Jump to content

Comportamento


Phelipe Castro

Posts Recomendados

Boa noite,

Desculpem se postei errado, sou novo aqui!

Gostaria da atenção de voces por um momento. Dei uma pesquisada aqui e não achei algo que me esclarecesse.

Minha calopsita de um tempo para ca, no maximo uma semana começou a entrar na epoca de acasalar, ela fica abaixando a cabecinha, levantando o rabinho e fazendo barulhos, ate ai tudo bem. So q eu so tenho uma femea e q nao acasalou e ela não quer mais sair do ninho, sai para comer, come pouco e volta. Nao tem nenhum ovo la e ela anda muito mal humorada, sempre bicando, nao pode nem chegar perto do ninho. Ela não era assim. Chegavamos em casa ela saia correndo sem chamarmos e ja subia no nosso pé e ia parar no ombro. Fora esse comportamento ela parece normal.

Apertei de levinho perto da cloaca dela mas nao sei ver se possue ovo preso, parece estar um pouco firme no local, mas como nao havia feito isso antes nao tenho como comparar um antes e agora.

Se necessário posso fazer um pequeno video. 

Me ajudem, Obrigado

Link para compartilhar
Share on other sites

Agora no dia 27 desse mes vai fazer um ano q comprei ela, e o cara na loja disse q ela tinha uns 40 dias.. Entao ela é muito nova ainda. Demos para minha Tia q é nossa vizinha uma calopsita tbm e ela é macho eu ja trouxe ela aqui em casa e domingo passado ela ficou aqui a tarde toda mas estavamos em casa e nao acasalaram, so andavam juntas pelo terreiro.

Espero q esteja somente defendendo o "ninho". Estou bastante preocupado!

Ah, "ninho" pq compramos para ela um proprio para calopsita e ela nao quis. E preferiu tomar do meu pai uma bolsa pequena que mesmo antes dela entrar nesse estado ela ja defendia essa bolsa, mas nao com essa ferocidade e mesmo depois q ela sai da bolsa continua muito brava, coisa q nao fazia.

Link para compartilhar
Share on other sites

É normal esse comportamento, ela está estressada por estar querendo botar....

Ela está na idade de procriar mesmo, então provavelmente logo terá ovinho no ninho...

Só não é aconselhável deixar ela chocar os ovinhos pois como não tem macho ela só vai se desgastar e ficar brava...

Tenta mudar as coisas da gaiola, mudar o ambiente em q ela fica, isso as vezes funciona pra impedir q elas fiquem botando repetidamente..mas faça isso depois q ela terminar de botar e vc descartar os ovos....

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Hoje pouco antes do almoço ela deu uma distraida e eu tomei o ninho dela e guardei, ela passou o dia bem calma.. Quando anoiteceu eu devolvi o ninho para ela dormir pois aqui esta bem frio e como ja se era de esperar ela ficou toda brava de novo.

Entao eu peguei ela e resolvi examinar novamente se tinha ovo, estava bem mais firme que ontem na regiao da cloaca, deixe ela quieta no ninho e fui tomar banho, quando voltei meu pai me chamou na cozinha e ela tinha botado o ovo, fico com dó mas como não esta galado e ela esta sozinha, amanha vou tirar o ninho e o ovo dela para ver como ela vai reagir. espero q seja so uma fase. Assim que ela melhorar vou ver se levo ela a ums loja para ver se ela escolhe um maçho para formar um casa!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Muita calma nessa hora! Na hora de escolher o macho rsrsrs do restante, os amigos já deram ótimas dicas e vc está procedendo corretamente.

Mas, fica o alerta. Não acho uma boa ideia levar sua calo a uma loja para que ela escolha um macho, pois ela pode ficar exposta a alguma doença, ter contato com alguma ave doente. Nas lojas de animais, petshops e agrícolas, geralmente ficam muitas aves juntas, a procedência das aves nem sempre é checada, de maneira que não sabemos as condições de onde veio a ave, as aves silvestres tem acesso às gaiolas e sempre dão um jeito de roubar uma comidinha e podem vir a transmitir doenças... Enfim. Muitas possibilidades. No meio de tantas aves, pode ter uma doente passando despercebida e contaminando as demais.

O mais indicado é proceder a quarentena antes de juntar duas aves.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Phelipe Castro espere ela terminar essa postura para tirar o ninho, geralmente é entre 4 à 7 ovos com 1 dia de intervalo entre cada ovo, existem casos de calopsitas q botam mais ovos que isso e tmbm em intervalos diferentes, mas geralmente é mais ou menos isso...

Já q ela botou o primeiro, então os outros já vão vir tmbm...então espere ate q ela termine essa postura e depois sim retire o ninho de vez, caso contrário pode prejudicar ela com os outros ovos q ainda vai botar...

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu, particularmente, deixaria ela botar uns quatro ou cinco ovos, retiraria o ninho e os ovos, descartando os ovos. Aí, mudaria as coisas da gaiola de lugar, mudaria o ambiente pra ajudar ela a "esquecer" essa fase de postura.

Se ela ficar uns quatro dias sem botar mais, eu retiraria o ninho também, independente da quantidade de ovos.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...