Jump to content

Periquito australiano para companhia


Carolina Curi

Posts Recomendados

Olá,

eu tenho uma dúvida quanto aos periquitos australianos: eles conseguem ser boa companhia junto com humanos, soltá-los na casa ou mantê-los no ombro e fazer carinho?

Tive uma agapornis que era muito carinhosa, mas ela fugiu já faz meio ano. Estou pensando em pegar um novo pássaro para me fazer companhia, porém não queria repetir a experiência com agapornis.

Minha dúvida é se o periquito australiano fornece uma conexão similar com o dono ou se é um pássaro mais independente.

Pois um pássaro que me chamou a atenção é o Tiriba de cara suja, porém eu acho pouca informação desse pássaro e nem sei se é possível acha-lo em algum criador. Já o periquito é mais comum.

me contém suas experiências.

Obrigada

Link para compartilhar
Share on other sites

Já tive um periquito super manso, muito carinhoso e gostava de cafuné... infelizmente ele adoeceu e morreu, mas gostei muito, ele era quietinho e muito bonzinho, fiquei com ele um bom tempo...

Mas é aquela coisa né, se a asa crescer e eles se assustarem vão embora mesmo, e infelizmente não sabem como voltar...

Mas gostei bastante de ter um domesticado....

Link para compartilhar
Share on other sites

Minha dúvida é que eu não sei se eles se socializam muito com humanos como foi minha experiência com minha agapornis (que apesar de não deixar fazerem carinho nela, ela se sentia muito à vontade de andar nas pessoas).

Como sempre vi esse periquito vendendo com um monte deles na gaiola, fico com a impressão que é um pássaro mais independente e menos sociável (tipo um canário).

como é difícil achar informação de tiriba de cara suja, o periquito australiano seria uma boa segunda opção 

Link para compartilhar
Share on other sites

Agapornis são um tanto diferentes, todos que conheço são de fato independentes.
Sim os periquitos podem ter a mesma relação com humanos que as calopsitas tem (só que eles costumam bater nelas, tadinhas haha).

Porém é o mesmo sistema, se deixar crescer as asas eles podem assustar e ir embora, infelizmente não tem senso de direção pra voltar pois não sabem. Mas podem ser mansos, são menos barulhentos, e se você tiver paciência eles até aprendem a falar (sabem imitar quase tão bem quanto os papagaios). 

Todo pássaro quando criado até a idade adulta somente junto com outros pássaros, são ariscos.

Nos petshops você vê os periquitos que provavelmente nunca tiveram contato humano, mas qualquer outro pássaro será dessa forma. O que mais tem é calopsita arisca nos petshops porque a maioria é adulta também e nunca foi criada fora de uma gaiola... Não são só os periquitos, e não é pq são "independentes e menos sociáveis". Tudo se baseia em confiança, paciência e muito amor!

Poucas pessoas optam por ter periquitos mas eu acho que são companhias tão boas quanto as calopsitas (mas não tem nem comparação - se pegar um adulto vai ser difícil acostumá-los, muito mais do que seria acostumar uma psita adulta). Basta comprá-lo filhote, nesse caso. Boa sorte!

Link para compartilhar
Share on other sites

Oi tudo bem, eu tenho duas calopsitas e queria mais um periquito um de porte pequeno, pensei primeiro em um agapornis mais depois desisti porque ele ia acabar brigando muito com as calopsitas então acabei pegando dois periquitos australianos, ainda são filhotes por isso são meio barulhentos e meio assustados mais são uns amorzinhos são bem calminhos e aceitam carinho melhor do que as calopsitas, eles são sociáveis sim com as pessoas, procura no YouTube tem vários vídeos você pode ver como é ter um periquito australiano manso!

Link para compartilhar
Share on other sites

+Helena X

+Tainá 

Ah, eu entendo o quão fácil é deles se assustarem e saírem voando (e mesmo com as asas cortadas!), experiência própria pois minha agapornis fugiu assim duas vezes e as duas vezes eu a recuperei. Foi na terceira que deixaram a gaiola aberta enquanto não tinha ninguém que ela foi embora de vez.

Pois bem, eu também fico desconfiada que os pássaros em pet shops e mercados são mais arriscos, pretendo achar algum criador na região para pegar um filhote ou pássaro jovem para acostuma-lo antes com contato humano.

Ru pessoalmente não gosto muito das calopsitas, por este motivo tenho procurado algum pássaro pequeno diferente. Como realmente não acho muita informação sobre periquitos além de criação, eu fiquei na dúvida sobre eles amansarem e ficarem mais próximos de humanos.

obrigada.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...