Jump to content

Calopsita encontrada com pneumonia - ajuda!!!!


Silviajapa

Posts Recomendados

Olá pessoal!! A história é o seguinte:

Uma calopsita foi parar numa vizinha na terça feira. O pessoal do condomínio sabendo que tenho 2 calôs passaram o meu contato e consegui pegar a ave na terça a noite para cuidar até encontrarmos o dono. 

Encontrei ela bem fraca, deixada na varanda no frio, no chao úmido e com a quilha do peito bem proeminente.

Minha primeira providência foi deixa-la numa gaiola com luz aquecendo, cobri com uma toalha, deixei sementes, ração e agua. Como ela não reagia, dei papinha forçado e depois de um tempo ela começou a reagir e a comer.

Consegui leva-la agora pouco no veterinário. Pelo estado dela a vet disse que ela parece estar perdida a alguns dias, está com peito seco e pneumonia. Me passou 2 medicamentos para dar, pediu para dar papinha de 3 em 3 horas para ela tentar recuperar a forças e o peso. Estou colocando glicopan pet na água. 

Ah, ela está pesando 55 gramas!!!  Estou deixando ela em quarentena, ela fica em outro comodo dos meus outros 2.

Dúvidas:

- Ela é mansa, mas está assustada e arredia por estar num lugar estranho e doente. Tenho dificuldades em dar a papinha e os medicamentos. Acabo forçando a papinha pq senão ela sai correndo e não come. Tenho medo de forçar e ir por via errada. Alguém que já passou por isso tem alguma dica pra passar??? Estou misturando os medicamentos na papa pra ir tudo de uma vez e ela não regurgitar tudo. 

- Na quarentena deixamos ela separada em outro comodo das minhas outras aves. Toda vez que mexemos nela temos q lavar as mãos para mexer nos outros? e as roupas???  pq acabo segurando ela contra meu corpo para conseguir manipula-la. 

- Inalação com soro fisiológico pode ajudar em alguma coisa????

Agradeço muito a ajuda de todos aqui!!!

 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Para não ir por via errada é indicado que vc dê de pouco em pouco. Como é de forma forçada, ela precisa dos intervalos para respirar. Ou vc pode dar com colher tbm entorta a pontinha dela e dá. 

Sim, sempre que manipular ela, precisa lavar as mãos e passar álcool em gel para manipular as suas. Roupas tb. Precisa trocar ao menos a camiseta que vc usa para manipular a outra!

Mal não vai fazer a inalação rs mas se a veterinária não indicou, não há necessidade. Melhoras pra ela.

E parabéns por sua linda atitude! :) 

Link para compartilhar
Share on other sites

@Stephanie Obrigada!! Acho que estou no caminho certo! Vou tentar dar aos poucos ou na colher, não sei como ela foi acostumada né....

@Leandro França Sim, especializada em aves! Essa quarentena dá um trabalho ne??

@João estou deixando em cômodos separados, ta ficando na cozinha enquanto os outros dominam o resto da casa kkkk

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 anos depois...

  Bom dia,

  Nasceu um filhote la em casa, esta com tres meses, mais recentemente esta muito amuadinho, não sobre no puleiro, ta ficando no fundo da gaiola. O que pode ser? Dei vitamina pra ele, mais ele ta muito quetinho, fica com os olhos fechados. O que eu faço?

 

  Alguém pode me ajudar, me orientar o que fazer, não quero perder o Jr!

Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Janaina#Rangel disse:

  Bom dia,

  Nasceu um filhote la em casa, esta com tres meses, mais recentemente esta muito amuadinho, não sobre no puleiro, ta ficando no fundo da gaiola. O que pode ser? Dei vitamina pra ele, mais ele ta muito quetinho, fica com os olhos fechados. O que eu faço?

 

  Alguém pode me ajudar, me orientar o que fazer, não quero perder o Jr!

Honestamente, leva no veterinario urgente porque a qualquer momento ela vai vir a óbito.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...