Jump to content

Penas falhas/de aparência feia

Livi

Recommended Posts

Gente, boa tarde. Me chamo Caroline e sou dona de duas calopsitas a mais de quatro anos, sendo elas Olivia( Livi, no caso uma pérola  lutino) e Ji hoo( macho,cinza silvestre). A um tempo atrás,  as penas da Olivia começaram  a nascer após  uma muda e já  estavam estranhas, porém  eu pensei "bom, vou esperar um tempo e aguardar para ver se nascem corretinho" . Em vez de saírem  os tubos normaiszinhos, simplesmente saiam uma penugem  amarrotada, feias e que não  cresciam/ crescem, e quando cresce é  uma plumagem toda AMARROTADA  e feia, como segue na imagem. Notando isso, procurei ligar para o veterinário  ao qual eu costumo levar meus bebês,  PORÉM  descobri que ele faleceu esse ano e agora não  tenho em vista nenhum veterinário de aves, pois minha cidade é  pequena e não  consigo  encontrar outro de forma alguma.  Alguém  tem uma ideia do que isso nas penas dela poderia ser? E alguém  que é  de Sergipe, poderia me indicar algum veterinário  de aves na área,  se é  ainda tem algum? Segue em anexo uma foto das costinhas dela, que já  está  quase pelada e uma das penas que vem nascendo.

Ps: Fora isso, ela não  apresenta nenhum outro comportamento anormal. Brinca normalmente, come, pia... 

20161001_141033.jpg

20161001_141341.jpg

A alimentação dela está balanceada? Pode ser alguma deficiência em vitaminas ou algo nutricional, se caso a alimentação dela for apenas sementes, tenta um polivitaminico na água pra ver. 

• Gostei 1

Jesus agora  que vocês falaram eu me toquei que a calo que tá doente é justamente a que eu e minha mãe brincamos, chamando de  " desnutrida" ... Eu ofereço frutas, legumes e sementes misturadas com ração extrusada. A bonita se quer belisca as frutas, enquanto o macho come tanto as frutas como as folhas / ração extrusada.. E  ela NÃO come a ração extrusada, fica selecionando :( 

Devo tirar as sementes e deixar apenas as frutas e a ração extrusada? Entrar com um polivitamínico na água também?

Qual e a racao extrusada que voce da ? Os meus adoram a pm13 da megazzo e agora vou ver se acho para da para eles esperimentarem a nova de graos pequenos da nutropica!!!

• Gostei 1

As sementes são de extrema importancia, não tire elas não. Pra minhas calopsitas aprenderem a gostar da extrusada foi misturando com as sementes e deixando tambem num potinho separado, uma hora elas vão acabar comendo, se não der certo com uma marca vai trocando até dar certo. Com as verduras e frutas vai colocando na gaiola tb ate que uma hora elas comam. Boa sorte.

• Gostei 1

A extrusada que eu misturo é a Alcon Eco Club( Misturo com as sementes da Tori, que vem na caixinha, para calopsitas) , o Ji Hoo adora, mas a Livi passa longe.. Acho que vou trocar pra nutrópica, pra ver se da jeito, e colocar também em um potinho separado, como a Stefani disse.  Espero que a Livi passe a dar bola :( Eu quase não tenho esperanças de que ela pase a comer legumes/ frutas.

Os meus nao comem frutas e legumes so gostam de abobora cozida e ovo cozido, dou eventualmente para complementar a alimentacao delas suplemento de aminoacidos!!