Jump to content

Acidente e Quebra de penas


Célia Maia

Posts Recomendados

Passei por um grande sufoco ontem e vou narrar para que outros não passem pelo mesmo problema. Como de praxe as minhas calopsitas ficam soltas durante o dia inteiro,ficam num quintal que é totalmente fechado e seguro. Como trabalho em casa estava como de costumo no computador sentada na mesa da cozinha que fica de frente para o quintal. Meu vizinho adotou um cachorro de rua que não para um minuto, é muito alegre e late o tempo todo, até com uma pulga e como ele tem uma lage no quintal dele que fica rente ao meu telhado não sei se ele fez algum barulho que assustou elas e começaram a voar por todos os cantos assustadas.

Isso foi em plena luz do dia pela manhã, eu estava na cozinha, sentada de costas para elas,mas não dei a mínima pois sabia que estavam seguras e não teria problema e não fui olhar. Como elas não paravam de piar depois de uns 15 minutos resolvi olhar, pois elas piam o dia inteiro, mas dessa vez estava diferente.

Quando cheguei lá visualizei uma cena de horror para mim, uma de minhas pequenas estava toda escancarada no chão caída de barriga, com as asas totalmente abertas e em volta dela uma poça "enorme" de sangue (+/- uns 10 cm2), sem exagero, acho que enchia uma xicara de café, as demais corriam em volta dela. Na hora não entendi nada, ela estava com o bico aberto, como se estivesse com falta de ar, tremendo muito além de assustada. Primeira coisa que fiz foi retirar ela do meio do sangue e peguei um pano e enrolei nela. Trouxe para a cozinha e em cima da mesa comecei a analisar o corpinho dela para saber o que estava acontecendo, onde ela tinha se machucado.

Para minha surpresa, era uma simples "pena" em crescimento que quebrou e deu hemorragia. Ainda saia muito sangue, segurei com o pano e estanquei o sangue. Ela perdeu muito sangue e ficou muito fraca, ainda tinha aquele ar de desespero e falta de ar, acho que mais pelo susto, na hora pensei, preciso levar ela no veterinário, mas o meu veterinário somente atente a tarde após as 14:00hs.

Então acalmei ela no meu colo e deixei ela dormir até que eu pudesse socorrer ela ao veterinário, pois percebi que ela não estava morrendo e poderia aguentar, senão teria ido a qualquer outro veterinário, mesmo não sendo especializado.

Agora ela está bem, perdeu muito sangue mas está se recuperando. Resolvi narrar essa situação apenas para que ninguém passe por uma situação dessas, pois nunca imaginamos que embaixo de nossos olhos e cuidados poderemos perder nossos bichinhos. Meu veterinário falou que um simples corte de unhas ou uma pena quebrada pode sim dar hemorragia e levar o passaro a obito se não socorrido a tempo. Graças a Deus eu estava presente e pude socorrer ela a tempo.

Olha meu bebê se recuperando.. agora ela está ótima, somente cansadinha devido a perda de sangue, mas sendo tratada para se recuperar.

 

IMG_20150519_124143[1].jpg

IMG_20150519_132255[1].jpg

IMG_20150519_132305[1].jpg

  • Gostei 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Célia

Tive um problema parecido a pouco tempo quando por acidente derrubei uma gaiola. Na hora inspecionei a Calopsita que estava assustada mas parecia bem, só me dei conta de que algo estava errado quando vi respingos de sangue no chão, em seguida olhei para a gaiola e a ave estava encharcada de sangue. Achei que fosse asa quebrada ou algo assim mas era uma pena em crescimento que estava torta. Removi a pena e o sangramento parou.

Por esse motivo é bom estar sempre atento a tudo que acontece e ao menor sinal olhar se está tudo bem com nossas aves.

Abração e parabéns pelos cuidados com sua Bebê

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá,

Faço votos de que sua ave se recupere logo. Esses dias também passei o maior susto com um pânico noturno. Eles são sensíveis e ficam fraquinhos ao perder sangue. Que bom que vc socorreu a tempo. Abraço!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Já passei muitas vezes por essa situação, mas nunca nessa gravidade.Normalmente sai um pouquinho de sangue e retiro a pena ficando tudo bem, mas dessa vez a pena saiu inteira, era da pele que sangrava, e a hemorragia foi muito grande, a impressão que deu é que saiu a metade do sangue do corpo dela, ela está até tomando suplemento a base de ferro para não ficar com anemia. Não podemos nos descuidar, pois uma situação corriqueira não dei a mínima pois achava que não tinha ocorrido nada e quase perco ela.

Obrigada Arthros e Eliana pelas palavras, ela já está bem, somente um pouco sonolenta, mas o veterinário informou que é normal devido a perda de sangue.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

O sufoco foi grande, narrei mais a história para servir de alerta a todos para que sempre estejamos observando nossos bichinhos a todo momento, pois de onde não esperamos ter problemas é onde surge, quis mostrar que por eles estarem num local totalmente seguro, não dei importância a um simples bater de asas e dessa minha negligência somente para não levantar da cadeira e olhar para trás ela quase morre de hemorragia, pois se não tivesse visto a tempo e estancado ela sangraria até a morte segundo o veterinário.

Ela está 92% bem, dorme um pouco durante o dia, mas está se alimentando bem e levando uma vidinha normal com os outros. Acredito que até o final de semana ela já estará 100%.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Nossa foi um susto grande em Celia maia! Que bom que esta tudo bem e não aconteceu nada pior.

Ja aconteceu vários casos delas darem uns rasantes e se machucarem e pingar um pouco de sangue e eu analisava e conseguia retirar o cartucho danificado, nada tão grande assim igual o seu relato.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Arrancar penas para mim hoje não é problema, pois já passei por muitas situações e como lidar, mas nunca com hemorragia, já tinha ouvido falar, mas foi a primeira vez que aconteceu. Graças a Deus eu sabia como proceder, pois sempre que vou no meu veterinário fico horas conversando com ele aprendendo a lidar e cuidar dos passaros em geral e uma vez estava cortando as unhas de um passaro meu e perguntei sobre o assunto e ele me orientou como deveria proceder numa situação como essa.Agora ela já está totalmente recuperada.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...