Jump to content

Macho batendo na fêmea


Lucas Vieira

Posts Recomendados

Boa tarde !!! Meu casal está chocando a uns 12 dias, mas o macho está ficando extremamente bravo, n deixa mais a fêmea entrar no ninho, choca os ovos de dia ( a maior parte do dia) e a noite n deixa a fêmea entrar espanta ela td fez q a msm chega perto, oq fazer? Penso em separar mas perderei a ninhada td, n queria q td o esforço deles até aqui fosse em vão 

Link para compartilhar
Share on other sites

Poxa, complicado!

Normalmente quem cuida do ninho à noite é a fêmea - durante esse período, separe o macho e a deixe cuidar dos ovos. Não tem necessidade de deixá-lo se esforçar esse tanto e ficar no ninho o tempo inteiro até durante a noite (o certo seria ele cuidar do ninho somente de dia), pois só fará mal a ambos ele e aos filhotes, assim como à fêmea também. Durante a manhã, faça a troca novamente e o deixe ficar ao invés da fêmea, sempre monitorando quando eles se aproximarem um do outro. Não o deixe machucar a fêmea de jeito nenhum, ok? Também observe pra ver se eles (o macho especialmente) estão machucando os ovinhos, furando a casca ou acabando por quebrá-los. Nesse caso teria que separar completamente.

Por acaso é a primeira vez que chocam? Se sim, tente ficar tranquilo pois a maioria das primeiras ninhadas não dão tão certo, mas sempre é preciso manter as esperanças e nunca é tarde para tentar novamente.

Pelo menos eles ainda estão se esforçando para cuidar dos ovinhos, então não tente pensar que "o esforço será em vão se perderem a ninhada", até porque é extremamente comum os primeiros ovos não vingarem. Seja positivo, estou torcendo por vc e por eles tbm!

Boa sorte, continue nos atualizando aqui.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Já é a segunda ninhada deles, a primeira nasceu tds mas morreram logo após sair do ovo :/ aí me disseram que o problema seria o macho possessivo ou descuidado. Quis dar mais uma chance a eles pq era a primeira ninhada e não queria ter q separa-los mas estou preocupado. Obrigado pela ajuda !!!

Link para compartilhar
Share on other sites

10 minutos atrás, Lucas Vieira disse:

Já é a segunda ninhada deles, a primeira nasceu tds mas morreram logo após sair do ovo :/ aí me disseram que o problema seria o macho possessivo ou descuidado. Quis dar mais uma chance a eles pq era a primeira ninhada e não queria ter q separa-los mas estou preocupado. Obrigado pela ajuda !!!

Então tem que de fato vigiar o macho. Se ele não deixa a fêmea cuidar e tbm não aquece os filhotes, bate neles e nao os alimenta pode levá-los a morte mesmo, única razão plausivel pra eles somente terem morrido depois de sairem dos ovos.

Se chegar o momento em q vc terá de separá-lo de vez, pode ser q precise ajudar a femea a alimentar os bbs uma vez que nascerem pois é exaustivo pra ela fazer todo o trabalho de chocar e alimentar sozinha.

Como eu disse, observe pra ver se ele está realmente cuidando e chocando os ovos, se não quebrou/furou nenhum deles de nenhuma maneira e especialmente se não vai estranhar os filhotes quando eles nascerem pq talvez seja preciso separá-lo de vez. 

Mas relaxe pois separar um dos pais nao significa que a ninhada morrerá, nem mesmo se os dois abandonarem o ninho (nesse caso existe uma maneira fácil de criar uma espécie de encubadora pra deixar os bebes quentinhos e chocarem perfeitamente, nós aqui do fórum te ajudaremos com certeza).

Boa sorte mais uma vez :) Continua nos atualizando quando os filhotes começarem a nascer!

Editado por Helena C
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 anos depois...
  • 3 weeks later...

Gente minhas calopsitas estão em sua primeira postura, a fêmea queria colocar o ovo no chão da gaiola mas depois foi pro ninho e conseguiu colocar. No primeiro dia ela ficou chocando o dia inteiro e também a noite, mas depois o macho foi chocar e não deixa mais ela chocar na vez dela. Ela vai colocar amanhã o próximo ovo, e está muito abalada, triste e com os olhos sempre fechados, é normal ela ficar assim? Oq devo fazer com o macho?

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...