Jump to content

Filhotes morrendo - camera no ninho?


felipemelo

Posts Recomendados

Boa tarde pessoal,

Tenho um ninho de 3m x 2m x 1,2m, e nele acredito que tenho 5 casais de calopsitas e 1 sozinho(porém ele é um filhote de uns 4 meses, e não incomoda ninguém.
Na verdade os casais se formaram lá dentro mesmo, na sorte mesmo, já consegui perceber e ter certeza de 3 casais.
E tem dois que parecem estar formando casal agora.

O problema é:
Casal 1: sempre bota ovo, mas o ovo nunca tá galado, já tentei eles em gaiola separada e nada adiantou, nunca sai nada.
Casal 2: outro casal que botou 4 ovos, mas só nasceu um, e quando ele já tava aproximadamente com uns 20 dias, fui olhar o ninho e ele estava morto.
Casal 2: esse mesmo casal que o filhote morreu tá no ninho e parece ter filhote dentro, mas eles não saem do ninho e não tem como eu ver se já tem filhote ou não.
Casal 3:outro casal agora que botou 4 ovos, e já tem 2 filhotes bem pequenos ainda, ainda com os olhos fechadinhos.

Estou com medo de:
Algum dos outros acabarem matando os filhotes, tendo em vista que um filhote antigo morreu e pode ser por isso.
Alguns tentam entrar no ninho de outros, mas acabam saindo porque o casal expulsa eles de lá na bicada.

Onde eu quero chegar:
Ouvi falar uma vez que um amigo de um amigo que comprou essas mini cameras e colocou dentro do ninho, para assim poder monitorar os filhotes, se estão sendo alimentados, se não estão machucando eles e etc.
Alguem conhece alguem que tem essas cameras no ninho? Sabe me informar a faixa de preço disso?
Estou querendo colocar em meu viveiro, em pelo menos 2 ou 3 ninhos, já que são os que tenho certeza que estão chocando.


Ficou meio confuso, me desculpem por isso, mas é que falei muita coisa num tópico só.
Se puderem me ajudar, agradeço.

Link para compartilhar
Share on other sites

Sobre os ovos não galarem, acontece por vários motivos, até mesmo sem razão... Mas não desista não. 
Se vc já não faz isso, sugiro que reforce a alimentação além de somente o mix de sementes, colocando tbm ovo cozido, ração extrusada, milho, e etc.

Essa câmera eu não sei e nem acho mt viável. É só tirar a tampa do ninho com o casal ainda lá dentro e checar assim mesmo, basta evitar fazer isso muuuitas vezes pra não estressá-los. Vc precisa forçar um jeito de monitorá-los exatamente pra não acontecer o mesmo com o filhote de 20 dias, precisa ver se o casal não tá brigando entre si ou quebrando/furando os ovos, rejeitando os filhotes ou machucando eles, abandonando o ninho/ovos/filhotes...

Se vc deixa o casal com o ninho na mesma gaiola q outras calopsitas, tire imediatamente. Isso estressa muito o casal e as outras calopsitas podem quebrar os ovos ou machucarem os filhotes, as vezes estressam tanto q o casal acaba abandonando o ninho. Se vc tem tres casais, deixe-os em gaiolas separadas! É meio complicado mas tem que ser assim. Provavelmente foi o fator q levou à morte do filhote anterior e tbm à postura falha. E lembre-se de dar um descanso de 6 meses aos casais quando terminarem a postura ou falharem com ela...

Boa sorte

 

Editado por Helena C
Link para compartilhar
Share on other sites

Esse casal que sempre poe ovo e não nasce nada, já ocorreu umas 4 vezes, e tentei com 3 machos diferentes já, acho que pode ser a fêmea..

A alimentação deles é bem balanceada, alem de semente coloco sempre milho, pão, etc.

A camera seria um jeito de monitorar praticamente 24 horas, ver se estão sendo alimentados e tal. Já que não posso ficar o tempo todo vendo o viveiro pq trabalho.

Quando abro o ninho para ver se tem filhote e como estão, o pai ou a mae geralmente ta em cima e não sai de la de jeito algum, fico com medo de espantar ele pra ver, e ele abandonar o ninho. 

Eles vivem em colonia mesmo, trabalho e estudo, então seria muito complicado cuidar em gaiolas, mas no começo brigavam mt, hj em dia não brigam mais, so quando algum chega proximo do ninho, q eles dao umas piadas e o outro corre.

Link para compartilhar
Share on other sites

18 minutos atrás, felipemelo disse:

Esse casal que sempre poe ovo e não nasce nada, já ocorreu umas 4 vezes, e tentei com 3 machos diferentes já, acho que pode ser a fêmea..

A alimentação deles é bem balanceada, alem de semente coloco sempre milho, pão, etc.

A camera seria um jeito de monitorar praticamente 24 horas, ver se estão sendo alimentados e tal. Já que não posso ficar o tempo todo vendo o viveiro pq trabalho.

Quando abro o ninho para ver se tem filhote e como estão, o pai ou a mae geralmente ta em cima e não sai de la de jeito algum, fico com medo de espantar ele pra ver, e ele abandonar o ninho. 

Eles vivem em colonia mesmo, trabalho e estudo, então seria muito complicado cuidar em gaiolas, mas no começo brigavam mt, hj em dia não brigam mais, so quando algum chega proximo do ninho, q eles dao umas piadas e o outro corre.

Pão não é saudável, só serve como petisco as vezes. O milho sim, mas não só isso tb. Ofereça ovo cozido, verduras escuras como brócolis, couve (nunca alface) e até frutas, misture tb ração extrusada no mix e se quiser até complemente com uma vitamina na água pois é um periodo de extrema fragilidade em q os pais precisam estar o maximo nutridos.

Não precisa ser o tempo todo, pelo menos uma olhadinha uma vez ao dia pra ver se está tudo ok é necessário. Realmente não conheço ninguem que use essa câmera e imagino q se eles notarem vão querer bicar e destrui-la rs

Então Felipe, elas não brigam mas ainda está fora de cogitaçao deixar qualquer outra ave junto com o casal!
E pelo contrario, cuidar em gaiolas separadas só iria facilitar sua vida pq as aves ficariam organizadinhas e com certeza diminuiria os problemas, tanto pra vc quanto pros casais. A questão não é nem brigar, mas sim que simplesmente nao é correto deixar várias aves com os casais pq com certeza irão atrapalhar a postura deles e causar muito stress, fatores q fazem com q os casais abandonem os filhotes, briguem entre si, machuquem eles ou até q os ovos não vinguem. O fato de outras aves se aproximarem do ninho ja é estressante demais pro casal, imagina se isso acontece várias vezes?? É muito chato pra eles.

Viver em conjunto é totalmente ok, mas não quando estão chocando! 

Acho q está explicado então. Pelo q me parece vc tem muitas calopsitas e acredite, é mt importante que separe os casais! Cuidar manualmente dos filhotes é MUITO difícil e muitas vezes eles não sobrevivem, a camera só iria te mostrar o que acabei de dizer.

Boa sorte!

 

Editado por Helena C
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu tento todo dia dar uma olhada, mas eles simplesmente não saem do ninho, um dos casais mesmo, tem 3 dias que não consigo olhar, porque o macho nao sai de cima, ai nao da pra ver nada, e ficar tirando do lugar pra ver toda hora ia estressar eles, então nem mexo, só levando a tampinha mesmo.

Também nunca vi alguém usar, só ouvi relatos que usavam mesmo, mas não cheguei a ver, se fosse um preço bacana, animaria colocar rs.

No caso só ficam os 11 calopsitas no viveiro mesmo, é bem grande, ouvi muito bem falarem sobre criar em colonia e tal. Gaiola separada não daria pra mim, devido eu não ter muito tempo, e alem de não ter 5 gaiolas grandes disponiveis para eles, tendo em vista que quando montei o viveiro só tinha 6 aves.

Deve ser bem estressante para as aves mesmo, ainda mais que no começo tinha uns chatos que ficavam entrando pra ver o que tinha dentro, mas até que  hoje em dia não entram tanto mais igual antes, parece que já viram que tem dono e tal.. 

Deve ser por isso então que o filhote morreu.. Complicado, pensando em dividir o viveiro em partes então, colocar mais telas, o que acha?

Obrigado pelos comentários e pela ajuda, parece ser esse mesmo o motivo.

Link para compartilhar
Share on other sites

26 minutos atrás, felipemelo disse:

Eu tento todo dia dar uma olhada, mas eles simplesmente não saem do ninho, um dos casais mesmo, tem 3 dias que não consigo olhar, porque o macho nao sai de cima, ai nao da pra ver nada, e ficar tirando do lugar pra ver toda hora ia estressar eles, então nem mexo, só levando a tampinha mesmo.

Também nunca vi alguém usar, só ouvi relatos que usavam mesmo, mas não cheguei a ver, se fosse um preço bacana, animaria colocar rs.

No caso só ficam os 11 calopsitas no viveiro mesmo, é bem grande, ouvi muito bem falarem sobre criar em colonia e tal. Gaiola separada não daria pra mim, devido eu não ter muito tempo, e alem de não ter 5 gaiolas grandes disponiveis para eles, tendo em vista que quando montei o viveiro só tinha 6 aves.

Deve ser bem estressante para as aves mesmo, ainda mais que no começo tinha uns chatos que ficavam entrando pra ver o que tinha dentro, mas até que  hoje em dia não entram tanto mais igual antes, parece que já viram que tem dono e tal.. 

Deve ser por isso então que o filhote morreu.. Complicado, pensando em dividir o viveiro em partes então, colocar mais telas, o que acha?

Obrigado pelos comentários e pela ajuda, parece ser esse mesmo o motivo.

Sim, é uma boa idéia, pelo menos durante essa época de postura é bom vc separar e colocar telas sim pq é mt comum as outras calopsitas estranharem os filhotes e acabarem matando além de brigar com o proprio casal e estressa-los demais...

E experimenta olhar quando for a hora do macho sair do ninho, normalmente é ele quem cuida de dia e a fêmea durante a noite. 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Noticia boa, consegui olhar direito o ninho.

Um casal está com 1 filhotinho e 2 ovos lá dentro, mas parece que os outros ovos não estão galados, o filhotinho parece já ter uns 8 dias por ai, parece uma bolinha de pelo amarela.

O outro casal que já tava com 2 filhotes e 2 ovos, nasceu mais 1 deles, os mais velhos parecem ter uma diferença de dias bem grande do outro, já estão de olhos abertos, e um pouco grande, tipo uns 10 dias por ai, e o outro nasceu ontem, vamos aguardar pra ver se vai nascer o do outro ovinho, mas creio que não.

 

Uma coisa que achei bem estranha, é que toda hora um outro macho entrava no ninho, pensava ate em tirar ele do viveiro pra não atrapalhar, mas ao olhar direito, vi que ele tava alimentando os filhotes do outro casal, nunca tinha imaginado isso kkk.. Os pais mesmo parecem nem ligar quando ele entra lá, e parecem estar alimentando todos, porque sempre vejo com papinho cheio.

Pensando seriamente em tirar os maiores já daqui uns 7 dias, porque da ultima vez, o que morreu ja tinha uns 20 dias, do nada! Ai pensei em alimentar na papa, pra ter certeza que não morre, ainda to pensando no caso.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

6 minutos atrás, felipemelo disse:

Noticia boa, consegui olhar direito o ninho.

Um casal está com 1 filhotinho e 2 ovos lá dentro, mas parece que os outros ovos não estão galados, o filhotinho parece já ter uns 8 dias por ai, parece uma bolinha de pelo amarela.

O outro casal que já tava com 2 filhotes e 2 ovos, nasceu mais 1 deles, os mais velhos parecem ter uma diferença de dias bem grande do outro, já estão de olhos abertos, e um pouco grande, tipo uns 10 dias por ai, e o outro nasceu ontem, vamos aguardar pra ver se vai nascer o do outro ovinho, mas creio que não.

 

Uma coisa que achei bem estranha, é que toda hora um outro macho entrava no ninho, pensava ate em tirar ele do viveiro pra não atrapalhar, mas ao olhar direito, vi que ele tava alimentando os filhotes do outro casal, nunca tinha imaginado isso kkk.. Os pais mesmo parecem nem ligar quando ele entra lá, e parecem estar alimentando todos, porque sempre vejo com papinho cheio.

Pensando seriamente em tirar os maiores já daqui uns 7 dias, porque da ultima vez, o que morreu ja tinha uns 20 dias, do nada! Ai pensei em alimentar na papa, pra ter certeza que não morre, ainda to pensando no caso.

 

É recomendado q espere até uns 25 dias pra tirar! É só observar muito bem todo dia pra ver se está ok, cuidado pros pais não abandonarem os bbs nessa brincadeira de um entrar no ninho do outro.

Link para compartilhar
Share on other sites

Por isso estou pensando em tirar antes, pq a primeira experiencia eles entravam, ai depois que ele ficou maiorzinho tipo uns 20 dias os pais não tratavam mais (ou então algum outro chegou a matar mesmo), por isso pensei em tirar antes, pra não correr o risco.

Link para compartilhar
Share on other sites

39 minutos atrás, felipemelo disse:

Foto dos meus 3 bebes, um dos ovinhos não deu em nada, mas já estão bem grandinhos já rs

16a7c2e5-bb5c-4b62-8081-766efea58eb1.jpg

Meus prabéns! Que gracinha! Vigie sempre p ver se os pais não estão batendo neles ou deixando de alimentar.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...