Guest Rayane Klossowski Posted October 14, 2016 Share Posted October 14, 2016 Minha mãe estava andando de cadeira de roda e uma das rodas passou por cima dela e machucou uma das asas que ja estava machucada e o pé q começou e sangrar o que eu faço e agora não tem nenhuma clínica veterinária por perto e ela não deixa eu aplicar algodão com soro fisiológico no pé dela e amanhã não tem nenhuma clínica veterinária aberta também porque é final de semana.O que eu faço? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
AlineLima Posted October 15, 2016 Share Posted October 15, 2016 @Rayane Klossowski, primeiro, independente dela deixar, vc deve limpar o local machucado! Enrole a ave em uma toalha ou camiseta macia e limpe a ferida com soro fisiológico. Se necessário, use um pó hemostático (baratinho na farmácia humana) para estancar o sangramento. Em seguida, mantenha a ave em observação! Mantenha ela em uma caixa de papelão ou vasilha plástica (para não forçar a patinha e para mantê-la aquecida). Verifique se sua ave está tomando água e se a mesma se alimentou. Caso não tenha se alimentado, ofereça as sementes no bico e, caso rejeite, faça um esforço e não deixe sua ave sem se alimentar! Se tiver à mão e for experiente, ofereça papinha diretamente no papo. Em último caso, pode ser dado um pouquinho de outras fontes de glicose, cerca de 1 a 2 ml várias vezes com intervalos de tempo (pássaros que comem sementes não enchem o papo, comem várias vezes ao dia). Encher o papo pode fazê-lo vomitar). Pode ser dado danoninho (a fórmula não contém leite - leite é tóxico para aves - e é rica em vitaminas e açúcar, além de ser pastosa e de fácil digestão) ou água com açúcar. O importante é não deixar o nível de glicose baixar no sangue. Baixo nível de glicose no pássaro pode afetar o cérebro, parar o organismo e levar a morte. Essas medidas são somente para primeiros socorros. Leve, assim que possível, a um veterinário especializado em aves. 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts