Jump to content

Artigo: Mudanças de tempo alteram imunidade das aves - Dr. Tiago Vaz Carcereri


DCM Balthazar

Posts Recomendados

De dia está um calorão, à noite fica frio. No dia seguinte, o dia começa fresco e termina com aquela sensação de abafado. Se os humanos sofrem com as mudanças nas temperaturas, imagine os pássaros. Tal oscilação provoca desequilíbrio imunológico neles, que já são frágeis por natureza, fazendo-os desenvolver doenças. Segundo especialistas, existem parasitas intestinais que convivem em equilíbrio com o organismo e quando cai a imunidade do animal, esses parasitas se multiplicam e causam doenças.
Nesses casos, um dos principais sintomas é a diarreia, muitas vezes imperceptível aos olhos do dono. Outros apresentam emagrecimento e apatia (não cantam ou vão para o fundo da gaiola). 

Para evitar o adoecimento da ave, o ideal é refrescar o ambiente com ventiladores, mas não se deve colocar a corrente de ar em cima do pássaro. Já em dias mais frios, pode-se improvisar ninhos dentro da gaiola. Outra recomendação é levar o animal ao veterinário a cada seis meses para fazer exames parasitológicos. 

A alimentação também ajuda o bicho. Os pássaros costumam beber muita água e tomar mais banhos nos dias de calor. Por isso, a água dos recipientes deve ser trocada constantemente. Para as aves que não costumam beber muita água, como os papagaios e as calopsitas, frutas que contêm muito líquido, como maça, melancia e laranja, ajudam a manter a hidratação. 
 

DR. TIAGO VAZ CARCERERI

PÓS GRADUADO EM CLÍNICA MÉDICA E CIRURGICA

CRMV-PR 8571

TEL: (041) 84676701 / 92566701

www.animalvet.com.br

Link para compartilhar
Share on other sites

  • DCM Balthazar bloqueou este tópico
Visitante
Este tópico está fechado para novas respostas.
×
×
  • Criar Novo...