Jump to content

Fezes com sementes (periquito)


Barbara
Ir para a solução Resolvido por Barbara,

Posts Recomendados

Olá pessoal! Um dos meus filhotes, que tá completando um mês hoje, já saiu do ninho tem um tempinho. Tenho notado que ele está quietinho. Hoje vi fezes com sementes inteiras e pareciam estar com casca. Logo associei a ele, devido ao comportamento. Andei lendo as possibilidades e não acredito que seja doença, como giardia, megabacteria, já que os demais estão bem, e é filhote. Pensei que poderia ser por não saber ainda descascar as sementes e por isso não estão sendo digeridas corretamente, ou talvez uma infeccão intestinal(como surgiu?) Ele come farinhada sozinho e me parece as vezes, pedir comida aos outros. O que vocês acham?

Link para compartilhar
Share on other sites

Muitas vezes, quando estão aprendendo a comer, eles engolem sementes inteiras. Mas isso é um hábito que precisa melhorar com o tempo. As sementes inteiras não são digeridas corretamente e a alimentação fica prejudicada.

Também pode ser sintoma de algumas doenças, mas penso que se o comportamento está normal, e ele é um filhote caminhando para a independência, as sementes nas fezes podem ser apenas pq ele está aprendendo a descascar. Aconteceu isso com os meus filhotes de periquito e com a Hebe quando ela estava aprendendo a comer também.

Aconselho a observar de perto o comportamento e se as sementes vão continuar saindo inteiras nas caquinhas e a oferecer ração extrusada. Ele não precisa descascar, apenas quebrar os grãos.

Vamos ver a opinião dos membros mais experientes.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Notei aqui em casa que o meu apresentava sementes nas fezes e perdeu peso. Levei ao veterinário e estava com giárdia. Fiz o tratamento e hoje ele está perfeito e curado. Lembre que às vezes as aves camuflam as doenças. Quando ficam abatidas a doença já pode estar avançada. Caso a sua dúvida persista, leve ao veterinário especializado.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@KamilaF eu percebi que hoje ele está menos sonelento. Quando não estava se limpando, estava comendo farinha da. Tem ficado mais no poleiro, mas as peninhas um pouco eriçadas ainda. Ja dou extrusada. obrigada pela ajuda.

@Eliezer Jr eu li sobre isso. Mas como ele poderia contrair essa giardia? Os demais, inclusive os pais, estão muito bem. Eles nem tem contato com aves livres. Sabe como seria esse contágio? Existe forma assintomática? Obrigada pela ajuda!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Barbara , retirei este texto do site www.poitanimaldf.com.br . Espero que ajude. Explica sobre a giárdia. 

"


 

O ciclo de vida deste protozoário é composto por dois estágios: trofozoíto e cisto. A forma infectante para homens e animais é o cisto, que é de forma direta por meio da ingestão de água e alimentos contaminados, são ativados pela passagem do meio ácido do estômago, transformando-se em trofozoítos ativos no intestino. Após a ingestão do cisto, a Giardia sp., no intestino delgado, se transforma na forma trofozoíto, tornando-se organismos flagelados que medem apenas 15 micrômetros (0,015 milímetros). Os trofozoítos habitam e multiplica-se por divisão binária junto à mucosa intestinal, principalmente no duodeno, se alimentado do bolo alimentar ingerido pelo hospedeiro, lembrando que a gravidade da doença está proporcional ao número de parasitos presentes no individuo parasitado. Eles produzem algumas toxinas, e a sua multiplicação provoca inflamação do intestino.  Quando o parasita chega ao intestino grosso, ele volta à forma de cisto, pois este é o único meio de sobreviver no meio ambiente após a sua eliminação nas fezes. O cisto é uma forma resistente do protozoário, onde no ambiente externo ele consegue sobreviver em condições extremas com a presença de matéria orgânica ou na água gelada, devida a sua espessa camada.   

 

As aves criadas em cativeiro que são mais acometidas são os psitacídeos, onde os seus maiores surtos estão correlacionados aos filhotes e idosos, deixando-os debilitados acarretando uma maior mortalidade. A Giardia sp. parasita as paredes do intestino delgado, onde consequentemente irá prejudicar na absorção dos alimentos (nutrientes), como perda de gordura, vitaminas e nutrientes, ocasionando uma grave diarréia (esteatorréia – fezes gordurosa) e consequentemente perda de peso expressiva, podendo levar a morte. "

 Pode ser muitas coisas além da giárdia. Leve ao veterinário. Eu levei o meu Alonso ao Hospital Veterinário da UNISA aqui em São Paulo. Ele foi atendido por 2 veterinárias que fazem especialização em aves e pelo Professor delas. Foi maravilhoso, descobriram inclusive que o Alonso sofria de sinusite, pois um olho vivia fechado e todos achavam que se tratava de conjuntivite. Ele está bem, saudável e agora só toma água filtrada. Os veterinários indicaram aqueles filtros de barro, bem antigos, que são excelentes! Agora é só alegria! Torço muito pra seu bebê se recupere! Mande notícias! Grande abraço.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...