Jump to content

Alimentação de filhote de calopsita


Geovanna_15

Posts Recomendados

Ganhei um filhote de calopsita ontem.

O vendedor disse pra minha mãe que ele tem 15 dias, mas meu pai disse que o vendedor disse que ele tem 30 dias, não sei qual esta certo. Mas o vendedor disse que era para dar papinha por 15 dias e ele ja iria comer sozinho por que segundo ele a filha dele cria filhotes sempre. Sei que a papinha tem que ser morna, mais só consigo dar papinha na seringa de 1 ML por que a de 10 ML é grande e sai muito e ele demora pra abrir o bico e nem sempre mastiga rápido. Quando a primeira é morna, as outras já estão frias. O que eu faço? E é a primeira vez que cuido de um filhote que ainda come papinha, e se tocar da para sentir o ossinho dele do meio. Isso é normal?

 

 

Por favor também de dêem dicas para o desmame

 

Umas fotos dele:

 

Obs. Ele caiu da mesa e não consegue ficar em pé e andar desde ontem. Hoje ele tenta ficar em pé e também tenta andar.

 

 

20160918_093712.jpg

20160919_094748.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu acho a seringa de 10 ml mais prático. Quando eles pegam o costume com a seringa vai super rápido, são comilões, vc vai ver. Mas vc tem que treinar tb pra apertar a seringa e oferecer a quantidade q ele vai engolindo.

Pode dar em colher entortada na ponta, aí vai da ave e da sua prática.

Você coloca a papinha dentro de um copinho em banho maria. Eu fazia assim. Aí não esfriava enquanto eu dava. Esse filhote deve estar fazendo 30 dias, está todo enpenado. Ele não está andando??? Está reclamando de dor, reclama quando vc toca nas patinhas??

Link para compartilhar
Share on other sites

Ele não pia. Eu toco nas patinhas pra ver a reação dele, mais ele não faz nada. Na segunda foto foi quando ele ja tinha caído de cima da mesa, e como ele é filhote ele não voou mais hoje ele estava tentando ficar em pé e tentando andar. Não conheço nenhum veterinário que tenha especialidades com aves. Mas é normal que ao tocar dê para sentir o ossinho do meio?

 

Editado por Geovanna_15
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu peguei a minha assim tbm. Ela deve ter 30 dias mesmo. Se olhar vídeos no YouTube verá que com 15 dias eles mal tem penas. 

Sobre a alimentação, eu dava 3 seringas de 5 ml 3 x ao dia. (Achava a seringa de 10ml muito grande)

Eu comprei um adaptador de metal q eu colocava na garganta da calopsita. Apertava a seringa devagar, ia 1,5 ml de cada vez mais ou menos. Tem que ser paciente. 

Eu vi vários vídeos de calopsitas abrindo o bico e gritando por comida. O meu nunca fez isso. 

Nessa idade, eu tbm deixava uma tigelinha com comida no chão da gaiola. Ele até dava umas mexidas nas sementes sabe, mas ainda não comia. Mas com o tempo ele vai criando curiosidade e aprende a comer sozinho.

Quando acalopsita demora muito para comer, a papa esfria. Eu usava a mesma técnica de deixar a seringa com papa no copo de água morno. Tem vídeo no YouTube mostrando tbm. 

Essa fase é tão gostosa. Que saudade.

Não tenha pressa. Eu dei papa até os 4 meses. Até ter certeza que ele dava conta de se alimentar sozinho. 

 

 

 

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

@Geovanna_15

Muito cuidado porque ele ainda é filhote.

Não deixei em cima de mesas ou qualquer outro lugar. Mantenha ele sempre já gaiola e tire apenas com muita supervisão. 

Aqui fórum tem um tópico, lá em "tutoriais", chamado "criando calopsitas a mão". Leia que você terá toda as informações que precisa.

O osso do osso é normal você sentir, mas deve sentir também uma musculatura no mesmo nível. 

Acho que agora você deveria se preocupar bastante com o fato dele não conseguir andar ou ficar em pé. Parece grave.

Entre em contato com veterinários de cães e gatos mesmo. Se eles não atenderem calopsitas,  pergunte se eles conhecem alguém especializado em aves.

Boa sorte!!

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...