Jump to content

Artigo: Clamidiose em calopsitas - Dr. Felipe Bath


DCM Balthazar

Posts Recomendados

A clamidiose é uma doença bacteriana que afeta todas as aves, porém muito mais os psitacídeos dentre eles a Calopsita seja pelo seu sistema de criação sem muito rigor sanitário ou pela a aglomeração de aves nos pseudocriadores. 

Sinceramente é muito triste uma pessoa entrar chorando para atendimento de emergência e você ver que é uma calopsita já agonizando por clamidiose. Os sintomas de clamidiose são muitas vezes inespecíficos, como: perda de peso, perda de apetite, a ave fica encorujada, etc. Mas comecem a prestar a atenção em alguns deles como conjuntivite ou vermelhidão em um dos olhos e raramente nos dois; espirros com ou sem secreção e principalmente as fezes mais "aguadas". 

Vamos a uma pequena aula sobre fezes e afins, ok. As fezes saem verdinhas ou marrons dependendo do que a ave come; você tem o branco que é a urina e sempre saem juntas. As fezes devem ser sempre sequinhas. Quando você possui uma água nestas fezes isso não é o xixi como muitos pensam é lesão intestinal que pode ser por coccidiose ou qualquer outro agente como a clamidia. 

Então se as fezes de sua ave estão aguadas mesmo que ele esteja super bem e brincalhona esta é uma forte candidata a ter clamidiose. Mais de 80% das aves possuem a forma intestinal da doença com ou sem sinais clínicos. Os outros 20% é a forma ocular ou respitarória. Agora o mais interessante de tudo é que a doença é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida a nós. 

A ave pode eliminar a bactéria no ambiente/fezes e você detecta no exame, porém não ter sintomas clínicos nenhum; por isso a melhor solução é o conhecimento. Toda calopsita e qualquer outro psitacídeo deve fazer o exame de clamidiose pelo menos 1x na vida desde que não tenha risco de contato direto ou indireto com aves suspeitas futuramente. Inclua no "check-up" do seu animal o exame para salmonelose que também pode ser transmitida a nós e um exame parasitológico de fezes, este ultimo deve ser realizado todo ano. 

A doença tem cura quando diagnosticado precocemente, porém o tratamento é longo e dura algo em torno de 60 dias além dos transtornos gerados a família toda. O tratamento envolve uso de antibióticos no bico ou na água, associado a alguns suplementos visando fortalecer e aumentar a imunidade. Infelizmente a criação de calopsitas hoje está disseminada e qualquer um pode criar dentro de casa sem o menor controle sanitário de nada e sem a menor responsabilidade. 

As minhas dicas ao adquirirem uma ave é que observem as suas fezes, olhos e narinas, ok. De preferência pergunte ao seu veterinário um local confiável que realize os exames prévios. Realize quarentena dessa ave recém chegada. A Internet traz muitas informações sobre o assunto, mas a melhor opção é sempre uma consulta com seu veterinário especializado. Na próxima edição eu volto. Deixo o pensamento do dia: "Não há satisfação maior do que aquela que sentimos quando proporcionamos alegria aos outros". 

Pense nisso e até a próxima! 


2.jpg4.jpg

Foto 1: Conjuntivite. As penas foram removidas ao redor.

10.gif6.gif8.gif

Foto 2: Fezes aguadas. Observe o halo de água que o papel absorve.




Dr. Felipe Victório de Castro Bath
Médico Veterinário CRMV-RJ 8772
Especialista em Biologia, Manejo e Medicina da Conservação dos Animais Selvagens SENAC/RioZOO
Mestre em Microbiologia Veterinária pela UFRRJ
Tel.: (21)81014122/ (21)78795270
ID.:10*96860 / (21)22786652
felipebath@hotmail.com / www.niaas.com.br

Link para compartilhar
Share on other sites

  • DCM Balthazar bloqueou este tópico
Visitante
Este tópico está fechado para novas respostas.
×
×
  • Criar Novo...