Jump to content

Calopsita só quer ficar no escuro!


Cassia Gomes

Posts Recomendados

Pessoal, gostaria de uma opinião...
Tenho uma calopsita há cerca de 6 meses. 

Primeiro ponto - ele ama a gaiola dele. Às vezes aceita ficar brincando fora dela, mas tem que estar muito de bom humor pra isso.
Segundo ponto - ele come horrores, ama hortaliças, ovo e outras coisinhas. Então, quase todo dia ele tem uma coisinha diferente pra comer. E brinca tb! Tem os brinquedinhos, rói o poleiro todo, adora palitinhos e fios de barbante!
Terceiro ponto - a casinha dele fica ao lado da minha cama, numa banqueta bem alta. E daí ele dorme comigo. Dá umas 19h30/20h ele faz as demonstrações das asas dele (é sagrado) e depois grita pra cobri-lo. 

O problema gente, é que ele só quer ficar no escuro! Eu acordo cerca de 7h e de jeito nenhum eu posso descobrir a gaiola dele porque ele faz uma guerra! Fica nervosíssimo...
Aí eu vou tentando até a hora que ele não resmunga mais, aí eu abro! Ele fica um pouco descoberto, mas chega na parte da tarde, e começa um griteiro de novo, até ir lá e cobrir! E tem dia que só cobrir não é suficiente, tem que apagar a luz tb! Aí é só fazer isso e ele começa roer o bico (aquele barulhinho de soninho).

Alguém já passou por isso? Vcs acham que tem alguma coisa errada ou é um costume que ele pegou?
Não sei o que fazer! 
Obrigada!!

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 months later...

Boa noite, não creio que ele queira ficar no escuro. É que quando cobrimos a gaiola a calopsita costuma ficar quieta. Eu tinha um casal dentro de casa que era só acender luz ou fazer barulho para eles começarem a se movimentar, o macho as vezes disparava um canto em plena madrugada. Durante a manhã é comum a ave estar agitada, movimentar-se de um lado pro outro, gritar, cantar, nem sempre sabemos o que ela quer, aí se vc cobre a gaiola e e tudo fica escuro ela fica calada. Boa sorte.

Link para compartilhar
Share on other sites

Aqui em casa passou de 6 da manhã elas tocam alvorada. Como ficam na varanda logo sabem q o sol saiu e começam a bagunça. Calopsitas pela manha r cam mesmo maia agitadas, gritando, cantando. As daqui de casa ficam aos berros com a do vizinho.

Elas gritam de CA e ele grita de lá. Não sei como ninguém reclama.

 

Esse comportamento é normal indico q descubra ela logo pela manhã e assim q escurecer cubra de novo. E deixe ela aproveitar o sol, a luz do dia. Coitada!!! A bichinha toda feliz com o dia e VC cobrindo ela colocando pra dormir kkkkk

 

Calopsitas não comem durante a noite. Como VC diz q mantem ela coberta a pobre coitada deve aproveitar o pouco tempo de luz q tem pra comer tudo q vê na frente!!!

Deixe a pobre cantar, pular, berrar o dia é dela. A noite VC cobre e ela vai dormir numa boa. Basta criar o hábito.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Em 02/01/2017 at 07:32, dandaerafa disse:

Aqui em casa passou de 6 da manhã elas tocam alvorada. Como ficam na varanda logo sabem q o sol saiu e começam a bagunça. Calopsitas pela manha r cam mesmo maia agitadas, gritando, cantando. As daqui de casa ficam aos berros com a do vizinho.

Elas gritam de CA e ele grita de lá. Não sei como ninguém reclama.

 

Esse comportamento é normal indico q descubra ela logo pela manhã e assim q escurecer cubra de novo. E deixe ela aproveitar o sol, a luz do dia. Coitada!!! A bichinha toda feliz com o dia e VC cobrindo ela colocando pra dormir kkkkk

 

Calopsitas não comem durante a noite. Como VC diz q mantem ela coberta a pobre coitada deve aproveitar o pouco tempo de luz q tem pra comer tudo q vê na frente!!!

Deixe a pobre cantar, pular, berrar o dia é dela. A noite VC cobre e ela vai dormir numa boa. Basta criar o hábito.

As minhas ficam na varanda gritando também. Só ficam quietas quando tem alguém por perto fazendo alguma coisa, aí elas ficam curiosas e calam a boca. kkk

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

11 minutos atrás, Toninho disse:

As minhas ficam na varanda gritando também. Só ficam quietas quando tem alguém por perto fazendo alguma coisa, aí elas ficam curiosas e calam a boca. kkk

As minhas são a mesma coisa! Quando estão sozinhas passam o dia gritando(principalmente a fêmea) é só eu chegar perto da gaiola que ficam cauminhas até dormem kkk

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Em 02/01/2017 at 07:32, dandaerafa disse:

Aqui em casa passou de 6 da manhã elas tocam alvorada. Como ficam na varanda logo sabem q o sol saiu e começam a bagunça. Calopsitas pela manha r cam mesmo maia agitadas, gritando, cantando. As daqui de casa ficam aos berros com a do vizinho.

Elas gritam de CA e ele grita de lá. Não sei como ninguém reclama.

 

Esse comportamento é normal indico q descubra ela logo pela manhã e assim q escurecer cubra de novo. E deixe ela aproveitar o sol, a luz do dia. Coitada!!! A bichinha toda feliz com o dia e VC cobrindo ela colocando pra dormir kkkkk

 

Calopsitas não comem durante a noite. Como VC diz q mantem ela coberta a pobre coitada deve aproveitar o pouco tempo de luz q tem pra comer tudo q vê na frente!!!

Deixe a pobre cantar, pular, berrar o dia é dela. A noite VC cobre e ela vai dormir numa boa. Basta criar o hábito.



Não colega, c não ta entendendo! hahahaha

Ela fica BRAVA, BRAVÍSSIMA . Sabe aquelas torcidas de pescoço que indicam fortemente que a bixinha ta nervosa?

Não quer brincar, sair , nem nada! Ela quer mesmo dormir  ( se eu deixar, todo o tempo)!

Se eu descobrir de manhã, nossa senhora! Ela fica tão enfezada que se pegar, ela bica até forte!

Mas enfim! É mesmo a personalidade dela! Fazer o que né?

Em 02/01/2017 at 22:54, Toninho disse:

Boa noite, não creio que ele queira ficar no escuro. É que quando cobrimos a gaiola a calopsita costuma ficar quieta. Eu tinha um casal dentro de casa que era só acender luz ou fazer barulho para eles começarem a se movimentar, o macho as vezes disparava um canto em plena madrugada. Durante a manhã é comum a ave estar agitada, movimentar-se de um lado pro outro, gritar, cantar, nem sempre sabemos o que ela quer, aí se vc cobre a gaiola e e tudo fica escuro ela fica calada. Boa sorte.

Então, mas é diferente ...

Não é agitação de alegria e nem nada. É de brava mesmo! Ela fica muito nervosa e fica "torcendo o pescoço" pra mim. haha

De manhã o humor dela é péssimo. Ela é muito geniosa. haha

Personalidade forte!

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá @Cassia Gomes!

 

As calopsitas precisam de 12h de sono por dia para que elas possam realizar todas as suas manutenções biológicas e a luz (luminosidade) é um fator físico muito importante para as aves, elas regulam até sua reprodução. A quantidade de horas de luz que uma ave recebe durante o dia pode inibir ou promover a reprodução da mesma. Enfim, o que estou querendo dizer é que: Na natureza elas seguem o nascer e o por do sol,  como criamos nossos animais em casas, apartamento, a ave recebem influencias de luzes artificiais o que acaba confundindo um pouco o animal. 

Eu já tive problemas com meus animais por conta disso, antes deixava minhas aves no meu quarto, daí elas estavam tendo pouco tempo de luz e consequentemente dormindo menos, daí elas começaram a ficar mais sonolentas, ter problemas com intervalos muito curtos de mudas (de penas) e minha femea com tres meses já começou a apresentar comportamentos reprodutivos. Sem contar que não estavam recebendo uma quantidade de luz solar (que é muito importante paras aves)

Daí mudei elas de canto e montei uma espaço bem bacana no meu escritório, que passou a ser meio que o quarto delas, sem cortinas e  próxima a janela onde pega sol em determinados horários para que caso elas queiram elas possam se banhar ao sol. Elas no inicio estranharam um pouco, pois como nós os animais tb tem rotina e alterações nessas rotinas acabam sendo bem estressantes, mas hoje elas estão bem - até entraram em reprodução e nessa semana colocaram seus primeiros ovos (elas já tem um ano e meio).

Enfim, o que estou querendo dizer é que mesmo esses animais tendo muita personalidade e que queiramos que eles sempre estejam por próximo, devemos tentar fazer com que eles tenham todas as suas necessidades naturais atendidas, isso inclui fazer com que elas durmam doze horas por dia, ou pelo menos durante a noite toda. Caso voce tenha que manter elas em um local que receba luz artificial, assim que começar a anoitecer vá cobrindo a gaiola com alguns panos gradativamente, para que ela entenda que esta ficando escuro e que ela precisa se preparar para dormir, até que voce cubra com um pano bem grosso para que ela possa dormir tranquila (outra coisa o ambiente precisa ser tranquilo, ninguém gosta de dormir no barulho, nem elas). Com o tempo ela vai se acostumar, ce vai ver! Outra coisa, a nossa rotina as vezes nos obriga a ver as aves somente a noite, horário em que elas deveriam está dormindo daí fazemos com que as aves percam parte da noite para que possamos interagir com elas, não podemos fazer isso com elas, nós temos necessidades biológicas diferente, 08 horas de sono é o suficiente para nós, mas para elas não. Dessa forma, recomendo que deixe para falar com elas cedinho da manhã e deixe para interagir (brincar com elas) nos fins de semana ou quando poder - caso trabalhe o dia todo, lógico -. 

Obs: Aqui coloquei 12h, porque onde moro - Fortaleza, CE - durante o ano todo temos 12h de luz e 12h de noite, em outros estados do país isso muda, então tente acompanhar a rotina da sua cidade e se regule pelo amanhecer e entardecer. 

Espero ter ajudado! 

Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutos atrás, Luan Mariano disse:

Olá @Cassia Gomes!

 

As calopsitas precisam de 12h de sono por dia para que elas possam realizar todas as suas manutenções biológicas e a luz (luminosidade) é um fator físico muito importante para as aves, elas regulam até sua reprodução. A quantidade de horas de luz que uma ave recebe durante o dia pode inibir ou promover a reprodução da mesma. Enfim, o que estou querendo dizer é que: Na natureza elas seguem o nascer e o por do sol,  como criamos nossos animais em casas, apartamento, a ave recebem influencias de luzes artificiais o que acaba confundindo um pouco o animal. 

Eu já tive problemas com meus animais por conta disso, antes deixava minhas aves no meu quarto, daí elas estavam tendo pouco tempo de luz e consequentemente dormindo menos, daí elas começaram a ficar mais sonolentas, ter problemas com intervalos muito curtos de mudas (de penas) e minha femea com tres meses já começou a apresentar comportamentos reprodutivos. Sem contar que não estavam recebendo uma quantidade de luz solar (que é muito importante paras aves)

Daí mudei elas de canto e montei uma espaço bem bacana no meu escritório, que passou a ser meio que o quarto delas, sem cortinas e  próxima a janela onde pega sol em determinados horários para que caso elas queiram elas possam se banhar ao sol. Elas no inicio estranharam um pouco, pois como nós os animais tb tem rotina e alterações nessas rotinas acabam sendo bem estressantes, mas hoje elas estão bem - até entraram em reprodução e nessa semana colocaram seus primeiros ovos (elas já tem um ano e meio).

Enfim, o que estou querendo dizer é que mesmo esses animais tendo muita personalidade e que queiramos que eles sempre estejam por próximo, devemos tentar fazer com que eles tenham todas as suas necessidades naturais atendidas, isso inclui fazer com que elas durmam doze horas por dia, ou pelo menos durante a noite toda. Caso voce tenha que manter elas em um local que receba luz artificial, assim que começar a anoitecer vá cobrindo a gaiola com alguns panos gradativamente, para que ela entenda que esta ficando escuro e que ela precisa se preparar para dormir, até que voce cubra com um pano bem grosso para que ela possa dormir tranquila (outra coisa o ambiente precisa ser tranquilo, ninguém gosta de dormir no barulho, nem elas). Com o tempo ela vai se acostumar, ce vai ver! Outra coisa, a nossa rotina as vezes nos obriga a ver as aves somente a noite, horário em que elas deveriam está dormindo daí fazemos com que as aves percam parte da noite para que possamos interagir com elas, não podemos fazer isso com elas, nós temos necessidades biológicas diferente, 08 horas de sono é o suficiente para nós, mas para elas não. Dessa forma, recomendo que deixe para falar com elas cedinho da manhã e deixe para interagir (brincar com elas) nos fins de semana ou quando poder - caso trabalhe o dia todo, lógico -. 

Obs: Aqui coloquei 12h, porque onde moro - Fortaleza, CE - durante o ano todo temos 12h de luz e 12h de noite, em outros estados do país isso muda, então tente acompanhar a rotina da sua cidade e se regule pelo amanhecer e entardecer. 

Espero ter ajudado! 

Oie Luan!!

Então, ela ficava bem próximo a minha janela e eu faço o máximo pra que ela tenha períodos de sol durante o dia. 

O problema dela é que eu não consigo tirar ela do "ato de dormir" , entende? Ela quer dormir e dormir e dormir! A hora que eu cobrir a gaiola, ta tudo certo e ela aceita numa boa! O inverso que eu não consigo : que é descobrir.

Ela tem ficado em outro cômodo sem movimento. 
Aqui tem dias que anoitece perto das 20h30 ( em média ).
Só que aí de manhã ela reclama que não quer que eu a descubra. Esse é o meu dilema..
Eu sei dessa questão do sono delas e tento fazer o máximo pra que ela tenha a quantidade necessária.. Só que ela passa disso..

Não seria também prejudicial ? Dormir d+ não faz bem a ninguém. Não importa se eu cobri ela às 18h (sol de rachar) ou às 20h30 (quando ta escurecendo) - se eu abrir ela às 7h, 8h da manhã, ela fica nervosa. 

Dá pra saber pq ela fica no cantinho dela de dormir (é sempre o mesmo) e começa a torcer o pescoço (não sei se isso é comum a todas, mas eu sei quando ela ta nervosa quando ela faz isso - pq é exatamente o que ela faz quando ela quer voltar pra gaiola dela e eu não levo).

Ontem pela manhã ( às 10h ) , eu a coloquei tomar um solzinho na minha janela (sol indireto) - ela ODIOU ! GRITOU sem parar. Eu deixei ela gritar e fiz ela ficar ali pra dar uma arejada... mas é complicado , pq eu sei quando ela não ta curtindo.

Eu conversei com um veterinário e ele me disse que isso é muito da personalidade da ave mesmo. O mínimo necessário ela dorme, que é o importante.

A outra questão é o "amor aos edredons dela" que ela tem - PRECISO COBRI-LA! Ta calor, ta muito calor, mas sem o edredon ela não dorme. Tb me preocupava a questão do calor, mas o vet disse que elas se adaptam bem e se (ao que parece) pra ela ta bom, então eu tenho que respeitar!

De toda forma, obrigada =)





 

Link para compartilhar
Share on other sites

@Cassia Gomes, acho que estou entendendo. E sim, dormir de mais também não saudável. Bom, você já vermifugou elas alguma vez? Já deu vitamina? Pode ser que ela esteja com verminose, daí fica mais sonolenta, ou está com deficiência de alguma vitamina. Caso já tenha feito tudo isso, sua ave pode está deprimida. Sim, elas também tem isso (:(). Daí, caso seja isso, tem que ver o que pode está faltando na vida dela. Mas, eu, não acredito que seja normal dormir mais de 12horas por dia e ainda sentir sonos. Aves cativas, costumam tirar uns cochilos durante o dia, por que já tem tudo que precisam na gaiola, daí como tem tempo ocioso demasiado, tiram pequenos cochilos durante o dia, mas não é como o sono da noite profundo e elas também não reclamam da luz, só dormem um pouquinho sabe? Não acho que esse seja o caso da sua. Será que por conta do verão, com poucas horas de noite ela não esteja estranhando? Desde quando ela faz isso? 

Link para compartilhar
Share on other sites

Então, eu dei vitamina na época da muda de penas dela. Ela é saudável fisicamente, inclusive ganhou peso depois que chegou aqui; come coisas que ela não comia; as penas melhoraram muuuitooo.

O sono é, na maioria das vezes, de manhã ( pelo menos até 10h, é ctz! ) :D:D

Aí se vc contar que ela vai pro espaço dela às 19h, por exemplo, no total dará 15h de sono/dia. Por isso , às vezes, colocamos ela dormir mais tarde - quando ela pede.

Depois, o restante do dia ela fica normal. Reclama no início que descobre, mas come bem ( depois de a reclamação não surtir efeito), brinca e tal.
Não pode ver um computador que já pula no teclado pra olhar a tela (ela ama e fica fissurada) - e pra fazer o número 2, inclusive! hahah

Ela tem brinquedos, tem espelho e sempre tem alguém com ela. Nunca deixamos ela sozinha . Onde a gnt tá, ela está tb!
Até pq (fato que reparamos recentemente), se ela fica isolada , sozinha, ela não come.

Claro, ela dá uns cochilos durante o dia, mas no geral, está sempre atenta, principalmente se ver alguém comendo. hahahah

O único empecilho que poderia estar deixando ela triste, seria a falta de companhia de outra ave - mas infelizmente isto está fora de cogitação, pelo menos por enquanto . :(:( 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...