Jump to content

Calopsita parada


julitrevs

Posts Recomendados

E depois da triste experiência com a primeira calopsita que trouxe para casa doente e morreu em dias, meu pai resolveu comprar uma pra ele, o Theo. Esse é mais velho, tem 4 meses já. Super sadio, come e bebe bem, cocô normal... mas extremamente arisco, em 3 semanas ainda foge da gente, muito difícil vir na mão. O que estranhamos é que nos primeiros dias ele passeava pela casa toda, subia e descia nos móveis e brinquedos que fizemos, vivia ativo, mas agora na maior parte do tempo fica parado do mesmo lugar na sacada ou no lado de fora da gaiola, quase não se mexe (mas sem ficar amuada com cara de doente nem tremer). Percebi que ele tá perdendo bastante plumas também e que as penas novas são mais esbranquiçadas. Ele não gosta de frutas nem de legume algum, colocamos vitamina na água.

Alguém pode dar uma luz sobre isso?

Estou querendo trazer o irmão dele (que vai ser a minha calopsita) em breve, mas nos disseram que essa precisa se acostumar com gente primeiro senão vira "máfia" com a outra ave e nenhum dos dois dará bola pros humanos. Por outro lado, tenho medo do Theo estar se sentindo sozinho (do criadouro onde ele vem, tinha mais 16 "irmãos")...

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Primeira coisa. (opinião própria)
Certifique-se que essa primeira calopsita esteja saudável antes de trazer a segunda. Leve no vet, faça exames de rotina, para evitar surpresas né.

Segunda coisa. Quarentena.
Dê um tempo antes de colocar eles juntos na mesma gaiola. Se um estiver doente, não corre o risco de passar para o outro. 

Terceira coisa (Gaiola)
Aquela primeira calopsita que morreu, você vai usar a mesma gaiola? Se for o caso, faça uma higiene minuciosa. A gente nunca sabe se tem alguma bactéria, vírus, ou qualquer coisa que tenha sido responsável por matar aquela primeira calopsita.

Sobre "máfia", eu realmente não sei. 
Coloque brinquedinhos para o Théo, espelhos eles gostam bastante tbm, balanços e musica. Dê comidas tipo girasol, milho, etc nas mãos.... facilita a adaptação e melhora essa proximidade!! 

Boa sorte!!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 minutos atrás, Maria Carolina disse:

Primeira coisa. (opinião própria)
Certifique-se que essa primeira calopsita esteja saudável antes de trazer a segunda. Leve no vet, faça exames de rotina, para evitar surpresas né.

Segunda coisa. Quarentena.
Dê um tempo antes de colocar eles juntos na mesma gaiola. Se um estiver doente, não corre o risco de passar para o outro. 

Terceira coisa (Gaiola)
Aquela primeira calopsita que morreu, você vai usar a mesma gaiola? Se for o caso, faça uma higiene minuciosa. A gente nunca sabe se tem alguma bactéria, vírus, ou qualquer coisa que tenha sido responsável por matar aquela primeira calopsita.

Sobre "máfia", eu realmente não sei. 
Coloque brinquedinhos para o Théo, espelhos eles gostam bastante tbm, balanços e musica. Dê comidas tipo girasol, milho, etc nas mãos.... facilita a adaptação e melhora essa proximidade!! 

Boa sorte!!

Pior que compramos brinquedos e até espelhos mas ele não deu muita bola... No máximo brinca com o laço de presente que estava em cima da gaiola (a rima não foi proposital! rs). Ele adora coisa com brilho, vive brincando com anel, correntes quando vem na mão. Pelo menos o bicho é esperto!
A gente tinha lavado a gaiola, mas é uma bom ideia isso... hj é dia de limpar de novo e vamos passar álcool por precaução. Obrigada pelas dicas!

15 minutos atrás, João disse:

Normal cara, ele está começando a entrar na muda, nessa época eles ficam mais quietos mesmo, algumas até param de cantar, com o tempo melhora. 

É, ele realmente tá mais quieto, só pia quando a gente fica um tempo sem conversar com ele... espero que seja isso mesmo então!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

O meu gosta muito de palitos de sorvete. Tipo muito. Ele destrói rapidão!!
e de escadas também!!! 

Há, uma boa dica para melhorar o contato de vocês, converse com ele. Se for possível, deixa a gaiola próxima de vcs... tipo na sala quando forem ver tv... essas coisas!!

Magina, se precisar, estamos aki!! o/

 

Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, julitrevs disse:

E depois da triste experiência com a primeira calopsita que trouxe para casa doente e morreu em dias, meu pai resolveu comprar uma pra ele, o Theo. Esse é mais velho, tem 4 meses já. Super sadio, come e bebe bem, cocô normal... mas extremamente arisco, em 3 semanas ainda foge da gente, muito difícil vir na mão. O que estranhamos é que nos primeiros dias ele passeava pela casa toda, subia e descia nos móveis e brinquedos que fizemos, vivia ativo, mas agora na maior parte do tempo fica parado do mesmo lugar na sacada ou no lado de fora da gaiola, quase não se mexe (mas sem ficar amuada com cara de doente nem tremer). Percebi que ele tá perdendo bastante plumas também e que as penas novas são mais esbranquiçadas. Ele não gosta de frutas nem de legume algum, colocamos vitamina na água.

Alguém pode dar uma luz sobre isso?

Estou querendo trazer o irmão dele (que vai ser a minha calopsita) em breve, mas nos disseram que essa precisa se acostumar com gente primeiro senão vira "máfia" com a outra ave e nenhum dos dois dará bola pros humanos. Por outro lado, tenho medo do Theo estar se sentindo sozinho (do criadouro onde ele vem, tinha mais 16 "irmãos")...

Foi o que aconteceu comigo, comprei o macho primeiro e super manso e carinhoso, depois veio a fêmea super arisca e coloquei junto em questão de diferença de três dias comprados. Se eu soubesse que os dois seria pilantra comigo não colocaria junto. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Primeiro veja se ele esta saudável porque as calopsitas escondem muito as doenças, não demonstram, só quando esta em um estagio avançado. Caso esteja saudável.
talvez seja falta de um companheiro ou companheira. Solidão , por exemplo.
Mas também concordo que ele precisa se acostumar com você primeiro, pegue ele todos os dias, dê comida no bico, fique o máximo de tempo que puder com ele. e compre a outra calopsita, talvez a ajude.

abraço

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...