Jump to content

Calopsita com bico quebrado! o que fazer?


Donee

Posts Recomendados

Boa tarde.
Eu tenho notado que minha calopsita, Maggie, está mais quieta que o normal nos últimos dias. Achei que fosse por causa do antibiótico que ela estava tomando durante 3 dias, Enro Flec. Eu tenho o hábito de pesá-la todos os dias pela manhã e 2 dias atrás percebi que ela perdeu 4 gramas em 1 dia e fiquei desesperado. Então comecei a observá-la mais de perto e pude notar que ela quase não estava comendo e não estava abrindo o bico todo, tanto que não conseguia comer sementes maiores como o painço, aveia, girassol, e nem o milho que tanto adora. 
Sendo assim, ontem quando minha esposa chegou em casa eu pedi sua ajuda para olhar o bico, já que ela não facilita nem um pouco e fica se debatendo. Vimos que elas está com o bico quebrado na lateral esquerda. Eu comecei então a partir de hoje dar papinha pra ela usando uma serinha de 1ml e uma "sonda" improvisada, mas ela não facilita nem um pouco. Não deixa eu inserir a "sonda" no papo, então só consigo colocar a papinha na língua e ela acaba cuspindo boa parte. Já liguei pro veterinário que trata dela há quase 1 ano desde que a adotamos, mas ele só estará atendendo amanhã.

Minha pergunta é: alguém poderia me dar alguma ajuda, dica, qualquer coisa, para deixá-la confortável e nutrida até amanhã quando a levarei ao veterinário?
Desde já obrigado!
 

- Deixarei duas fotos abaixo mostrando a seringa com "sonda" improvisada que estou usando e uma foto ilustratriva de onde é fratura no bico, já que não consegui tirar foto dela por se debater demais.

 

IMG_20161021_121802908.jpg

calo.png

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Continua forçando a papinha pra que ela permaneça nutrida e a imunidade não caia, nem o peso até amanhã.

Somente o vet saberá o que fazer nesse caso de bico quebrado. Sugiro tbm que ofereça alguma vitamina na água como Glicopan e faça isso também sempre q ele entrar na muda de penas pq é um período muito frágil (eles descamam o bico também, pode ter sido isso). Mas lembre-se de não usar em excesso, no máximo 1 semana pra reforçar!

Boa sorte, mande notícias!

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Tenta dar a papinha para ele numa colherzinha de café! Por estar grande, pode aceitar melhor do que você enfiar guela a baixo. (claro que pela sonda é ótimo, mas pode ser mais estressante também)

Outra ideia, seria vc dar alguma comida molinha que ele goste muito. Tipo milho, ovo, batata doce amassadinha...
Eu sei que não é o mais indicado, mas arroz tbm vale (cozido sem oleo e sem sal). Qualquer coisa que ele coma e que sustente ta valendo. 
Eu descobri esses dias que minha calo come de tudo!! Fiquei até impressionada. 

Boa sorte! :)

 

Outra coisa, há um mês mais ou menos minha calopsita teve infecção e o vet prescreveu o Enro Flec tbm. Bom, foram 7 dias de tratamento e lá pelo 3 dia, o Errow começou a encorujar. lá pelo 5º dia ele parou de piar, de canta e de falar. No final do tratamento achei que iria perde-lo.
 A minha experiencia com esse medicamento foi que, a calopsita fica mais fraca, sonolenta, e com mal estar (Vômito). No 3º dia após o término do tratamento, ele foi se recuperando, e hoje está melhor que nunca. Maaaas, ele não parou de comer.

Foi difícil, e fiquei muito feliz em saber que ele estava curado!


 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Obrigado a todos pelas dicas. Hoje eu dei papinha para ela 2 vezes e na hora do almoço eu cozinhei um pouco de arroz sem tempero para ela. Almoçamos os dois juntos, lado a lado. Eu com a minha refeição e ela com o arroz sem tempero. 
Fui pesá-la ainda pouco pra ver como ela está e pra minha surpresa ela engordou 3 dos 4 gramas que havia perdido. Hoje ela parece está mais animada, dando até alguns pios de vez em quando, mas nada comparado aos cantos de toda manhã, batendo papo com a calopsita do vizinho.
A preocupação que estou no momento é que após eu dar papinha pela última vez a ela(19hs) ela só está fazendo fezes bem moles. Não sei dizer se é diarréia ou a parte branca que está muito líquida.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

18 minutos atrás, Donee disse:

Obrigado a todos pelas dicas. Hoje eu dei papinha para ela 2 vezes e na hora do almoço eu cozinhei um pouco de arroz sem tempero para ela. Almoçamos os dois juntos, lado a lado. Eu com a minha refeição e ela com o arroz sem tempero. 
Fui pesá-la ainda pouco pra ver como ela está e pra minha surpresa ela engordou 3 dos 4 gramas que havia perdido. Hoje ela parece está mais animada, dando até alguns pios de vez em quando, mas nada comparado aos cantos de toda manhã, batendo papo com a calopsita do vizinho.
A preocupação que estou no momento é que após eu dar papinha pela última vez a ela(19hs) ela só está fazendo fezes bem moles. Não sei dizer se é diarréia ou a parte branca que está muito líquida.

Muito provavelmente é por conta da papinha que tem bastante água, não se preocupe.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Boa noite, pessoal. Hoje eu levei a minha bebê, Maggie, no sei veterinário e ele falou que o bico dela estava normal, não era quebrado, mas sim suas mucosas estavam muito vermelhas e irritadas. Também disse que ela está em um peso bom que emagrecer um pouco ainda não lhe faria mal.

Ela voltou a comer normal, mas ainda está encourujada e meio quietinha.

Então ele receitou o remédio Profenid, --editado-- direto no bico por dia, durante --editado--, e o doxi suspensão --editado-- por dia durante --editado--. Ambos sendo oferecidos metade da dose pela manhã e noite.

Temos revisão marcada para essa quarta-feira.:)

Editado por Lucas Oliveira
Proibido citar posologias.
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

4 horas atrás, Donee disse:

Boa noite, pessoal. Hoje eu levei a minha bebê, Maggie, no sei veterinário e ele falou que o bico dela estava normal, não era quebrado, mas sim suas mucosas estavam muito vermelhas e irritadas. Também disse que ela está em um peso bom que emagrecer um pouco ainda não lhe faria mal.

Ela voltou a comer normal, mas ainda está encourujada e meio quietinha.

Então ele receitou o remédio Profenid, --editado-- direto no bico por dia, durante --editado--, e o doxi suspensão --editado-- por dia durante --editado--. Ambos sendo oferecidos metade da dose pela manhã e noite.

Temos revisão marcada para essa quarta-feira.:)

Que bom, então não era um problema no bico.

Foi diagnosticada alguma doença? Espero q ela melhore!

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

8 horas atrás, Helena X disse:

Que bom, então não era um problema no bico.

Foi diagnosticada alguma doença? Espero q ela melhore!

O nosso veterinário falou que era apenas a mucosa dela que estava bem irritada e perguntou se ela estava comendo. Eu disse que ela tinha parado de comer e tinha emagrecido por uns 2 dias e comecei a dar a papinha, mas que ela já tinha voltado a comer. Então ele passou essas medicações e marcou o retorno na quarta-feira. Dependendo do que ele ver irá pedir exames específicos.

Também perguntou se ela pega corrente de ar ou fica no ar condicionado. A gaiola dela é na direção da porta da sala, mas raramente ela fica na gaiola. Normalmente está no sofá, mesa, correndo pelo chão da casa ou na minha cabeça. (ela me escala desde a calça que estiver usando até a cabeça e monta seu "ninho") :D

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Bom dia, pessoal. Hoje me parece que ela acordou melhor, acho que está respondendo ao tratamento. Já até conversou com a calopsita do vizinho, com pios fortes. kkk
Não ficaram conversando por muito tempo como antes dela ficar doentinha, mas conversaram um pouco pela primeira vez desde então.
Hoje também é a primeira vez desde que ficou abatida que saiu correndo da gaiola quando eu passei para outro cômodo, vindo atrás de mim e me escalando desde a calça para subir na mesa como fazia. :D

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Ontem à noite levamos um grande susto!

Quando eu e minha esposa estávamos dando-lhe uma dose da medicação que o veterinário indicou ela "aspirou" uma das doses. Minha bebê estava ficando sem ar, com o bico entre aberto e espirrando a cada 15 segundos. Ficamos desesperados!

Então vasculhamos a internet é seguimos algumas dicas como nebulização com soro e "balança-la" de ponta cabeça. Depois de meia hora de cuidados e desespero, ela colocou pra fora algum tipo de secreção e foi voltando ao normal.

Agora estamos com medo de dar sua medicação e isso se repetir. :|

Enfim, temos revisão com o veterinário marcado para hoje.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Na vdd foi por via errada. Já aconteceu comigo. VC deve posicionar a seringa ou bico do frasco sempre do lado direito do bico da calopsita. Nunca esguichar o remédio. Tem que deixar ela engolir sem forçar mesmo que ela sacuda a cabeça. 

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

17 minutos atrás, Sandra Gomes disse:

Na vdd foi por via errada. Já aconteceu comigo. VC deve posicionar a seringa ou bico do frasco sempre do lado direito do bico da calopsita. Nunca esguichar o remédio. Tem que deixar ela engolir sem forçar mesmo que ela sacuda a cabeça. 

 

Eu sinceramente não sei o que aconteceu. Já estou medicando ela faz 1 semana e há alguns meses atrás também fizemos outro tratamento de 10 dias e nunca tinha acontecido nada do tipo. Eu agi corretamente ou existe algo que eu deveria ter feito que resolveria o problema mais facilmente?

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Boa noite, pessoal. 
Acabei de voltar do veterinário com a minha bebê e ele ficou muito satisfeito com o resultado até agora. Disse que ela não tem mais secreção alguma em suas vias, mas que a mucosa ainda estava um pouco irritada/inflamada. Então ele nos mandou continuar o tratamento que ainda irá durar 20 dias e retornar ao término do mesmo para outra revisão.
Ela realmente já está bem mais animada, cantando de vez em quando, com pios fortes, e me seguindo pela casa. :D

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.