ALDECY SANTOS Posted October 17, 2016 Share Posted October 17, 2016 Bom dia a todos. O meu casal de calopis, está criando 3 filhotes dos 4 que nasceram (um morreu dia 13, como relatei em outro post), acontece que hoje me surpreendí ao observar que a fêmea havia posto outro ovo, não sei se isso é normal, pois os 4 que ela pôs anteriormente foram numa sequência de dias bem pequena, enquanto que este está bem tardio (a última postura tinha ocorrido em 22/09, cujo filhote nasceu em 09/10). Gostaria que me orientassem o que fazer, será que já é uma nova ninhada em um período tão curto? será que os filhotes que já estão bem desenvolvidos não irão atrapalhar? descarto o ovo? Por favor, me ajudem. Grato 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Larissa Moura Posted October 17, 2016 Share Posted October 17, 2016 Ja aconteceu isso comigo, não descartei o ovo. Seus filhotes ja estão com uma semana ? Quando aconteceu comigo era sim uma nova ninhada, e então coloquei os filhotes em uma caixa (do jeito que eles ficam no ninho) só que em uma caixinha média não muito alta, e a calopsita continuou com sua nova ninhada. Mas se for fazer isso, tem que observar sempre se ela está alimentando os filhotes direitinho, a minha cuidou tanto dos ovos quanto dos filhotes, mas ja ouvi relatos de que a mãe deixou os filhotes para cuidar dos ovos. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Shenna Posted October 17, 2016 Share Posted October 17, 2016 Cuidado com posturas seguidas e extremamente desgastante para o casal e principalmente para a femea eu acho que voce deve descartar o ovo e deixar os pais alimentar os filhotes que ja nasceram e dar descanso ao mesmo, eu costumo ajudar apartir de 25 a 30 dias de idade dos filhotes com alimentacao manual boa sorte! 2 horas atrás, ALDECY SANTOS disse: Bom dia a todos. O meu casal de calopis, está criando 3 filhotes dos 4 que nasceram (um morreu dia 13, como relatei em outro post), acontece que hoje me surpreendí ao observar que a fêmea havia posto outro ovo, não sei se isso é normal, pois os 4 que ela pôs anteriormente foram numa sequência de dias bem pequena, enquanto que este está bem tardio (a última postura tinha ocorrido em 22/09, cujo filhote nasceu em 09/10). Gostaria que me orientassem o que fazer, será que já é uma nova ninhada em um período tão curto? será que os filhotes que já estão bem desenvolvidos não irão atrapalhar? descarto o ovo? Por favor, me ajudem. Grato Descarte o ovo ! Posturas seguidas é perigoso e desgastante!! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
ALDECY SANTOS Posted October 17, 2016 Author Share Posted October 17, 2016 O filhote mais velho está com 10 dias hoje e o mais novo com 8 dias. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Larissa Moura Posted October 18, 2016 Share Posted October 18, 2016 Eu não descartaria o ovo, mas é verdade é bem desgastante para o casal ter posturas seguidas! As vezes descarta é mesmo o melhor a fazer. É claro dependendo do período que o ovo ja ficou lá, pq se ja ficou mais de 3 ou 4 dias, pode ser que ja tenha um embrião se formando Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Solution Sandra Gomes Posted October 18, 2016 Solution Share Posted October 18, 2016 A nova postura requer o ciclo todo. Botar, chocar, alimentar filhotes. Manchas de stresse na ave, problemas no aparelho reprodutor da ave, etc. E os filhotes atuais? Penas fracas e quebradiças, filhotes mais suscetíveis a doenças. Descarte os ovos. Melhor seus filhotes e os pais salvos do que vc gastando com veterinário e aves doentes. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts