Faz bem pra saúde delas é vai notar até diferença nas penas, ficam ainda mais bonitas.

Ofereça farinhada industrializada, elas gostam e faz bem pra saúde delas.

Uma dica quando for introduzir sementes, ração e farinhada é mistura-las numa banheirinha, pois assim terão que bicar e sentir o sabor dos outros. E depois de um tempo separa cada um em seu comedouro.

Quanto as frutas demoram pra se acostumar mas com o tempo comem. Aqui ofereço maçã, laranja, melancia, melão, côco. Folhas verde escuras elas adoram. A minha tem preferência pela couve.

Só não ofereça abacate e alface.

Link para compartilhar
Share on other sites

Que ótimo @sidarta!!!

Eu faço o mesmo que você. Tiro os girassois que vem no saco.

Olha, quanto ao ovo eu sempre ouvi que é recomendado e por isso dou uma vez por semana. Eu cozinho ele por bastante tempo acho que uns 15 minutos. E também não deixo por muito tempo. Coloco na matade do dia, porque é quando a minha sente mais fome. Ele devora o ovo e assim que termina eu tiro. Aqui o ovo fica no máximo meia hora na gaiola.

Eu sigo o que a amiga Suellen disse acima, mas acredito qe cada um deve seguir o que achar melhor. Tem algumas farinhadas que ja possuem ovo na composição. Então acho que não faz sentido dar ovo cozido também.

De qualquer forma, boa sorte!!!

Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada @Rogério M. e @Suellen Campbell, vocês foram muito prestativos. E finalmente achei um veterinário próximo da minha cidade, que atende aves. Levei minha calopsita hoje pela manhã, já que o mesmo ontem vomitou o girassol um pouco antes de coloca-lo na gaiola pra dormir(embora eu já tenha cortado o girassol). Ai ele mencionou sobre a alimentação da minha calopsita que é muito pobre, muito restrita e me orientou nos cuidados e receitou um poli vitaminico, deu uma injeção nele(uma espécie de antibiótico) e passou mais dois remédios. Aí semana que vem volto lá pra retorno e pra ele examinar e ver como minha calopsita respondeu a medicação e no caso de não haver melhora, ele sugeriu então fazer os exames. Graças a Deus, hoje ele não vomitou nenhuma vez. Ps: Amanhã irei comprar a farinhada industrializada.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Que boa notícia! Mas fique de olho se notar que não está se alimentando, ofereça papinha pra que sua calopsita não fique debilitada. Você pode oferecer numa colher de café.

Lembre-se que qualquer intercorrência é seu direito retornar ao veterinário sem precisar pagar nova consulta.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...