Jump to content

Qual o melhor mix de sementes?


Luks

Posts Recomendados

Olá pessoal.

Hoje eu fui até o Pet center comprar as sementes pras calopsitas quando parei pra analisar melhor o que vem em cada pacote, marca por marca.
Aqui eu uso a Bonave e acho que entre todas as disponíveis por lá deve ser a melhor, mas oque vcs acham da composição?

-Painço
-Painço preto
-Painço verde
-Painço vermelho
-Trigo
-Aveia descascada
-Girassol miúdo 

Tinha pensado até em comprar outra marca mas lendo a composição eu fiquei bem desconfiado. 
Na Sempe Vita vinha farelo de pão extrusado, é normal??
Bem, gostaria de saber se essa q eu compro está boa.

PS: Eles não comem só isso não. Dou farinhada, legumes, verduras, cálcio e só não dou ração pq um deles teve problemas de saúde por sensibilidade a ela.

Desde já, Obrigado.

20160907_011437.jpg

Editado por Luks
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom Dia...

Esse mix não é um dos melhores não, tem muita pouca variedade de sementes, na qual pelo menos 50% do mix contém painço. Como você disse que não dá ração, por um motivo que achei estranho, só se você estivesse dando ração com corantes, este problema teria acontecido. Estranho.

No mercado, tem vários mix bons ou você pode montar o seu próprio que fica mais em conta, não sei o quanto que você gostaria de gastar. Aqui em casa gosto bastante da Nutropica e da Megazoo, a do Reino das Aves também é boa, mas não compro pois vem com corante. O que você pode fazer se achar caro é comprar um mix bom, com bastante variedades e misturar com este que você já usa.

Se quiser montar seu mix, segue abaixo uma montagem legal:

400g de Painço ( normal, vermelho, verde e português)
180g de Alpiste,
130g de Aveia,
100g de Arroz com Casca, 
100g de Cártamo
100g de Linhaça Dourada (pq contém omega 3, 6 e 9)
Aveia em Flocos (as vezes preferem comer alem da com casca)
90g de Quinoa (mto rica em nutrientes),

Pimenta Rosa (pequena quantidade 10g)
80g de Trigo sarraceno
80g de Colza (pequena quantidade pq eh gordurosa)
80g de Senha 
70g de Nabão

50g de Erva Doce para dar um cheiro bom na mistura

50g de Funcho para não dar bichos 

Link para compartilhar
Share on other sites

Boa tarde Maria, obrigado pela lista.
Realmente, pra esse ai ser o melhor imagina os outros kkk
Vou tentar achar essas sementes pra montar um Mix decente.

O problema não é com corante não, é que ele não consegue digerir a ração no mesmo tempo q a maioria das calopsitas e no fim acabou contraindo uma bactéria pq fermentava tudo no papo, sem falar q tb regurgitava.
Então o veterinário pediu pra evitar esse tipo de alimento mesmo a ração sendo o ideal. (Milho tb foi embora)

Outra pergunta.
Coloca só um pouco e troca todo dia? ou pode deixar as sementes por uns 2 dias? É que aqui eu troco todo dia e as vezes acho que to desperdiçando.

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu prefiro colocar só um pouco e trocar todos os dias, assim não tem problema de ficar muxo ou vir sujeiras. Se você perceber que eles comeram tudo e querem mais, pode colocar mais. Aos poucos você vai percebendo o tanto que eles comem por dia e não desperdiça muito.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 horas atrás, Lucas Oliveira disse:

Aqui eu também tenho gostado muito do super cria, e ele não tem girassol.

Que ótimo, essa antiga que eu comprei veio bastante, tive que tirar tudo e deu um trabalhinho.

Lucas, quanto tempo vc deixa a semente nos potinhos?
 

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Silviajapa disse:

@Luks como o seu não pode comer ração vc tem que investir num bom mix de sementes e dar frutas e vegetais. Eu tb gosto do Super cria da Terra dos pássaros, mas o mix de sementes da nutropica e megazoo tb são muito bons. 

 

Obrigado Silvia, comprei 2 pacotes de 500g lá no site deles.
O preço é ótimo, melhor e mais barata que essas outras dos pet shop da redondeza, o bom seria se vendessem aqui pq o frete acaba sendo mais caro que os pacotes.
Mas de qualquer forma compensa, a Terra dos pássaros não tem ração e vem 500g.

Link para compartilhar
Share on other sites

18 horas atrás, Luks disse:

Que ótimo, essa antiga que eu comprei veio bastante, tive que tirar tudo e deu um trabalhinho.

Lucas, quanto tempo vc deixa a semente nos potinhos?
 

Eu troco todos os dias, não coloco muito para não ter desperdício.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...