Jump to content

Novo membro da familia, algumas dúvidas


Luiz Reis
Ir para a solução Resolvido por Célia Maia,

Posts Recomendados

Oi pessoal, tudo certo ? estou com algumas dúvidas sobre o novo companheiro aqui em casa

comprei ele no centro aqui da cidade, ele estava apenas com outro agaponis, chegando aqui em casa montei o canto dele e o deixei solto, porém ele não pode escutar os cantos dos quitos australianos que voava para a varanda tentar chegar na gaiola dos quitos, mas como tem uma porta de vidro impedindo ele ficava preso nela, olhando para os quitos, como mostra no vídeo abaixo...

https://www.youtube.com/watch?v=s9qOzhANxfg

 

sobre a subespécie que ele é, eu não sei auhau

as dúvidas que tenho, são:

1- Qual sua subespécie ?

2-  daqui a um mês ou dois, ele vai voar para minha pessoa ou sempre vai ser fujão e querer fugir ?

3- algum dia vou poder deixar a porta da varanda aberta com ele solto ? pois com ela fechada faz muito calor...

4- ele se adapta melhor na gaiola ou solto ?

aqui é algumas fotos dele (chegou hj aqui em casa na parte da tarde )

 

 

P_20150526_155030.jpg

P_20150526_152721.jpg

P_20150526_152259.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Não entendo de agapornis, mas o tratamento é bem semelhante aos de calopsitas, quanto a alimentação, acomodações etc., então poderá tirar bastante idéias aqui no forum. Quanto a adestrar ele, tudo dependerá de você interagir com ele e ele se sentir seguro  com você, converse carinhosamente, brinque com ele, ofereça comida na mão e chame ele sempre que puder, que certamente ele será domesticado. Eu jamais deixaria uma janela ou porta aberta aqui em casa, pois por mais manso e acostumado com sua casa que ele seja, qualquer susto que ele levar poderá fazer com que ele voe para longe e você nunca mais irá encontrar ele. Eu sou a favor de deixar os passaros soltos, aqui em casa ninguém fica preso, somente na hora de dormir, todos são mansos, até algumas que chegaram aqui ariscas, na minha opinião o que deixa os passaros ariscos é o fato dele ficar preso, passaro solto não é arisco. Ainda está no meus planos ter uma fofura como essa sua aqui em minha casa, ele é lindo:x

Link para compartilhar
Share on other sites

Pássaros gostam de ficar soltos, acostumam mais fácil com o dono porem tem que ter uma gaiola de preferencia grande para ele dormir , colocar os potes de comida e de agua .

Quando vc sair de casa para trabalhar é melhor deixar na gaiola  é mais seguro

Já mais deixe janela ou porta aberta com ave solta  elas fogem mesmo que sejam acostumada com os donos

Só abra janela com ele em uma gaiola  assim da para vc deixar ele na varanda olhando a rua eles adoram   esta foto dele na janela me deu um desespero da a impressão que ele vai fugir .

É uma fofura  lindo  :x

Acho que a questão de alimentação e tratamento é igual a de calopsita .

Link para compartilhar
Share on other sites

vlw pela as respostas pessoal !! de ontem para hoje ele ficou no mesmo canto, ele dormiu em cima da gaiola por causa que é o canto mais alto do quarto, mas agora de manha ele já pousou na entrada da gaiola mas voltou bem rápido pro canto dele, estou criando tbm um filhote de quito que ta na papa (os pais morreram) e quando ele escuta o piado do filhote ele já começa a cantar uhauha, ele vivia preso no pet shop que comprei, ao lado de 1 gaiola cheia de periquitos..

pois é Gustavo, e eu tava pensando que fosse um Fischer uahuah

Link para compartilhar
Share on other sites

Para dormir a noite você deveria prender ele e cobrir a gaiola, pois evita acidentes com pânico noturno e tera uma noite de sono tranquila. Aqui em casa todos são soltos durante o dia e a noite todo mundo vai para o viveiro que fica coberto.

Link para compartilhar
Share on other sites

Para mim isso é mito, com as asas cortadas ele não voa mas corre que é uma beleza, então não adianta cortar pois se ele não quiser interagir com você fugira como o diabo da cruz, ele não terá asas mais ainda tem as pernas:P Se acha seguro deixar ele com a asa inteira para não fugir, tente se aproximar dando carinho, atenção, conversando delicadamente que quando ele se sentir seguro com você ele irá interagir e aceitar seus carinhos seguindo os seus comandos quando chamar ele. Os meus nunca cortei asas e são todos mansos, e nem todos chegaram aqui em casa dessa forma. A paciência é o segredo do sucesso.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Célia, hoje chegou um papagaio filhote aqui no apt (presente do interior) ele ainda tá na papa, dei a papa todo desengonçado e aconteceu  1 fato incrível Célia, que eu acho que ninguém nunca presenciou, esse agarponis começou alimentar o papagaio !!! (que so o bico já e do tamanho do corpo do agarponis!! ) isso foi final de tarde, e agora ele ta dormindo junto com o papagaio, inseparável !!!

eu não consegui filmar na hora :(, o problema é que o agarpornis ta deixando o papagaio arisco, nesse meio tempo, quando eu tentei pegar o papagaio denovo o papagaio rosnou..

 

"Para mim isso é mito, com as asas cortadas ele não voa mas corre que é uma beleza" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é mesmo, os bixim pula mto rápido hoje ele saiu dessa porta e ficou na grade da varanda ao ar livre, pensei que ele ia fugir, mas ai botei um som de vários agarponis cantando dentro de casa e ele retornou pra dentro !!

P_20150528_163612.jpg

Editado por Luiz Reis
Link para compartilhar
Share on other sites

Para misturar espécies diferentes, temos que ter prudência e sempre observar. Principalmente na época reprodutiva, tudo é uma caixinha de surpresas. Fique atenta e supervisione sempre. Aqui, tenho as janelas teladas com tela 3 por 3 cm. Aves soltas, só aconselho com supervisão. No que a pessoa sai de casa e na hora de dormir, é melhor deixar na gaiola. Hoje em dia, deixo na gaiola e solto quando posso supervisionar. As aves ficam bem mansas quando manuseadas constantemente. Gostam de carinho e se apegam aos donos. A alimentação dos agapórnis é parecida com a das calopsitas, mas é mais calórica um pouco. Não entendo muito, mas já ouvi falar. Pode oferecer frutas e verduras frescas como couve, brócolis, jiló, cenoura ralada, maçã sem sementes, milho etc.

Link para compartilhar
Share on other sites

Essa dupla é muito linda e vai dar trabalho eh, eh. Também tenho uma papagaia, ele também interage com as minhas calopsitas, mas não deixo junto, ficam somente com os viveiros lado a lado,pois tenho receio de ela se assustar com algo e abocanhar alguma delas e dai ela vai machucar. Desde filhote ela cresceu junto com elas, então se acostumou, vira e mexe quando vejo ela vai dar um rolê no viveiro das psitas ou as psitas no dela, não se estranham, mas observo as vezes que ela se assusta quando as psitinhas voam de surpresa para cima do viveiro dela e dai ela tenta abocanhar, mais por impulso pois não sabe o que está ocorrendo não porque seja brava, depois que entende que não é nada ela ignora e não está nem ai. Com você próximo não vejo problema nenhum, até é bom ela acostumar desde pequena que não terá problemas. Aproveita esse primeiro ano de vida do papagaio, pois os primeiros meses de vida é quando você consegue amansar ele e fazer com que acostume com você, depois que cresce fica mais difícil e alguns não aceitam nem contato. O papagaio normalmente interage e aceita carinho somente com uma pessoa da casa, então se é você o dono e quer que ele se acostume com você, mantenha bastante proximidade para que acostume com você. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Célia, meu papagaio acho que não tá bem :/, da noite pro dia  quando vou limpar sua bandeja vejo um liquido muito vermelho parecido com sangue (acho que é sangue)  ele só fica quetim e nos cantos, se eu botar ele em um canto claro ele vai para algum canto escuro, estou pensando em levar pro veterinário, olha as fotos...

 

P_20150531_143118.jpg

P_20150531_090514.jpg

P_20150530_171205.jpg

P_20150530_151329.jpg

P_20150530_124527.jpg

Outlook.com.zip

Link para compartilhar
Share on other sites

Luiz vi o outro post que você abriu, mas estou copiando a resposta que coloquei lá caso não tenha visto. Também tenho um papagaio verdadeiro, e quando são filhotes a grande maioria não sobrevive pois exigem muito cuidado. Siga as recomendações médicas do veterinário e abaixo complementarei algumas orientações que recebi do meu veterinário que é especializado quando comprei o meu e como cuido dele agora.

Papagaios não são como calopsitas, esses não devem comer semente que devem ser oferecidas raramente ou nunca, pois as sementes vendidas para papagaios mesmo que misturadas na maioria é composta de girassol que é o que comem. Você terá que habituar ele a comer ração e esse viverá uma média de 80 anos se bem cuidado.

A papinha que eu indicaria é a megazoo, pois é a única no mercado isenta de corantes, custa um pouco mais caro, mas ela dura mais de mês e se for isso que está causando esse vermelho nas fezes irá acabar. Não adianta dar frutas, verduras e nem nada agora nesse período, pois ele não irá comer.

Quando o meu era filhote, coloquei ele numa gaiola parecida com essa sua, tirei a grade do fundo e coloquei maravalha. Da mesma forma que você fez, coloquei um potinho com ração sólida da megazoo para ele ir se acostumando a triturar ela, e oferecia a papinha também da megazoo várias vezes ao dia, uma média de 4 em 4 horas.

Devido ao frio cobria toda a lateral da gaiola durante o dia, deixando somente a frente aberta e a noite cobria a gaiola totalmente. Evite locais que tenham correntes de vento, pois pode adoecer ele. A noite se estiver muito frio além de cobrir a gaiola coloque uma lampada de 60W sobre a gaiola para esquentar ele.

Você pode pegar nas mãos as bolinhas da ração e oferecer no bico dele para ele ir acostumando.

Depois de crescido a alimentação da minha é 80% ração megazoo, 10% Alcon Club Psita Bits (essa é uma ração em forma de biscoito) e 10% verduras, legumes e frutas. Ela gosta de comer sementes, mas por indicação do veterinário somente dou no sábado e domingo a quantidade de aproximadamente 1 1/2 xicaras de café somente para matar a vontade, mesmo assim aquela mistura que vem com outras sementes além do girassol como semente de mamona, arroz cateto, uva passa, amendoas, etc.

Você terá que acostumar ele nesse inicio a comer somente a ração, verá que ele crescerá forte, saudável e com penas viçosas. O meu vai fazer 8 anos, nunca ficou doente, e quando o veterinário vê ele, diz que nunca viu um papagaio tão saudável e com penas bonitas como ele

Quando ficar maior ofereça também osso de siba que é fonte de cálcio e brinquedos de madeira para desgastar o bico.

Link para compartilhar
Share on other sites

Esqueci de mencionar, também dou farinhada de mel e ovo da nutrópica diariamente. Tem pessoas que falam que tiveram papagaio e esse viveu "bastante" em torno de 10, 15 anos, mas se for ver os coitadinhos não viveram nada, pois a estimativa de vida deles é em torno de 80 anos, então vale a pena investir um pouco a mais na alimentação deles que o que irá economizar com veterinários e medicamentos cobre a diferença de despesas do ano com a alimentação e a sua única preocupação com ele será em arrumar os possíveis herdeiros nas próximas gerações para adotar e cuidar dele.^_^

Link para compartilhar
Share on other sites

haha show de bola! hoje consegui comprar a ração deles, percebi que se botar em potes normais(leves) eles se  apoiam e vira tudo =(, então coloquei meio que preso na gaiola os potes, e a ração foi da nutrópica mesmo...

 

coloquei hoje a noite, amanha que vou ver se ele gostou ou não auahuah

 

P_20150605_182822.jpg

P_20150605_181915.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...