Jump to content

Fezes alteradas


Gabriel Braga

Posts Recomendados

Olá pessoal,

 

Eu tinha um casal de calopsitas (até ontem) e estão em período de reprodução, durante toda a semana passada eles estavam acasalando várias vezes por dia e essa seria a segunda postura dessa fêmea (na primeira, a uns 3 meses atrás, nenhum ovo estava galado).

Então a umas 4 semanas atrás resolvi retirar o casal do viveiro e colocar numa gaiola com ninho, pq dentro do viveiro o macho estava muito arisco por conta do ninho e acabou machucando de leve outra calopsita que tenho.

Enfim, eles estavam nessa gaiola separada e na madrugada de quinta pra sábado o macho deve ter passado mal, pq acordou no fundo da gaiola bem debilitado e imóvel. Corri com ele pro veterinário ele recebeu tratamento e medicação mas durante o dia, durante o processo de reidratacao ele não aguentou e morreu.

Porém, coincidentemente ‎a fêmea colocou o primeiro ovo ontem e está chocando desde então, mesmo sem o macho.

Ela passou a noite toda e hoje o dia todo chocando sozinha, saindo pra comer apenas 2 vezes durante o dia.

E a tarde por volta de 15h quando saiu pra comer e beber, liberou umas fezes muito estranhas com urina escura.

O veterinário receitou um antibiótico (PiuSana).

Mas como ela está chocando sozinha e comendo e bebendo muito pouco não sei o que fazer. O que vocês acham?

Seria bom dar o Glicopan Gold junto com o antibiotico?

Alguma sugestão? 

 

Vou deixar as fotos das fezes que ela fez hoje.

 

 

IMG_20161023_152521.jpg

IMG_20161023_152313.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

O período de tempo entre uma postura e outra deve ser de no MÍNIMO seis meses!

É comum que as fezes da calopsita fiquem muito maiores quando estão em choco. Mas realmente, está estranho...

Vai ser exaustivo pra ela ter que cuidar sozinha dos ovos, quando os filhotes nascerem vc terá q ajudar a alimenta-los com papinha e vigiar pra q ela não abandone o ninho e se o fizer, coloque os ovos numa incubadora.

O macho deve ter morrido por alguma doença e dificilmente não passou pra fêmea, sugiro que faça exames com URGÊNCIA e se o veterinário não for especializado, peça-os por um laboratório online (scbiotec ou unigen). Por enquanto eu não daria remédio nenhum até saber o real problema pq isso pode piorar o quadro da ave. Já a vitamina pode dar sim, ela vai precisar e muito. Ofereça o maximo de alimentos possivel, ovo e milho cozido (tudo sem sal ou gordura), verduras escuras como couve que eles amam, brócolis (alface não pode de jeito nenhum), ração extrusada, mix de sementes, farinhada, cenoura, etc.

Mas acima de tudo, faça os exames! Infelizmente as calopsitas tendem a esconder as doenças, e por essa razão vc provavelmente só descobrirá o impasse quando for tarde demais. 

Aguardo boas notícias! Boa sorte

Link para compartilhar
Share on other sites

18 horas atrás, Helena X disse:

O período de tempo entre uma postura e outra deve ser de no MÍNIMO seis meses!

É comum que as fezes da calopsita fiquem muito maiores quando estão em choco. Mas realmente, está estranho...

Vai ser exaustivo pra ela ter que cuidar sozinha dos ovos, quando os filhotes nascerem vc terá q ajudar a alimenta-los com papinha e vigiar pra q ela não abandone o ninho e se o fizer, coloque os ovos numa incubadora.

O macho deve ter morrido por alguma doença e dificilmente não passou pra fêmea, sugiro que faça exames com URGÊNCIA e se o veterinário não for especializado, peça-os por um laboratório online (scbiotec ou unigen). Por enquanto eu não daria remédio nenhum até saber o real problema pq isso pode piorar o quadro da ave. Já a vitamina pode dar sim, ela vai precisar e muito. Ofereça o maximo de alimentos possivel, ovo e milho cozido (tudo sem sal ou gordura), verduras escuras como couve que eles amam, brócolis (alface não pode de jeito nenhum), ração extrusada, mix de sementes, farinhada, cenoura, etc.

Mas acima de tudo, faça os exames! Infelizmente as calopsitas tendem a esconder as doenças, e por essa razão vc provavelmente só descobrirá o impasse quando for tarde demais. 

Aguardo boas notícias! Boa sorte

Estou colhendo as fezes hoje para fazer exames.

O veterinário que receitou o antibiótico é especializado em aves.

Quanto a alimentação, a fêmea exclusivamente, é muito chata, não come verdura nenhuma. Couve ela da umas poucas bicadinhas, ou nem isso. Cenoura não come, brocolis não tentei vou tentar.

Normalmente ela come um mix de sementes do reino das aves (calopsita gold mix premium) e estou fazendo a mudança, aos poucos, para a ração PM-13 da megazoo (que é destinada a calopsitas e periquitos) por recomendação do veterinário.

 

Mas como está chocando sozinha, está saindo pra se alimentar 2x por dia.

 

Com quantos dias posso fazer a ovoscopia, para ter certeza se tem algum ovo galado? Seria melhor esperar ela colocar todos os ovos? Ou já posso fazer apenas nos 2 ou 3 primeiros?

 

Obrigado

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, gabrielbraga disse:

Estou colhendo as fezes hoje para fazer exames.

O veterinário que receitou o antibiótico é especializado em aves.

Quanto a alimentação, a fêmea exclusivamente, é muito chata, não come verdura nenhuma. Couve ela da umas poucas bicadinhas, ou nem isso. Cenoura não come, brocolis não tentei vou tentar.

Normalmente ela come um mix de sementes do reino das aves (calopsita gold mix premium) e estou fazendo a mudança, aos poucos, para a ração PM-13 da megazoo (que é destinada a calopsitas e periquitos) por recomendação do veterinário.

 

Mas como está chocando sozinha, está saindo pra se alimentar 2x por dia.

 

Com quantos dias posso fazer a ovoscopia, para ter certeza se tem algum ovo galado? Seria melhor esperar ela colocar todos os ovos? Ou já posso fazer apenas nos 2 ou 3 primeiros?

 

Obrigado

Sim, tem que esperar cerca de 7 dias após ela ter botado o último ovo, aí você pode fazer a ovoscopia.
Ao menos ela está se alimentando e continua cuidando do ninho. 

Boa sorte (a minha também não come nada, mas continuo deixando lá na esperança de que ela prove e goste)

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Bem, hoje a Bia (a calopsita viuva) saiu mais vezes pra se alimentar e beber água (uffaaa), umas 4 vezes que eu contei.

Todas bem rápidas e volta a chocar.

Inclusive defecou novamente, coisa que ela está fazendo uma vez por dia.

Vou deixar a foto das excretas de hoje, que parecem estar melhores.

Mas eu tenho a impressão de que ela está esperando o Pedro voltar (o parceiro falecido dela), as vezes quando ela sai do ninho ela fica piando igual quando ele saia do raio de visão dela. :(  Parecendo que esta chamando ele.

Se tiver algum ovo galado, eu acho que ela vai conseguir chocar sozinha. Ela está bem dedicada.

 

 

IMG_20161024_161109.jpg

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@gabrielbraga, as fezes possuem cheiro forte?

E quando tiver os resultados do exame, nos fale o que deu... Já vi algumas calopsitas apresentarem fezes parecidas na época de postura (principalmente a primeira foto). Não sei se essa alteração nas fezes tem relação com mudanças no organismo das aves =/

boa sorte pra vc! tomara que não seja nada!

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

13 horas atrás, cLoconte disse:

@gabrielbraga, as fezes possuem cheiro forte?

E quando tiver os resultados do exame, nos fale o que deu... Já vi algumas calopsitas apresentarem fezes parecidas na época de postura (principalmente a primeira foto). Não sei se essa alteração nas fezes tem relação com mudanças no organismo das aves =/

boa sorte pra vc! tomara que não seja nada!

As fezes do Pedro (o macho que morreu) estavam com cheiro muito forte e ruim, daí o veterinário, por foto, disse que aparentava estar normal, mesmo eu dizendo que o cheiro estava horrível. Daí 1 dia depois ele passou muito mal acordou desidratado.

Levei ao veterinário ele examinou ele e disse que estava muito ruim com 90% de chance de morrer e eu teria que ficar hidratando ele de 5 em 5 minutos no bico com uma seringa. Daí umas 3 horas depois ele se foi.

As fezes da Bia (a fêmea que esta chocando), apesar da quantidade, estão com cheiro normal de sempre, ou seja quase sem cheiro.

As fezes foram chegaram hoje ao laboratório para os exames, creio que amanhã eu já busque o resultado.

 

Obrigado pela atenção.

Informo quando souber de novidades.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...