Jump to content

Doação - Florianópolis


Thamyres

Posts Recomendados

Oi, gente. Estou péssima por escrever isso e estou aceitando sugestões, porém estou pensando em doar uma calopsita fêmea, a Joana, e talvez um casal formado. 

Eu amo muito meus pássaros. Todos. Nunca pensei em separá-los ou doá-los. Eu amo muito todos, de verdade. Mas a situação é essa: tenho 7 aves que deixo soltas em meu quarto. O espaço é bom, pega sol, é arejado, claro, limpo, sem perigos e com várias prateleiras com gaiola aberta, brinquedo e comida. Sinto que minhas aves são felizes, mas o espaço é pequeno para 7 aves (5 calopsitas+ 2 forpus). A Joana, que é a ave em questão, é uma calopsita imensa. Ela é enorme, forte, gosta de se movimentar, cantar (canta razoavelmente, mesmo sendo fêmea sexada duas vezes) e tudo mais. O espaço de voo para ela é pequeno, e sinto que ela está precisando de algo a mais. Das 5 calopsitas, tenho dois casais formados. Ficam juntos o tempo inteiro, trocam carinhos. A Joana pede gala o dia inteiro, mas é ignorada. Ela não ganha carinho, então quando os outros estão comendo, ela deixa a cabeça embaixo do rabo deles, para o movimento do rabo gerar "carinho" nela. Eles percebem e logo brigam. Ela é carinhosa com outros aves, porém é super carente. O problema é que por ter sido comprada adulta, ela não deixa humanos fazem carinho ou pegá-la. Ela sobe em poleiros oferecidos numa boa, mas tocar e pegar, nem pensar. Em meio a todas as aves, ela é deslocada e sozinha. Estou enfrentando dois problemas: a Joana faz mais barulho que as outras aves (e eu moro em condomínio, especificamente em um bloco com bebês recém nascidos e pessoas bem idosas) e a minha irmã está enfrentando problemas causados por alergias. Ela tem alergia a poeira e penas de aves. Está tão mal que o pneumologista e alergista dela falou que seria bom reduzir o número de aves, pois a crise de asma está forte e ela está correndo o risco de desenvolver pneumonia por sensibilidade. Como se já não bastasse, ela tem alergia a vários medicamentos, então o tratamento seria complicado. A única pessoa que eu poderia deixar a Joana seria a minha avó, mas ela fuma MUITO, é descuidada com janelas e não conseguiria dar a atenção necessária, além de provavelmente deixaria a Joana presa durante a maior parte do dia. Mas como eu amo essa ave, tenho algumas condições: deixá-la solta o máximo de tempo possível (atualmente ela é solta de manhã e é presa no final da tarde, mas como é um horário complicado, alterações são aceitáveis), oferecer alimentos de boa qualidade e naturais, dar atenção, cuidar da saúde, ter um espaço bom (pelo menos um cômodo) para ela voar e ter pelo menosoutra ave. Não quero que ela fique sozinha e NÃO doarei para criadores. Obviamente se ela formar casal, não tem problema. Mas não quero doá-la para alguém que a deixe presa em um viveiro com mais 9 aves. Ah, e eu possivelmente só doarei se conhecer o local, mesmo que por fotos, para evitar que ela caia em uma casa não adequada. É chato exigir tanto? Pode até ser, mas eu adoro essa garota e não quero que ela fique presa, que coma mal, que fique sozinha e tudo mais. Dependendo da situação, eu doarei junto um casal formado (eles vem na mão, mas não deixam fazer carinho) por um cara branca e uma lutino. Esses dois eu também adoro, mas eu realmente preciso muito reduzir a quantidade de aves por culpa do estado da minha irmã. É algo que eu não quero fazer e aceito sugestões para contornar o quadro, pois é uma situação difícil.
Se você se enquadra nos requisitos que citei ou conhece alguém que se enquadre e queira, avisem! Enviem inbox ou peçam para eu enviar. Podemos falar via Facebook, whatsapp ou email.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Acabei esquecendo de colocar fotos dela!

Essa é a Joana:
1538414_1439133106379560_1206592570_n.th
ff4dd07aae5611e39272122d8d8f2c13_8.thumb

Esse é o casal que pode ir com ela:
11055873_774441162639445_143611969_n.thu

Como podem ver, são lindos, bem cuidados e super amados. Por isso fiz as exigências. Se é para ir para outro lugar, que seja um lugar que trate com amor. </3

Link para compartilhar
Share on other sites

Nossa ela e muito linda e bem grandona, o bico dela na 1 foto super lindo haha. :x

Logo ela vai conseguir um dono, vc nao procurou por nenhum vizinho interessado? :(

E eu vi seu forpus, sao muitos bonitos

como ta aquela forpus azul que ficava botando ovo direto?

Link para compartilhar
Share on other sites

Nossa ela e muito linda e bem grandona, o bico dela na 1 foto super lindo haha. :x

Logo ela vai conseguir um dono, vc nao procurou por nenhum vizinho interessado? :(

E eu vi seu forpus, sao muitos bonitos

como ta aquela forpus azul que ficava botando ovo direto?

​A forpus azul, Celeste, ficou com uma postura crônica/ovipostura horrível. 12 ovos em um mês e meio. O veterinário disse que ela estava correndo um risco grande de fraturas, doenças e piometria. Eu não queria fazer isso, mas como estava grave e nada surtia efeito, começamos um tratamento hormonal leve. Amanhã tomará a segunda e possivelmente última dose. Ele está administrando doses leves, junto com as recomendações padrões para interromper a crise. Domingo colocou um ovo e hoje ou amanhã vai colocar outro. Acho que não está dando muito certo. Pelo menos ele disse que ela é uma ave muito forte, pois colocar 12 ovos sem perda de peso e sem deficiências é difícil de acontecer.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Nossa que situação triste,eu sei bem como é para se separa de nossas aves,aqui em casa eu tenho 9 calopsitas e um casal de ring neck e não consigo doar/vender nenhum,estou aqui na torcida para que eles encontrem um belo lar.

Link para compartilhar
Share on other sites

É dificil dar uma opinião, pois eu jamais me separaria de qualquer passaro meu por pior que fosse o problema, mas gostaria de dar uma opinião para que você tirasse dela o que achar que melhor. Pelo que você falou tem vários passaros, o problema é que com essa solução que você está querendo tomar irá apenas amenizar o problema a curto prazo e não irá resolver, pois ele continuará a existir e a longo prazo trará novos problemas, só que ai você já terá deixado ir embora a sua tão amada Sofia e será tarde para se arrepender.

Se um dos problemas é a alergia da sua irmã, o fato de diminuir a quantidade de passaros não irá resolver, pois continuará com passaros dentro de sua casa e para quem é alérgico não precisa ter vários passaros para prejudicar a sua saúde, basta ter uma pena perto que a pessoa já passará mal. Quanto ao barulho deles, idem, pois os que ficarem em algum momento poderão fazer barulhos e se algum vizinho tiver que reclamar com todos que tem hoje, irá reclamar mesmo que tenha somente um.

Por outro lado pense, ela não é tão sozinha, pois tem a companhia de todos os outros que estão a volta dela, tem o seu carinho, se for para outro lugar terá que se habitar novamente a novos passaros e costumes do novo dono, sem dizer que você não sabe se irão tratar dela como você trata, quando o bichinho sai de graça todo mundo quer, mas depois que começa a dar trabalho muitos se cansam e você não sabe o que farão com ela.

Conheço uma moça que cria calopsitas e começou a pegar várias de pessoas que não queriam, quando viu que estavam dando trabalho começou a doar para os outros, ela tem bichinho que já foi doado umas 3 vezes, hoje já está em outra cidade, morro de dó, somente não peguei porque não tenho como pegar mais nenhuma. Acho que os bichinhos tem sentimentos e na minha opinião ficam sem entender porque cada dia estão largados em uma casa com donos tão diferentes.

Sou a favor de adoção quando os passaros estão sendo mal cuidados por algum dono e quem irá adotar será muito melhor para eles, não a favor de quando estão bem num lugar e vão para doação, pois será difícil você saber depois se estão bem cuidados ou não.

Você poderá dar carinho para ela somente conversando, chamando ela para comer em sua mão, dando atenção e tudo mais, ela será feliz assim, mas se você poderá reverter essa situação e fazer com que ela aceite carinho, nunca é tarde, force um contato pois agora não irá mais traumatizar pois ela já está acostumada com você.

Ela é muito gordinha e fofa, se eu estivesse próxima de você juro que eu pegaria ela para mim, pois todos os que tenho vieram de uma situação especial, onde eram renegados ou maltratados e hoje são muito felizes, vivendo soltos e com muito carinho. Pense na opção de aparar somente uma das asas, ela continuará voando, mas inibirá um pouco o seu voo e com isso irá desestimular ela a voar, dai poderá criar ela solta somente em cima dos viveiros/gaiolas que tiver. Quando ela tiver vontade ela dá um voo e depois volta para onde está. As minhas faço isso e são muitissimo felizes.

Pense bem para não se arrepender depois, pois seus problemas em relação a eles irão permanecer, mas se não tiver alternativa, procure alguem que seja da sua cidade, não se limite a fotos, peça para ir a casa da pessoa verificar onde ela irá ficar, se possível mande as outras junto assim ela não se sentirá tão sozinha e deslocada e coloque condições de visitar ela de vez em quando para ver como está. As que adotei eu falei para os ex donos vir ver como estava, mas uma a dona sumiu e a outra pelo menos uma vez ao ano vinha ver, mas ficava encantada ao ver como estavam. Reflita muito antes de tomar qualquer decisão.

Link para compartilhar
Share on other sites

Assim, um devaneio em relação ao Forpus.

Ao menos isso ocorre com alguns outros animais, e costuma ajudar e funcionar.

No caso de diminuir a oferta de alimentos, e passar a dar algo que apenas matará a fome, e não será o suficiente pra ela se nutrir bem. Um exempo, ofertar apenas alpistes. ou uma outra semente, que seja a base de uma alimentação de ave, mas que não seja o suficiente. Para uma nutrição saudável. 

Ou seja, em qualquer espécie, para uma postura, filhotes, amamentação, cuidados, etc. Requer uma alimentação muito bem balanceada, e até mesmo, um pouco mais calórica e diversificada, para que consigam, fisiologicamente todo o processo.

Alguns problemas crônicos, podem e são sanados e ajudados com uma restrição alimentar, como por exemplo, cadelas que produzem leite por pseudociese. Medicação, e restrição alimentar, e também de água é uma prática comum para ajudar a interromper a lactação. Assim, como a retirada de outros estimulos ambientais, que são muito influentes na procriação, onde um deles, em aves, é uma oferta maior de alimentos na natureza. Cortejamento de outras aves, etc.

Não estou orientando que faça isso, mas, seria uma dica para se conversar com o veterinário e perceber a viabilidade de tentar ajudar.

E assim, como os estimulos no local, esse sim, pode ser uma dica.

Como são muitas aves, casais formados, etc. Podem estar hiperestimulando a fêmea.

Espero ter conseguido trocar uma ideáia a respeito. Mas, não estou orientando a fazer, e sim, a procurar o veterinário de suas aves, e conversar sobre a possibilidade.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Assim, um devaneio em relação ao Forpus.

Ao menos isso ocorre com alguns outros animais, e costuma ajudar e funcionar.

No caso de diminuir a oferta de alimentos, e passar a dar algo que apenas matará a fome, e não será o suficiente pra ela se nutrir bem. Um exempo, ofertar apenas alpistes. ou uma outra semente, que seja a base de uma alimentação de ave, mas que não seja o suficiente. Para uma nutrição saudável. 

Ou seja, em qualquer espécie, para uma postura, filhotes, amamentação, cuidados, etc. Requer uma alimentação muito bem balanceada, e até mesmo, um pouco mais calórica e diversificada, para que consigam, fisiologicamente todo o processo.

Alguns problemas crônicos, podem e são sanados e ajudados com uma restrição alimentar, como por exemplo, cadelas que produzem leite por pseudociese. Medicação, e restrição alimentar, e também de água é uma prática comum para ajudar a interromper a lactação. Assim, como a retirada de outros estimulos ambientais, que são muito influentes na procriação, onde um deles, em aves, é uma oferta maior de alimentos na natureza. Cortejamento de outras aves, etc.

Não estou orientando que faça isso, mas, seria uma dica para se conversar com o veterinário e perceber a viabilidade de tentar ajudar.

E assim, como os estimulos no local, esse sim, pode ser uma dica.

Como são muitas aves, casais formados, etc. Podem estar hiperestimulando a fêmea.

Espero ter conseguido trocar uma ideáia a respeito. Mas, não estou orientando a fazer, e sim, a procurar o veterinário de suas aves, e conversar sobre a possibilidade.

 

​Tudo isso já foi feito. =/
Mas obrigada pelas dicas! É muito importante divulgar, pois no geral isso resolve a situação. 

Link para compartilhar
Share on other sites

"É dificil dar uma opinião, pois eu jamais me separaria de qualquer passaro meu por pior que fosse o problema"

É tão difícil fazer isso! Admito que estou para escrever esse post desde o mês passado, mas sem criar coragem. É algo que sempre fui contra. Então, sobre a alergia, ela tem várias alergias (ácaros, poeira, penas, etc) junto com asma, bronquite, rinite, sinusite e outros problemas respiratórios. Quando eram apenas duas calopsitas, ela conseguia controlar muito bem. A nossa calopsita mais velha até dormia no quarto dela. Porém, com a chegada dos outros, não está dando para controlar. Ela já chegou a morar fora e agora está morando temporariamente na casa de uma amiga, pois não pode mais ficar aqui. Os médicos já falaram que ela precisa reduzir focos de alergia. Semana passada ficou aqui em casa, mas teve uma crise de asma bem forte. Teve que se ausentar da faculdade e estágio por 3 dias e está até agora se tratando e sem voz. Mesmoque ela continue com a alergia, com menos aves o tratamento é bem mais fácil. Por recomendação ela nem poderia mais ter aves em casa, mas também não quer se desfazer de todos e falou para deixar os mansos (todos são mansos em certo grau, mas só dois totalmente mansos). 
Sobre o barulho, logo que me mudei já reclamaram. O problema é que quem faz barulho é justamente a Joana e a Milka (lutino). Os outros mal abrem o bico, mas essas duas gritam bastante. Admito que não me importo com os vizinhos, mas logo alguém vai reclamar e aplicarão multa.

Eu não acho que ela é uma ave solitária, porém ela mal consegue interagir com os outros. Não briga com ninguém, porém sempre espantam ela do poleiro. Pede carinho e as vezes gala o dia inteiro, porém não recebe atenção. Tento amansá-la desde o dia em que chegou em casa, mas não dá. Como ela não me bica, não se assusta comigo e convivemos numa boa, aceito ela assim. E por sorte ela é educada: sabe respeitar um "não!", sobe em poleiros oferecidos e volta para a gaiola quase pontualmente, todos os dias (é uma lady). Para ela não ficar totalmente sozinha e sem conhecer nada, eu doaria junto meu casal cara branca+lutino, mas esses eu nem anuncio pois com certeza vai aparecer um monte de criadores, que vão querer os dois e ignorar a Joana d'Arc.

Eu me preocupo muito com ela, então caso algum interessado apareça, farei questão de conhecer o local, rotina e ver se cuida direito. Também deixarei bem frisado que, caso ela não se adapte ou não queiram mais ela, eu quero de volta. Despesas veterinárias eu também cubro. Talvez as pessoas achem isso invasivo, mas eu faria, principalmente a parte de pegar de volta. A Joana veio para mim justamente por doença. Não quiseram bancar o tratamento veterinário e acabei pegando ela e cuidando. 

(esse tópico me deixa tão triste, de verdade. se eu pudesse, alugava algum lugar só para deixar eles soltos)

Link para compartilhar
Share on other sites

Estou triste por ela e pelos outros:( Se não tem solução, fuja do oportunismo de criadores. Verifique se existe alguém próximo e conhecido seu ou da sua irmã, pois poderá acompanhar melhor a adaptação deles. As vezes um familiar é a melhor opção. Tente talvez mais uma adaptação deixando ela no seu quarto quem sabe não resolve o problema, quanto aos vizinhos deixe eles reclamarem, aposto como eles devem ter cachorros que latem também.  Se algum dia vier para São Paulo, traga ela para mim que ela viverá feliz e solta no meio da minha turminha. Todos aqui tem uma história especial da forma como chegaram até a mim.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Eliana de Oliveira bloqueou este tópico
Visitante
Este tópico está fechado para novas respostas.
×
×
  • Criar Novo...