Jump to content

Calopsita botou um ovo na gaiola - comprei ela a 3 dias! o que fazer?


JefersonCarlos

Posts Recomendados

Pessoal, boa noite!

 

Qualquer coisa incorreta, por favor, desculpem, é que estou meio desesperado, sem saber o que fazer.

 

Vou contar o que aconteceu comigo:

No dia 15 de Agosto, comprei uma calopsita "macho" na cidade vizinha onde moro, onde o cara disse pra mim que era macho, disse que o tempo de vida dele era de 3 meses.. peguei o mesmo e trouxe para casa, onde ele está comigo.. e por sinal, mansinho, um anjo rs.

Só que esse semana, dia 06/07 voltei a entrar em contato com esse cara ( Vendedor ) e comprei uma calopsita Fêmea, para deixar com macho.. comprei ela "A Nina - que o vendedor me disse que estava com 5 meses" e coloquei na gaiola com o "Fred", eles se deram bem.. só que ela de vez em quando pia, e muito rs! "resumidamente é isso"

Na noite de hoje, por volta das 19:30 .. ela botou um ovo.. dentro da Gaiola.. e eu não sei o que fazer com o mesmo.

Amanha pela manhã vou até a agropecuária, para comprar um ninho.. e colocar na gaiola para ela!

 

Mais alguém pode me ajudar com qual atitude tomar relacionada ao ovo? E sobre ela estar sem "o macho" que provavelmente a fecundou.. pode dar problema, ela pode morrer? Estou preocupado, porque peguei amor nela e não gostaria de devolver..

 

Qualquer atitude devo tomar? 

Desde já, obrigado e desculpa qualquer coisa errada!

 

Segue a Foto deles: O Fred é o cinza.. a Nina a Amarela :)

WhatsApp Image 2016-09-06 at 19.56.23.jpeg

Link para compartilhar
Share on other sites

25 minutos atrás, JefersonCarlos disse:

Pessoal, boa noite!

 

Qualquer coisa incorreta, por favor, desculpem, é que estou meio desesperado, sem saber o que fazer.

 

Vou contar o que aconteceu comigo:

No dia 15 de Agosto, comprei uma calopsita "macho" na cidade vizinha onde moro, onde o cara disse pra mim que era macho, disse que o tempo de vida dele era de 3 meses.. peguei o mesmo e trouxe para casa, onde ele está comigo.. e por sinal, mansinho, um anjo rs.

Só que esse semana, dia 06/07 voltei a entrar em contato com esse cara ( Vendedor ) e comprei uma calopsita Fêmea, para deixar com macho.. comprei ela "A Nina - que o vendedor me disse que estava com 5 meses" e coloquei na gaiola com o "Fred", eles se deram bem.. só que ela de vez em quando pia, e muito rs! "resumidamente é isso"

Na noite de hoje, por volta das 19:30 .. ela botou um ovo.. dentro da Gaiola.. e eu não sei o que fazer com o mesmo.

Amanha pela manhã vou até a agropecuária, para comprar um ninho.. e colocar na gaiola para ela!

 

Mais alguém pode me ajudar com qual atitude tomar relacionada ao ovo? E sobre ela estar sem "o macho" que provavelmente a fecundou.. pode dar problema, ela pode morrer? Estou preocupado, porque peguei amor nela e não gostaria de devolver..

 

Qualquer atitude devo tomar? 

Desde já, obrigado e desculpa qualquer coisa errada!

 

Segue a Foto deles: O Fred é o cinza.. a Nina a Amarela :)

WhatsApp Image 2016-09-06 at 19.56.23.jpeg

Ola

Se ela botou ovo, ela não tem 5 meses. Segundo minha vet, as fêmeas só tem capacidade de botar após os 8 meses. O ovo que ela botou pode não estar galado, mesmo se macho elas botam...pelo Oque li aqui no fórum leva alguns dias para fazer ao viscosos e ver se está galado então eu procederia da mesma forma que vc até ter certeza....colocaria o ninho.

ela está bem?

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Vladia disse:

Ola

Se ela botou ovo, ela não tem 5 meses. Segundo minha vet, as fêmeas só tem capacidade de botar após os 8 meses. O ovo que ela botou pode não estar galado, mesmo se macho elas botam...pelo Oque li aqui no fórum leva alguns dias para fazer ao viscosos e ver se está galado então eu procederia da mesma forma que vc até ter certeza....colocaria o ninho.

ela está bem?

Olá Vladia,

 

Então ela está bem, colocou o ovo, e depois voltou ao normal, tomar bastante água e comer, porém fica piando muito.

Falei com o cara que me vendeu.. ele disse que possivelmente o macho que estava com ela antes( de comprar ela), deve ter fecundado ela, ele disse que se eu quiser, ele pega ela de volta, coloca com o macho, cria os filhotes, e depois me devolve ela e a metade da cria dela.. ela é meio arisca, bem diferente do "Fred"..

 

O que me aconselharia a fazer?.. fazer o que o criador disse?

Devolver ela para ele e pegar uma mais nova? ou cuidar dela e dos filhotes?

 

Obrigado.

Link para compartilhar
Share on other sites

@JefersonCarlos

O seu casal está se dando bem?

Pelo que já aprendi aqui, NÃO é recomendado deixar sua calopsita chocar ovos tão nova assim. As fêmeas somente estão prontas para reprodução com mais de um ano. Elas põe ovos, mas não é saudável para ela e o macho chocarem, pois por falta de experiência, provavelmente, geraria problemas de saúde para os filhotes e seu casal.

Eu não colocaria o ninho. Retiraria os ovos que ela botasse para desestimular a postura. Aguardaria ambos completarem 1 ano e depois sim, incentivaria a reprodução. 

De novo, isso é o que eu faria.

Boa sorte.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Rogério M. disse:

@JefersonCarlos

O seu casal está se dando bem?

Pelo que já aprendi aqui, NÃO é recomendado deixar sua calopsita chocar ovos tão nova assim. As fêmeas somente estão prontas para reprodução com mais de um ano. Elas põe ovos, mas não é saudável para ela e o macho chocarem, pois por falta de experiência, provavelmente, geraria problemas de saúde para os filhotes e seu casal.

Eu não colocaria o ninho. Retiraria os ovos que ela botasse para desestimular a postura. Aguardaria ambos completarem 1 ano e depois sim, incentivaria a reprodução. 

De novo, isso é o que eu faria.

Boa sorte.

@Rogério M. aprendeu certinho!

@JefersonCarlos cara se realmente tiverem essas idades, não é aconselhável de forma alguma!

São muito novos, se já vemos muitos problemas aqui com casais que seguem o aconselhável (após 1 ano), imagina com esses casais novos... Fora os riscos de sua fêmea ter o famoso ovo preso!

Fica por sua conta! Porém eu não colocaria o ninho mesmo que o ovo estivesse galado... Temos que pensar na saúde de nossas aves!

Abraço!

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, JefersonCarlos disse:

Olá Vladia,

 

Então ela está bem, colocou o ovo, e depois voltou ao normal, tomar bastante água e comer, porém fica piando muito.

Falei com o cara que me vendeu.. ele disse que possivelmente o macho que estava com ela antes( de comprar ela), deve ter fecundado ela, ele disse que se eu quiser, ele pega ela de volta, coloca com o macho, cria os filhotes, e depois me devolve ela e a metade da cria dela.. ela é meio arisca, bem diferente do "Fred"..

 

O que me aconselharia a fazer?.. fazer o que o criador disse?

Devolver ela para ele e pegar uma mais nova? ou cuidar dela e dos filhotes?

 

Obrigado.

Você confirmou a idade dela com o vendedor? 

Realmente se ela tiver 5 meses não dá para procriar, mas como te disse, a orientação que recebi da minha veterinária é que elas não botam antes dos 8 meses por questões fisiológicas, com macho ou sem macho.

Sei que nós nos apegamos a esses bichinhos muito rápido e devolver não sei se é uma opção para você.

Agora, colocar o ninho para sua fêmea com um machinho de 3 meses acho que será bem complicado, então temos duas opções: devolver a fêmea ou descartar os ovos e começar do zeta daqui há algum tempo....eu ficaria com a segunda opção, não a devolveria.

Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia @JefersonCarlos, bom vamos lá, em primeiro lugar , como os amigos já te disseram , jamais deixe um casal se reproduzir antes dos 12 a 13 meses, principalmente a fêmea. Segundo, mesmo se por ventura algum macho tenha galado os ovos que sua fêmea está botando, ela não conseguirá chocar e alimentar sozinha os filhotes que poderá nascer já que o seu macho não tem idade e nem formou casal com ela ainda, ele também não saberá como fazer..., sei o quanto a gente fica ansioso pra se ter filhotes em casa, mas creia , um bom criador pensa primeiro no bem estar das  suas aves e depois em um possível "lucro", tenha certeza de que se deixar de por o ninho agora estará deixando de sofrer muitas decepções futuras, falo isso por experiência própria, quando comprei minha primeira calô, ela estava com apenas dez meses, e meu macho já tinha 3 anos, fiz a quarentena tudo bonitinho, mas quando juntei os dois, logo que de cara eles já começaram a casalar... eu na minha ignorância , logo comprei o ninho e coloquei, a vontade de ter filhotes em casa era maior do que tudo, pois bem, como a formação do casal era muito recente o macho não a ajudou chocar , ela ficava sozinha dia e noite, vi minha bebê começar a ficar fraca, então a cada 3 hs mais ou menos ficava segurando o potinho de comida e água na frente dela para que se alimentasse ali mesmo em cima dos ovos, até aí tudo bem, ela colocou 3 ovos e os 3 foram galados, parecia que tudo ocorria bem, chegou o dia dos filhotes nascerem, e pra minha surpresa, todos nasceram bem , o caçulinha era um Lutino cara branca,(albino), nossa que felicidade, ela alimentou eles com a minha ajuda e tal, mas quando eles estavam com 8,6 e 3 dias ela começou a dormir fora do ninho (se fosse mais adulta, saberia que isso não deveria ser feito) e pra minha infelicidade uma noite quando a temperatura caiu demais de madrugada, por não ter quem aquecê los todos os filhotes morreram de frio, já imagina meu sofrimento em acordar e ver aqueles serzinhos durinhos e roxinhos, quanta tristeza...

Tristeza essa , que teria sido evitada , se eu tivesse esperado a hora certa, se realmente tivesses formado casal, o macho ajudaria no choco e se tivesse esperado a idade certa dela , ela saberia que não poderia deixar os filhotes sozinhos até eles terem as peninhas próprias, 

Depois disso, esperei um ano e só aí coloquei o ninho novamente , ela já estava com quase dois, e aí sim, foi só alegria... o macho ajudou a chocar direitinho e ela se mostrou um mãe dedicada e cuidadosa e encheu minha casa de filhotes, (hoje são 11) kkkk agora não coloco mais ninho, pois não tenho coragem pra me desfazer dos filhotes , e nem mais espaço pra tantos kkkkk 

É isso, espero de alguma forma , fazer vc entender que nem sempre o que desejamos é o melhor pros nossos bichinhos, e na minha opinião , descarte os ovos , não compre o ninho, não estimule ela a botar mais ovos, pois é muito nova, além dos riscos de ovo preso tem o risco dela deixar os bebês morrerem de fome ou de frio. E tenha certeza, se isso acontecer sua tristeza será ainda maior do que ter que esperar mais um tempo para ter filhotes . Tudo tem o seu tempo certo, Boa sorte.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá pesssoal, boa tarde! 

Então, cheguei a comprar o ninho.. porém, hoje pelo manha fui até a casa do criador, e comentei com ele sobre o acontecido, e ele me disse para descartar os ovos e nao colocar o ninho.. e aguardar o ciclo dela acabar e deixar ela com meu Fred rs .. como vocês me aconselharam.. 

Ele disse para que eu descarte todos os ovos dela.. que quando acabar o ciclo.. ela irá aceitar meu Fred.. 

Pessoal, vou seguir essas dicas, vou descartar os ovos e cuidar do meus bichinhos.. vou prezar pela saúde dos meus anjinho rs .. ( nem pensei em lucro e nem quero pensar ) .. 

Agradeço de coração as respostas e as dicas.. esse forum me ajuda de mais! 

Obrigadodo amigos, vou mentendo-los informados sobre eles.. 

 

mais uma vez, obrigado! 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Aconteceu isso comigo também. Me venderam dizendo ser macho até que um dia ela botou um ovo! Foi assim que descobri o sexo! Depois de um tempo comprei um machinho num criador sério e que já vinha com a sexagem, porém até hoje não os juntei. Ela é de colocar ovos direto e esse "cio" dela me "assusta". :D

Ele começou agora com um cio mais intenso. Confesso que não sei o que fazer! Dá pena deles! Só que tenho receio de não saber como "cuidar" dos filhotes. Fora que ela é arisca demais! 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 anos depois...
15 horas atrás, Falando sobre aves disse:

Cara o bom é vc colocar esse ninho com o ovo fora da gaiola , ai vc espera eles completarem mais ou menos 8 ou 9 meses voce coloca o ninho para eles chocarem ...

Olá, eu acho que 8 ou 9 meses ainda é bem cedo. Tem que ser de 12 meses à mais. Porque aí sim eles estarão certos de que é a época para aumentar a família, e espalhar seus indivíduos.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...