Jump to content

Me ajudem


Ir para a solução Resolvido por Rhullyt,

Posts Recomendados

Só sei dizer que o pai e a mãe portam arlequim. Tem um filhote arlequim pérola ali( esse da cabeça amarela e costa pintada) seu macho porta pérola tbm e possivelmente lutino.  Põe foto deles pra gente saber. Se for o caso de um cb lutino vc pode juntar ele com uma fêmea cb lutino e ter filhotes albinos. Não sei se é o caso. Coloca fotos dos pais que o pessoal ajuda. 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

15 minutos atrás, Rodrigo :) disse:

você pode tirar uma foto do rabo de cada um deles (por baixo) 

1 imagem e do arlequim

2 imagem cara branca

3 imagem pérola 

4 imagem lutino

20161013_103234.jpg

20161013_103251.jpg

20161013_103306.jpg

20161013_103327.jpg

20161013_103326.jpg

1 hora atrás, Sandra Gomes disse:

Só sei dizer que o pai e a mãe portam arlequim. Tem um filhote arlequim pérola ali( esse da cabeça amarela e costa pintada) seu macho porta pérola tbm e possivelmente lutino.  Põe foto deles pra gente saber. Se for o caso de um cb lutino vc pode juntar ele com uma fêmea cb lutino e ter filhotes albinos. Não sei se é o caso. Coloca fotos dos pais que o pessoal ajuda. 

Muito obrigado pela ajuda

Mas eu tenho só a foto da mãe o pai fugiu do viveiro ele fugiu  E deixo ela com quatro ovos que são esses quatro filhotes, tive que ajudar ela a cuidar deles, eles vão fazer 2 meses 

Essa e a mãe 

IMG-20161006-WA0020.jpg

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Foto de cauda não ajuda nesse caso pq são jovens e não são silvestres. Vai ter que sexar todos. Já sabemos que a fêmea é uma arlequim pérola canela  que c porta cb( daí o filhote cb)e o pai é cb arlequim pérola lutino( ou sei lá como fala). Vou marcar mais pessoas aqui, pra te ajudar mas acho que é isso mesmo. Sexagem em todos. 

@Guilherme Carli @GabrielEger @Mersson vão te ajudar. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

10 horas atrás, Rhullyt disse:

1 imagem e do arlequim

2 imagem cara branca

3 imagem pérola 

4 imagem lutino

20161013_103234.jpg

20161013_103251.jpg

20161013_103306.jpg

20161013_103327.jpg

20161013_103326.jpg

Muito obrigado pela ajuda

Mas eu tenho só a foto da mãe o pai fugiu do viveiro ele fugiu  E deixo ela com quatro ovos que são esses quatro filhotes, tive que ajudar ela a cuidar deles, eles vão fazer 2 meses 

Essa e a mãe 

IMG-20161006-WA0020.jpg

Achei a foto do pai 

IMG-20161013-WA0038.jpg

6 horas atrás, Guilherme Carli disse:

SÓ a lutino é fêmea, os outros é necessário sexar. 

Como que você chegou a essa conclusão ?me explica por favor 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

@Rhullyt A foto da cauda não ajuda, eles não são silvestres e são jovens ainda como disse a amiga Sandra.

E dá pra saber que a Lutino é fêmea porque é uma mutação que as fêmeas só podem manifestar, não conseguem portar. É meio complicado.
Por isso, se nasceu um filhote Lutino (já que a mãe é pérola, não Lutino), significa que o macho quem portava essa mutação.

Lutino é uma mutação sexo-ligada, ou seja, para nascer filhotes com essa mutação basta apenas que um pai (macho obviamente) tenha a mutação. Mas nesse caso nascerão somente fêmeas com a mutação - que, como já dito, só herdam do macho - pq são cromossomo XY (só precisa de um X), já pra nascer um filhote macho precisaria que a mãe fosse Lutino (já que ela, por ser fêmea, não pode portar essa mutação e o pai já porta), pq machos são cromossomo XX (precisa de dois X). Ou seja, seu filhote Lutino é uma fêmea com certeza.

E por ter nascido um filhote cara-branca, significa que a fêmea porta cara-branca também (por ser mutação recessiva assim como o Arlequim, precisa que os dois alelos a possuam ou portem).

O pai é um CB Pérola portador de Arlequim e Lutino. Se a fêmea não fosse pérola também, daria pra saber que o filhote CB pérola ou o filhote pérola é fêmea (Pérola é mais uma mutação sexo-ligada como eu expliquei, o filhote herdaria do pai e portanto seria fêmea). Mas ela e o pai possuem a mutação, então o filhote pode ser tanto macho como fêmea. O Arlequim, como eu disse, é uma mutação recessiva. Precisa que os dois tenham a mutação, e por isso não dá pra saber o sexo também. Não tem jeito, amigo, vai ter que sexar as aves além da Lutino.

Espero ter sanado suas dúvidas.

Editado por Helena X
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Se tiver um pouquinho de paciência, você descobre pelo comportamento o sexo também. Os machinhos começam a cantar/assoviar por volta de uns dois meses, aprendem imitar sons conforme vão crescendo.

As fêmeas possuem aquele canto mais gritado, menos melodioso.

Os filhotes são lindos! Uma pena o pai ter fugido. É um casal de genética bem variada. Legal.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

14 horas atrás, Rhullyt disse:

Achei a foto do pai 

IMG-20161013-WA0038.jpg

Como que você chegou a essa conclusão ?me explica por favor 

não tenho tanta certeza assim o o da primeira imagem parece ser macho o da segunda e a terceira parece ser fêmeas já o da quarta eu não sei dizer aí tem que fazer a sexagem ou observa pelo comportamento 

images.jpg

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

51 minutos atrás, Rhullyt disse:

@Helena XX voce poderia me dizer o que a fêmea Lutino desses filhotes poderia porta

Sendo pai CB pérola portador de Lutino portador de arlequim

Mãe pérola portadora de CB portadora de arlequim 

Qual seria um par legal para ela forma casal? 

Obrigado

Olha, todos os filhotes portam Arlequim e CB (os machos portarão também Lutino).

Só pra deixar claro a mutação dos filhotes:
Arlequim Pérola Canela
Pérola Canela
CB Pérola Canela
Lutino

Se vc juntar a Lutino (já q é portadora de CB) com outro Lutino q porta essa mesma mutação, poderão nascer filhotes albinos (Lutino CB). :)

Editado por Helena X
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

  • Solução
17 horas atrás, Helena X disse:

Olha, todos os filhotes portam Arlequim e CB (os machos portarão também Lutino).

Só pra deixar claro a mutação dos filhotes:
Arlequim Pérola Canela
Pérola Canela
CB Pérola Canela
Lutino

Se vc juntar a Lutino (já q é portadora de CB) com outro Lutino q porta essa mesma mutação, poderão nascer filhotes albinos (Lutino CB). :)

Bom dia Helena e muito obrigado por responder a minha pergunta 

 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.