Jump to content

Mutação e sexo da calopsita

Go to solution Solved by Thayná,

Recommended Posts

Olá, tenho uma calopsita desde dezembro, e sempre achei que ela era macho. Só que agora estou com dúvida por que vi várias características que dizem que ele pode ser ela...

E também alguém pode me dizer qual é a mutação ?20141226_160229.thumb.jpg.f3e27bfdd098bf20150331_150651.thumb.jpg.365d63ece2322520150406_111421.thumb.jpg.8fe9cb433c50aa20150416_192956.thumb.jpg.5274bb5b09d86e20150427_011715.thumb.jpg.d285c0a70b73c020150429_133041.thumb.jpg.ac02331b28c0e820150517_142655.thumb.jpg.27f66e241459c620150528_180408.thumb.jpg.2e18ab53dac277

• Gostei 1

É uma calopsita silvestre

Quanto ao sexo, chuto fêmea pelos motivos:

- O amarelo não predomina no rosto

- O rabo tem umas pintinhas que a femea tem, é essas listrinhas.

veja e compare tambem

Aprenda-a-Identificar-se-uma-Calopsita-%

Já passou da primeira muda? O rosto parece estar amarelando, indicando ser macho, porém acho que é fêmea pela idade. A ave, se foi adquirida filhote, deve estar com uns 7~8 meses. 

Se não passou pela primeira muda, então vai passar em um mês, eu acho. Caso tenha muita curiosidade, faça a sexagem. É um teste barato e rápido.

Queria muito saber qual era o sexo dela mas na minha cidade como só tem um veterinário que atende aves, o exame sai muito caro (60 reais). Mesmo assim, obrigada pela ajuda.

Nossa, sexei três aves ano passado e deu 45 reais no total. Que preço ruim. Bem, logo vai descobrir se é fêmea ou macho. Ainda está na época da primeira muda, apesar de um pouquinho tarde. 

Tayná ,entra no site do laboratório São Camilo ,e pede pra eles enviarem o kit de sexagem para vc (sem custo ) . Quando chegar vc retira o material e paga 13 reais (manda o comprovante junto com o material colhido ) . Vc não precisa nem pagar para enviar pq a carta resposta vem registrada .  Quando o exame ficar pronto vc acompanha pelo site do laboratório . 

Tayna, eu acho que é uma fêmea como o @CarIos colocou, mas o exame de sexagem é muito baratinho e sem dificuldade... aqui em cabo frio um veterinário me cobrou R$ 80 reais para fazer o exame de sexagem, e disse que o resultado saia em até 45 dias. então comecei a pesquisar e descobri o site do são camilo como a Cristianne te orientou acima, depois eu vim a descobrir que o veterinário utilizava esse mesmo laboratório, moral da história, ele cobrava R$ 80 reais, e pagava R$ 13,90 pro laboratório e ficava com R$ 66,00 reais pra ele, sem fazer esforço nenhum....

lembrando que depois que vc faz o pedido pelo site, o kit demora em média de 1 semana para chegar na sua casa, depois que vc envia, mais 1 semana pra chegar lá, e em média 2 a 3 dias depois que ele recebem o material pro sair o resultado.  então em média uns 20 dias demora todo o processo. 

Edited by Renato de Freitas
  • Gostei 1

Olá Tayná

Acho que com essa idade é fêmea. Pelo comportamento ainda é bem mais fácil saber, se canta, assovia ou fala abrindo as asinhas andando de um lado para o outro, é macho, se só faz variações de piado é fêmea. Com essa idade eles já fazem o assanhamento também, se ficar ralando a bundinha em algum lugar é macho, se levanta o rabo e pia baixinho é fêmea.

Abraço e seja bem vinda!

• Gostei 1