Jump to content

Ajuda! calô com posturas seguidas


marilia galvão

Posts Recomendados

Olá, amigos.

Tenho um casal com 3 anos de idade.

Eles nunca conseguiram reproduzir, os ovinhos não são fertilizados.

Em agosto, me pediram ninho. Eu coloquei, a Chica botou 4 ovinhos, e, pela primeira vez, um foi fertilizado. Nasceu o filhotinho, e eu fiquei com receio de interferir, pois eles são ariscos. No terceiro dia, estranhei o silêncio, e quando fui ver o filhotinho estava morto, cheio de comida sobre as narinas, e nenhuma comida no papinho. Me arrependi amargamente de ter deixado por conta deles, e nunca mais faço isso. Tirei o ninho, e eles viraram duas feras, gritando desesperadamente o dia todo.... só sossegaram quando fui viajar com eles, uma semana depois do ocorrido.

Em setembro, eles começaram com a agonia querendo ninho de novo. Eu segurei uma semana, e acabei cedendo, e colocando o ninho para eles novamente. A chica botou 5 ovinhos, e, mais uma vez, nenhum fecundado. Fui tirando os ovinhos 1 a 1 , para depois então retirar o ninho, para eles não estressarem muito.

Agora em outubro, eles começaram com a agonia de novo. Dessa vez eles ficaram muito agoniados, querendo fazer ninho em todo lugar, uma luta! Uma gritaria danada o dia todo, os dois dando rasante na nossa cabeça, agoniados, pedindo ninho.

Eu me segurei, e a Chica acabou botando no fundo da gaiola. Só vi quando encontrei o ovinho quebrado no chão. Então eu acabei colocando o ninho de novo, e assim acabou a agonia e a gritaria.

Estou muito preocupada, pois sei que isso pode enfraquecer a ave. Ela já começou a perder peninhas em volta dos ouvidos, acho que deve estar forçando o organismo dela essa produção desenfreada de ovos. Segue foto.

Estou sem saber o que fazer, então peço ajuda aos mais experientes.....alguém já teve um problema parecido?

Por favor, me ajudem!

Muito obrigada,

Marília.

chica ouvido.jpg

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

O certo é dar o descanso ao casal, e não fazer tentativas a cada mês, ou até mesmo ficar fazendo a vontade deles. Se estão desesperados, eles vão ficar desesperado até "tomarem vergonha na cara", o certo a ser feito é mudar os untensilios dele de lugar, colocando coisas novas também, assim, causando insegurança aos mesmos, se possível mudar a gaiola de local. 

Os filhotes devem ser tratados pelos pais, você pode retirar depois e 3 semanas de vida pra papinha ou manuseia deixando com os pais, assim amansando. Nunca retirar no primeiro dia pra você tratar a menos que seja algo de abandono, assim sendo necessário. 

Essa falta de pena na bochecha pode ser muda ou o macho arrancando dela. 

Se não galar novamente, vai descartando, retire o ninho, logo de um descanso de meses ao casal, servindo sempre alimentos balanceados para uma boa saúde dos mesmos, sempre!

Boa sorte, abraço! 

 

  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

O Guilherme está certo. Nós que somos "pais" precisamos ser fortes pra tomar atitudes que nem sempre irão agradar os pius, pq eles não podem nos entender e as vezes não os entendemos...

A postura seguida NUNCA é saudável, o tempo mínimo de espera entre uma postura e outra é de 6 meses.

Essa falha nas bochechas é provavelmente o parceiro arrancando, acontece comumente pois ele vai fazer "carinho" e na verdade quer dar umas bofetadas... Tem que separar e vigiar bem de perto.

Eles vão gritar sim, é natural, são animais com instinto e que obviamente não podem raciocinar, mas nada disso é eterno! Basta trocar os móveis e gaiola de lugar para fazê-los pensarem q estão em outro ambiente e por conta disso, ficarem inseguros para chocar novamente. Seja forte por eles! E paciente também.

Por essa razão que vc citou, é necessário sempre acompanhar o choco do casal pra ver se não quebraram nenhum ovo ou se estão brigando entre si, pra ver se estão alimentando os filhotes adequadamente e não batendo neles, se estão tbm se alimentando bem, etc. É lamentável quando um filhotinho morre tão cedo, mas tbm não é certo sempre tira-lo assim que nasce pq requer um trabalho e dedicação imensos. Como eu disse, observe. Preste bem atenção e interfira somente se estiverem fazendo uma das coisas citadas acima, se estiverem abandonando mesmo os filhotes e os deixando passar fome. Caso contrário é sugerido q vc somente tire o filhote do ninho após passado 3 semanas... Mas se os pais estiverem cuidando bem e não fazendo nada de errado, não há pq intervir.

No seu caso porém, não recomendo q deixe reproduzirem tantas vezes seguidas e eu tiraria o ninho o mais rapido possível, pois isso só aumenta o risco da fêmea sofrer de ovo preso e vir a óbito ou os dois se exaustarem além do limite e morrerem. Além de que estão claramente estressados, o macho arrancando as penas da fêmea e isso não é saudável pra nenhum dos dois.

Faça isso mesmo - se nenhum ovo fecundar, retire tudo e o ninho tbm e faça aquela troca de ambiente. Além disso cubra a gaiola deles quando forem dormir (e coloque-os pra dormir mais cedo) pra pensarem q é inverno e assim diminuir ainda mais a chance de quererem procriar de novo por enquanto.

Boa sorte

Editado por Helena C
  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Essa fase que querem reproduzir é complicado mesmo! Ou coloca o ninho ou deixa gritarem a vontade. 

Não é aconselhável posturas seguidas, pois desgasta muito o casal.

Seu casal precisa aprender. Da um tempo pra eles, depois deixe por conta, é errando que se aprende. Não interfira. 

Reforce bem a alimentação deles. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Como todos falaram posturas seguidas é muito desgastante, é aconselhável no máximo 2 vezes ao ano com 6 meses de descanso...
Tente mudar tudo de lugar, poleiros, potes de comida, coloca brinquedos (se tiver brinquedos mude eles de lugar e os tipos de brinquedos)... 

Eles tem exames de saúde? Se não tiverem, essa é a melhor época para fazer ou refazer...

Eles ficam soltos?

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi, gente.

Eles estão chocando. Se revezando direitinho, saindo para comer, passando um tempo se exercitando, hoje o primeiro ovo está com 3 dias.

 Não olhei para ver se tinha mais um ovinho ou não. Correria.

Na verdade, é o segundo ovo, pois o primeiro caiu no chão e quebrou.

Estão tranquilos, felizes da vida. Um pouco ariscos, como é comum no começo, daqui a pouco eles acalmam.

Não sei se o Chico está arrancando penas da Chica....nunca vi ele fazer isso, e acredito que ela nunca deixaria....srsr...ela é uma fera, dá um couro nele se ele tentar fazer algo que ela não goste! E em em qualquer um, aliás!

E ele é muito bonzinho e quietinho, não faz esse tipo de coisa com ela. Aliás, a obedece, e é totalmente apaixonado por ela. Quando ela morrer, com certeza ele vai junto...

Não observei penas caídas ......não sei se estão na muda....se a ave estiver com alguma carência nutricional, ou com o organismo sendo forçado, pode perder as penas dos ouvidos? Observei que estão crescendo novos canhões, mas faz tempo que está assim, demorando para as penas crescerem. Faz pelo menos umas duas semanas que eu observei o crescimento de canhões novos. É demorado assim mesmo?

Sim, Bia, eles ficam soltos durante o dia. Tenho um quintal interno telado, e eles ficam soltos durante o dia. Eles são ariscos, então só ficam por cima, no conjunto gaiolão/playground. E gostam de ir num galho que eu prendi numa janela para eles. Eles dificilmente descem, apenas fazem isso quando estou por perto, quando eles se sentem protegidos. Tenho uma Gata Persa. Acho que eles se sentem mais protegidos nas alturas.

Vou seguir as sugestões de vocês. 

Acho que ela ainda deve botar mais uns 2 ou 3 ovos. Vou fazer a ovoscopia, e se só tiver gema, vou acabar com a brincadeira.

Enquanto eu estiver aguardando o momento de retirar o ninho, gostaria de reforçar a alimentação, e fazer o possível para deixá-los fortes. 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Vou providenciar os exames de saúde. Já tem algum tempo que não faço.

Eles estão com extrusada, mix de sementes, que estou misturando com a farinhada e com o Organew. 

Também gostam de aveia, ovo, couve. Eles são bem chatos para comer.

Vou tentar dar milho, jiló, ás vezes eles aceitam. Mas não comem grande coisa, só beliscam.....

Também estão com pedra de cálcio e osso de siba.

Vocês conhecem alguma doença que possa fazer as penas dos ouvidos caírem? 

Muito obrigada pelo apoio de vocês! Vou procurar seguir as orientações!

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...