Jump to content

Pisaram na minha calopsita


Rayane Klossowski

Posts Recomendados

Minha mãe estava andando de cadeira de roda e uma das rodas passou por cima dela e machucou uma das asas que ja estava machucada e o pé q começou e sangrar o que eu faço e agora não tem nenhuma clínica veterinária por perto e ela não deixa eu aplicar algodão com soro fisiológico no pé dela e amanhã não tem nenhuma clínica veterinária aberta também porque é final de semana.O que eu faço?

Link para compartilhar
Share on other sites

@Rayane Klossowski, primeiro, independente dela deixar, vc deve limpar o local machucado!
Enrole a ave em uma toalha ou camiseta macia e limpe a ferida com soro fisiológico. Se necessário, use um pó hemostático (baratinho na farmácia humana) para estancar o sangramento. Em seguida, mantenha a ave em observação! Mantenha ela em uma caixa de papelão ou vasilha plástica (para não forçar a patinha e para mantê-la aquecida). 

Verifique se sua ave está tomando água e se a mesma se alimentou. Caso não tenha se alimentado, ofereça as sementes no bico e, caso rejeite, faça um esforço e não deixe sua ave sem se alimentar! Se tiver à mão e for experiente, ofereça papinha diretamente no papo. Em último caso, pode ser dado um pouquinho de outras fontes de glicose, cerca de 1 a 2 ml várias vezes com intervalos de tempo (pássaros que comem sementes não enchem o papo, comem várias vezes ao dia). Encher o papo pode fazê-lo vomitar). Pode ser dado danoninho (a fórmula não contém leite - leite é tóxico para aves - e é rica em vitaminas e açúcar, além de ser pastosa e de fácil digestão) ou água com açúcar. O importante é não deixar o nível de glicose baixar no sangue. Baixo nível de glicose no pássaro pode afetar o cérebro, parar o organismo e levar a morte.

Essas medidas são somente para primeiros socorros. Leve, assim que possível, a um veterinário especializado em aves.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...