Lucas Vieira Posted October 3, 2016 Share Posted October 3, 2016 Boa tarde !!! Meu casal está chocando a uns 12 dias, mas o macho está ficando extremamente bravo, n deixa mais a fêmea entrar no ninho, choca os ovos de dia ( a maior parte do dia) e a noite n deixa a fêmea entrar espanta ela td fez q a msm chega perto, oq fazer? Penso em separar mas perderei a ninhada td, n queria q td o esforço deles até aqui fosse em vão Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Helena X Posted October 3, 2016 Share Posted October 3, 2016 Poxa, complicado! Normalmente quem cuida do ninho à noite é a fêmea - durante esse período, separe o macho e a deixe cuidar dos ovos. Não tem necessidade de deixá-lo se esforçar esse tanto e ficar no ninho o tempo inteiro até durante a noite (o certo seria ele cuidar do ninho somente de dia), pois só fará mal a ambos ele e aos filhotes, assim como à fêmea também. Durante a manhã, faça a troca novamente e o deixe ficar ao invés da fêmea, sempre monitorando quando eles se aproximarem um do outro. Não o deixe machucar a fêmea de jeito nenhum, ok? Também observe pra ver se eles (o macho especialmente) estão machucando os ovinhos, furando a casca ou acabando por quebrá-los. Nesse caso teria que separar completamente. Por acaso é a primeira vez que chocam? Se sim, tente ficar tranquilo pois a maioria das primeiras ninhadas não dão tão certo, mas sempre é preciso manter as esperanças e nunca é tarde para tentar novamente. Pelo menos eles ainda estão se esforçando para cuidar dos ovinhos, então não tente pensar que "o esforço será em vão se perderem a ninhada", até porque é extremamente comum os primeiros ovos não vingarem. Seja positivo, estou torcendo por vc e por eles tbm! Boa sorte, continue nos atualizando aqui. 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lucas Vieira Posted October 3, 2016 Author Share Posted October 3, 2016 Já é a segunda ninhada deles, a primeira nasceu tds mas morreram logo após sair do ovo aí me disseram que o problema seria o macho possessivo ou descuidado. Quis dar mais uma chance a eles pq era a primeira ninhada e não queria ter q separa-los mas estou preocupado. Obrigado pela ajuda !!! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Helena X Posted October 3, 2016 Share Posted October 3, 2016 (edited) 10 minutos atrás, Lucas Vieira disse: Já é a segunda ninhada deles, a primeira nasceu tds mas morreram logo após sair do ovo aí me disseram que o problema seria o macho possessivo ou descuidado. Quis dar mais uma chance a eles pq era a primeira ninhada e não queria ter q separa-los mas estou preocupado. Obrigado pela ajuda !!! Então tem que de fato vigiar o macho. Se ele não deixa a fêmea cuidar e tbm não aquece os filhotes, bate neles e nao os alimenta pode levá-los a morte mesmo, única razão plausivel pra eles somente terem morrido depois de sairem dos ovos. Se chegar o momento em q vc terá de separá-lo de vez, pode ser q precise ajudar a femea a alimentar os bbs uma vez que nascerem pois é exaustivo pra ela fazer todo o trabalho de chocar e alimentar sozinha. Como eu disse, observe pra ver se ele está realmente cuidando e chocando os ovos, se não quebrou/furou nenhum deles de nenhuma maneira e especialmente se não vai estranhar os filhotes quando eles nascerem pq talvez seja preciso separá-lo de vez. Mas relaxe pois separar um dos pais nao significa que a ninhada morrerá, nem mesmo se os dois abandonarem o ninho (nesse caso existe uma maneira fácil de criar uma espécie de encubadora pra deixar os bebes quentinhos e chocarem perfeitamente, nós aqui do fórum te ajudaremos com certeza). Boa sorte mais uma vez Continua nos atualizando quando os filhotes começarem a nascer! Edited October 3, 2016 by Helena C 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tatiana Eliza Posted April 11, 2021 Share Posted April 11, 2021 Olá, minha fêmea e meu macho nunca reproduziram, essa é a primeira vez. Eles estão com 1 filhote e 3 ovinhos no ninho mas eu percebi que o macho está batendo na fêmea. O que devo fazer? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
beatriz_corleth Posted April 29, 2021 Share Posted April 29, 2021 Gente minhas calopsitas estão em sua primeira postura, a fêmea queria colocar o ovo no chão da gaiola mas depois foi pro ninho e conseguiu colocar. No primeiro dia ela ficou chocando o dia inteiro e também a noite, mas depois o macho foi chocar e não deixa mais ela chocar na vez dela. Ela vai colocar amanhã o próximo ovo, e está muito abalada, triste e com os olhos sempre fechados, é normal ela ficar assim? Oq devo fazer com o macho? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts