Jump to content

Calopsita cinza silvestre


Posts Recomendados

Galera, recentemente adquiri um amiguinho pra Livi, no caso um macho chamado Ji Hoo. Quando eu o adquiri, ele tinha por volta de três meses de idade e agora está com 4 e meio.. Tenho certeza que é macho, porém tem uma coisa meio estranha nele.. Tipo, aparentemente, a face dele tá começando a ficar amarela,peninhas amarelinhas nascendo no nariz, ao redor dos olhos etc.. MASSSSSS... Por algum motivo que desconheço, tais penas amarelas estão brotando aos montes (muito mais que na face até ) e ele tá começando a ficar com a parte de trás do pescoço e da cabeça completamente amarelos! É normal isso?

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Essa gracinha aqui.. no começo  era apenas uma pintinha, mas cada vez mais  cresce..

20161014_204126.jpg

6 horas atrás, Lais barbosa disse:

oi coloca foto dele!

 

A carinha dele.. 

20161014_204108.jpg

E eu também não sei pq ele parece ser mais fininho, esbelto em relação a fêmea de 5 anos de idade.. É a idade dele? Não acho que ele esteja doente, pois é bem ativo, vive cantando desafinadamente etc..

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Que lindo. Seu silvestre porta arlequim. Super normal. Quanto a ele ser mais fininho que ela tbm considero normal, aqui em casa tbm é assim. Frida é mais roliça que Fred, apesar dele ser grande e ela pequena. Sua Lívi é lutina? Já vi falar que lutino é mais propenso a obesidade. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

A minha Lilica tb tinha uma peninha de nada na nuca, mas na primeira muda de penas ela acabou perdendo. Acredito que minha Cinza Silvestre também porte arlequim, assim como o seu jovem macho também porta. Pelo que andei lendo na net, seu fofucho tb pode perder essas peninhas após a primeira muda de penas. Agora é só colocar com uma fêmea arlequim para ter filhotes arlequim. Lembrando que essa mutação precisa que ambos os pais sejam ou portem arlequim para se manifestar. Caso coloque com uma fêmea não arlequim, os filhotes apenas serão portadores, assim como o seu bebê é. 

9_9:D

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

7 minutos atrás, AlineLima disse:

 

A minha Lilica tb tinha uma peninha de nada na nuca, mas na primeira muda de penas ela acabou perdendo. Acredito que minha Cinza Silvestre também porte arlequim, assim como o seu jovem macho também porta. Pelo que andei lendo na net, seu fofucho tb pode perder essa

 

Na verdade ele tinha menos e  agora as penas dele aparentemente estão começando a mudar, porém as amarelas só aumentam haha E pelo visto não terei filhotes arlequim, já que minha fêmea aparentemente não porta

1 hora atrás, Sandra Gomes disse:

Que lindo. Seu silvestre porta arlequim. Super normal. Quanto a ele ser mais fininho que ela tbm considero normal, aqui em casa tbm é assim. Frida é mais roliça que Fred, apesar dele ser grande e ela pequena. Sua Lívi é lutina? Já vi falar que lutino é mais propenso a obesidade. 

A fêmea é pérola lutino, na verdade. Ela é redondinha.. Já o Ji Hoo, apesar de estar gordinho, não fica redondo e parece ter as pernas "mais longas" .. Considerando que a fêmea é pérola lutino, pode me dizer quais as possibilidades de filhotes que  podem sair? Os pais dela eram uma fêmea silvestre e um macho, também pérola lutino. Já os pais do Ji Hoo é uma fêmea lutino e um macho cinza canela. 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Que os mais experientes nos guiem, mas, pelo que entendi nos estudos de mutação em calopsitas, acho que podem nascer filhotes:

machos cinza silvestre portador de arlequim, pérola e canela, 
machos canela portador de arlequim e pérola,
fêmeas lutino pérola portador de arlequim e canela
fêmeas lutino pérola canela portador de arlequim

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Na verdade, os filhotes vão ser assim:

Mãe Lutino X Pai silvestre portador de arlequim, pérola e canela:

25% machos silvestres portadores de arlequim, lutino, pérola e canela
25% machos lutinos portadores de arlequim, pérola e canela
50% fêmeas lutino, canela (ou ambas) e portadoras de arlequim

Isso sem considerar o que a fêmea pode portar, né! Ela tem os olhos vermelhões mesmo?

Vc confirmou que é macho mesmo? Fiquei meio duvidosa pq se ele tiver 4 meses, continua cinza demais.

@AlineLima, fêmeas não portam mutações sexo-ligadas (lutino, pérola e canela). E machos tbm não são concebidos com essas mutações a não ser que os dois alelos a possuam. A mãe é Lutino Pérola, não tem canela, então não nascerão machos com essa mutação, somente portadores.

Aliás, errei. 
Se o pai porta lutino tbm, vai ser assim:

50% machos lutinos, pérola (ou ambos) portadores de arlequim e canela
50% fêmeas lutino, canela (ou ambos) portadoras de arlequim

Editado por Helena X
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

4 minutos atrás, Helena X disse:

Na verdade, os filhotes vão ser assim:

Mãe Lutino X Pai silvestre portador de arlequim, pérola e canela:

25% machos silvestres portadores de arlequim, lutino, pérola e canela
25% machos lutinos portadores de arlequim, pérola e canela
50% fêmeas lutino, canela ou pérola portadoras de arlequim

Isso sem considerar o que a fêmea pode portar, né! Ela tem os olhos vermelhões mesmo?

Vc confirmou que é macho mesmo? Fiquei meio duvidosa pq se ele tiver 4 meses, continua cinza demais.

Tem uma informação que preciso corrigir, na verdade eu falei com a moça que me vendeu e quando o peguei ele tinha apenas dois meses, portanto, está com três  meses agora, e começaram a surgir peninhas amarelas minúscula na face dele essa semana ( acima da narina, ao redor do bico, ao redor dos olhos.. Diz a moça que sexou e que ele é sim macho. Inclusive, aparentemente, ele tá atrás de cantar já. E a  fêmea tem olhos extremamente vermelhos, quando eu peguei ela quando bebê era mais, porém hoje em dia continuam bastante vermelhos. E  ela que tem pérola.. Ela é pérola lutino, inclusive as manchinhas dela parece até neon de tão amarelo que são. O macho é filhote de uma lutino com um macho canela mesmo, e aparentemente porta arlequim.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Agora, AlineLima disse:

É! se fosse prova eu ganhava meio certo! kkk

E se eu fosse professora seria péssima. Raciocinei tudo errado ali em cima, e acabou o tempo de editar o comentário... Pelo menos deu pra consertar comentando novamente (aí os comentários se juntaram) kkkkkkkkkkk
 

Editado por Helena X
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

3 minutos atrás, Livi disse:

Tem uma informação que preciso corrigir, na verdade eu falei com a moça que me vendeu e quando o peguei ele tinha apenas dois meses, portanto, está com três  meses agora, e começaram a surgir peninhas amarelas minúscula na face dele essa semana ( acima da narina, ao redor do bico, ao redor dos olhos.. Diz a moça que sexou e que ele é sim macho. Inclusive, aparentemente, ele tá atrás de cantar já. E a  fêmea tem olhos extremamente vermelhos, quando eu peguei ela quando bebê era mais, porém hoje em dia continuam bastante vermelhos. E  ela que tem pérola.. Ela é pérola lutino, inclusive as manchinhas dela parece até neon de tão amarelo que são. O macho é filhote de uma lutino com um macho canela mesmo, e aparentemente porta arlequim.

Ah sim, nesse caso os filhotes serão (errei de novo, socorro):
50% machos lutinos portadores de pérola, canela e arlequim
50% fêmeas lutino canela portadoras de arlequim

Que bagunça. Deve ser o meu sono kkkkkkk
 

Editado por Helena X
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

5 minutos atrás, Helena X disse:

Ah sim, nesse caso os filhotes serão:
50% machos silvestres portadores de pérola, lutino, canela e arlequim
50% fêmeas canela portadoras de arlequim

Que bagunça. Deve ser o meu sono kkkkkkk
 

AAAAAAAH CANELAS Eu sou doida por uma calopsita canela *-* Quando fui pegar o Ji Hoo tinha uma canela lá, porém diz a dona que era fêmea, dai trouxe ele mesmo :< .. Outra coisa.. É coisa da minha cabeça, ou macho com três meses de idade já começa a cantar meio desafinado? Ele tem um jeito MUITO diferente de piar da fêmea, é mais sonoro, contínuo. A Livi só faz piar mesmo. 

Editado por Livi
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

18 minutos atrás, Helena X disse:

Aliás, errei. 
Se o pai porta lutino tbm, vai ser assim:

50% machos lutinos, pérola (ou ambos) portadores de arlequim e canela
50% fêmeas lutino, canela (ou ambos) portadoras de arlequim

Não basta apenas que pelo menos um dos pais seja pérola para nascerem filhotes pérola? Nesse caso, fêmeas pérola?
Lutino é como arlequim? Se ambos os pais são arlequim então os filhotes serão arlequim, logo, se ambos os pais são ou portam lutino, então os filhos serão, necessariamente lutino?. Exclui-se, nesse caso a chance de nascerem cinza silvestres e canela? 
Tenho um cb pérola arlequim cuja irmã nasceu cb pérola arlequim canela e a situação era parecida. O pai era um cb pérola canela. Não nasceria nenhum canela nesse cruzamento? O.o?!

Editado por AlineLima
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.