Jump to content

Acidente com ave prenha


Arthros

Posts Recomendados

Bom dia pessoal

Hoje tive um problema preocupante com uma Calopsita fêmea que está para iniciar a postura.

Durante a primeira semana de acasalamento o macho acabou por fazer um pequeno arranhado nas costas da fêmea durante a cópula, sangrou pouca coisa, nem examinei porque não queria stressar as aves que estavam bem ariscas. Tudo foi bem até ontem (10 dias depois) mas hoje pela manhã a fêmea estava encharcada de sangue e um pouco triste. Peguei ela e limpei a crosta de sangue com gaze e agua morna e em seguida sequei usando um secador de cabelos na temperatura morna, ví que era apenas um arranhado (ela não gritou em momento nenhum) mas acabei sem entender o porque sangrou tanto. Ela está comendo um pouco menos que o habitual por estar maior parte do tempo dentro do ninho mas parece melhor.

Queria saber se alguém pode dar alguma dica do que fazer ou explicar o que houve, o ninho estava com um pouco de sangue portanto não sei se a hemorragia aconteceu por ela tentar botar ou por algum pânico  noturno. Descartei a possibilidade do macho ter feito algo já que ele é bem tranquilo e nunca bateu nem arrancou penas da fêmea.

Qualquer opinião ou sugestão é muito bem vinda, abração a todos.

Link para compartilhar
Share on other sites

Na foto não da para ver direito, mas essa mancha nas costas dela é sangue? Se for é muita coisa, você observou direito se é um corte mesmo, não acho que deva ter sido ela tentando botar, a menos que ela tivesse virado de costas e se esfregado em cima, coisa que não acho possível. Você olhou o macho para ver se não é ele que tem algum machucado e ao subir nela sujou.

Se for corte nas costas, será que ele não está com as unhas grandes e machucou ela, pois reparo que nesse momento alguns ficam "pisoteando" as coitadinhas até achar a posição certa.

Pode ter sido também alguma pena em crescimento que foi arrancada ou caiu e deu hemorragia, não sei se viu o tópico que abri sobre esse assunto que ocorreu com a minha esses dias, quebrou uma pena e a hemorragia da minha foi tão grande que a quantidade de sangue que saiu foi superior a essa mancha que ela tem nas costas, se quiser posso postar as fotos que tirei para ter ideia da quantidade que saiu.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Estranho Arthros, o que eu suponho que tenha acontecido é que o macho tenha machucado ela durante a cópula com as unhas, como você disse isso aconteceu antes, então ou a ferida que estava cicatrizando foi reaberta, ou ele acabou por arranhar ela novamente, pegando uma veia ou vaso, o que fez com que sangrasse dessa forma.

Editado por Ricardo Ronsini
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Na foto não da para ver direito, mas essa mancha nas costas dela é sangue? Se for é muita coisa, você observou direito se é um corte mesmo, não acho que deva ter sido ela tentando botar, a menos que ela tivesse virado de costas e se esfregado em cima, coisa que não acho possível. Você olhou o macho para ver se não é ele que tem algum machucado e ao subir nela sujou.

Se for corte nas costas, será que ele não está com as unhas grandes e machucou ela, pois reparo que nesse momento alguns ficam "pisoteando" as coitadinhas até achar a posição certa.

Pode ter sido também alguma pena em crescimento que foi arrancada ou caiu e deu hemorragia, não sei se viu o tópico que abri sobre esse assunto que ocorreu com a minha esses dias, quebrou uma pena e a hemorragia da minha foi tão grande que a quantidade de sangue que saiu foi superior a essa mancha que ela tem nas costas, se quiser posso postar as fotos que tirei para ter ideia da quantidade que saiu.

 

Olá Célia

Essa mancha da foto é o sangue já depois de limpo, foi bastante mesmo pois tinha uma crosta enorme nas costas dela, demorei um tempão para dissolver todo o sangue e até achei algumas peninhas soltas mas todas ja totalmente formadas, a possibilidade de pena quebrada não está descartada porque foi sangue demais para um arranhão. Eu acompanhei seu tópico sim, foi um belo susto e assim como a sua, espero que minha ave também consiga se recuperar.  Será que esse ocorrido pode enfraquece-la a ponto de comprometer a postura e colocar em risco a vida da ave?

Abraço

Estranho Arthros, o que eu suponho que tenha acontecido é que o macho tenha machucado ela durante a cópula com as unhas, como você disse isso aconteceu antes, então ou a ferida que estava cicatrizando foi reaberta, ou ele acabou por arranhar ela novamente, pegando uma veia ou vaso, o que fez com que sangrasse dessa forma.

 

Pois é Ricardo

Esse é um mistério difícil de resolver, ela já se debateu no ninho mas sempre enquanto estava sozinha. O macho nunca demonstrou agressividade, acho que ele não machuria ela  só lembrando isso tudo ocorreu entre 22:00 e 7:00.

Abração

Editado por Arthros
Link para compartilhar
Share on other sites

Arthros, não parece que ela tenha se machucado se debatendo no ninho, isso não provocaria lacerações na pele ou sangramento externo nessa região, no muito lesões internas. 

Também não acho que tenha sido por conta de queda ou quebra de penas, as penas do dorso são pequenas e pouco vascularizadas, mesmo no caso de cartuchos.

Por ter sido nas costas, eu realmente penso que ao tentar copular com a fêmea o macho tenha aberto uma ferida, talvez as unhas estejam muito afiadas, ou ele esteja acima do peso, ou acabou se empolgando um pouco, ou mesmo os poleiros sejam muito lisos, não é que tenha feito isso por agressividade, mas simplesmente por acidente, pois também é comum que as fêmeas, na ânsia de copular, ignorem o desconforto.

Na minha opinião, é a hipótese mais plausível.

Editado por Ricardo Ronsini
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Arthros, com certeza ela irá se recuperar. A perda de muito sangue enfraquece, a minha ficou durante dois dias fraca e sonolenta, dormia muito, mas aos poucos ela foi se recuperando. Se eu fosse você não colocaria ela agora para acasalar, pois ela está um pouco debilitada, a perca de muito sangue pode causar anemia, por isso é necesário ela ter descanso e se alimentar muito bem, caso você note ela fraca e sonoleta, seria bom levar ao veterinário para ele dar alguma medicação contra anemia. A minha no primeiro dia não se alimentou e eu dei uma papinha para ela a noite, no outro dia fiquei oferecendo comida o dia todo para ela, pois ela não ia até a comida e dormia somente. Tive uma outra calopsita a alguns anos atrás que quase morreu pois ficou anêmica por motivos de doença, ela perdeu todos os sentidos motores, não se alimentava e nem ficava em pé, parecia bebada caindo para os lados, precisei entrar com altas doses de suplementos a base de ferro para repor o sangue que ela havia perdido na época e papinha reforçada com suplementos de aminoácidos, chegou a ser desenganada pelo veterinário, mas me empenhei tanto no seu tratamento que ela se recuperou e está viva até hoje. Lembro que meu veterinário disse que anemia também matava, então acho que você deveria esperar ela se recuperar 100% para iniciar a fase de reprodução. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Arthros, não parece que ela tenha se machucado se debatendo no ninho, isso não provocaria lacerações na pele ou sangramento externo nessa região, no muito lesões internas. 

Também não acho que tenha sido por conta de queda ou quebra de penas, as penas do dorso são pequenas e pouco vascularizadas, mesmo no caso de cartuchos.

Por ter sido nas costas, eu realmente penso que ao tentar copular com a fêmea o macho tenha aberto uma ferida, talvez as unhas estejam muito afiadas, ou ele esteja acima do peso, ou acabou se empolgando um pouco, ou mesmo os poleiros sejam muito lisos, não é que tenha feito isso por agressividade, mas simplesmente por acidente, pois também é comum que as fêmeas, na ânsia de copular, ignorem o desconforto.

Na minha opinião, é a hipótese mais plausível.

​Fala Ricardo!

Então, depois que limpei o sangramento ví apenas um leve arranhado do qual não acredito ter saído tanto sangue, ainda imagino que tenha sido alguma pena em formação, eles haviam copulado muito na última semana mas não tenho visto nada nesses últimos dias, o macho não é gordo é bem atlético e ontem mesmo já aparei as unhas dele. Os poleiros são naturais mas não descarto que eles possam ter caído.

Abração e até mais

 

Arthros, com certeza ela irá se recuperar. A perda de muito sangue enfraquece, a minha ficou durante dois dias fraca e sonolenta, dormia muito, mas aos poucos ela foi se recuperando. Se eu fosse você não colocaria ela agora para acasalar, pois ela está um pouco debilitada, a perca de muito sangue pode causar anemia, por isso é necesário ela ter descanso e se alimentar muito bem, caso você note ela fraca e sonoleta, seria bom levar ao veterinário para ele dar alguma medicação contra anemia. A minha no primeiro dia não se alimentou e eu dei uma papinha para ela a noite, no outro dia fiquei oferecendo comida o dia todo para ela, pois ela não ia até a comida e dormia somente. Tive uma outra calopsita a alguns anos atrás que quase morreu pois ficou anêmica por motivos de doença, ela perdeu todos os sentidos motores, não se alimentava e nem ficava em pé, parecia bebada caindo para os lados, precisei entrar com altas doses de suplementos a base de ferro para repor o sangue que ela havia perdido na época e papinha reforçada com suplementos de aminoácidos, chegou a ser desenganada pelo veterinário, mas me empenhei tanto no seu tratamento que ela se recuperou e está viva até hoje. Lembro que meu veterinário disse que anemia também matava, então acho que você deveria esperar ela se recuperar 100% para iniciar a fase de reprodução. 

​Olá Célia

Ontem ela estava um pouco sonolenta mas ainda sim comeu normalmente, hoje comeu até mais do que de costume e não demonstrou sonolência.

Ela já está no meio da fase de reprodução, eles não estão acasalando agora mas acasalaram muito nas duas ultimas semanas, agora ficam maior parte do tempo dentro do ninho depois saem para comer. Fico preocupado porque ela parece prestes a botar "bem inchada na parte de trás" e tenho medo de não conseguir por estar enfraquecida e acabar morrendo com ovo preso.

Abração e bom final de semana

 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Fica de olho, se notar que ela está com ovo e com dificuldade pra botar corre pro vet. 

Torcendo aqui pra dar tudo certo.


Oi Rosii

Como reconheço que ela está com ovo ou dificuldade para botar?

Obrigado e bom dia

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Qdo ela estiver encorujada, ficando mais no fundo da gaiola, fazendo forças, como se fosse defecar e nada. 

A minha teve ovo preso uma vez, ela ficava fazendo força pra botar, muita força mesmo e nada de ovo. Tentei o vapor e nada. Então levei ao vet, foi feito raiox e constatado ovo, aí ela foi medicada e botou o ovo.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Qdo ela estiver encorujada, ficando mais no fundo da gaiola, fazendo forças, como se fosse defecar e nada. 

A minha teve ovo preso uma vez, ela ficava fazendo força pra botar, muita força mesmo e nada de ovo. Tentei o vapor e nada. Então levei ao vet, foi feito raiox e constatado ovo, aí ela foi medicada e botou o ovo.

Oi Rosii

A minha ave está com a cloaca inchadinha mas não vejo ela fazer força nem qualquer som estranho e tem defecado normalmente. Tenho uma complicação porque se ela vier a botar vai tentar no ninho e não tem como eu ver. Ela já botou algumas vezes com a antiga dona (sem o macho), ja tem mais de 3 anos e me parece apta a se reproduzir tomara que eu não tenha complicações. Me arrependi de colocar o ninho eu deveria ter esperado até o verão chegar temo pelos filhotes esse tempo frio não ajuda as aves em nada  :(..

Apesar de tudo estou feliz, depois do acidente ela tem se alimentado dobrado e aparenta estar muito bem, hoje arrancou até um bife do meu dedo na hora que fui colocar comida em um pote que fica dentro da gaiola.

Obrigado e bom final de semana.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...